Fornecedores 343
32 FORNECEDORES SOB MEDIDA 343 INOVAÇÃO Há alguns casos no Hélice em que as empresas não competem direta- mente em produtos, mas acabam competindo para atrair colabora- dores. Neste caso, ao se juntarem para trabalhar em como aumentar as habilidades das pessoas, acabam tendo ganhos compartilhados. Outro caso é a Escola da Inovação, uma inciativa do Hélice em conjunto com três instituições de ensino concor- rentes: FSG, UCS e UNIFTEC, no qual foram criados em conjunto um curso de capacitação voltado à inovação, aberto à comunidade, e que possui professores das três instituições dando aula. A inovação não precisa estar relacionada apenas à criação de produtos, mas também a práticas de gestão, produção, entre outros. O Hélice tem exemplos de inovação em diferentes áreas como comercial: pesquisa de satisfação, relaciona- mento com clientes; finanças: aná- lise de crédito, educação financeira, emissão de nota fiscal automatizada, gestão de ativos, gestão orçamen- tária, seguros; industrial: qualidade de fornecedores, rastreabilidade de ferramentas manuais, robôs de solda; logística: cálculo de fretes, monitoramento de frota, roteiriza- ção; recursos humanos: avaliação de desempenho, benefícios flexíveis, gestão de benefícios, gestão de uni- formes, treinamentos; entre outros. O Hélice enxerga esta possibilidade no setor moveleiro com as empre- sas se conectando entre elas ou mesmo com consumidores, startups, universidades, investidores e outras corporações para inovar. “Atualmen- te, o Hélice possui duas empresas associadas que atuam neste setor, a Florense, que também é mante- nedora do instituto e a Bertolini. O Sindmóveis/Movergs também faz parte de nossa rede, como apoiado- res do Hélice. Tudo que foi descrito anteriormente se aplica muito bem a empresas do setor moveleiro. E, de fato, existem muitas oportunidades para evolução da maturidade de inovação neste segmento”, avalia o profissional. JORNADA DE INOVAÇÃO Mesmo não sendo uma consultoria, o Hélice tem processos estruturados que guiam as empresas em sua jornada de inovação. Assim que a empresa se associa ao Hélice ela passa por uma pesquisa com seus colaboradores a fim de definir o seu grau de maturidade. Após, ela rece- be acesso a uma trilha desenvolvida que serve como um passo a passo e aborda desde a formatação da governança de inovação, passando por sensibilização dos colaboradores e definição de uma estratégia de inovação, até aspectos relacionados à indicadores e diversificação de veículos e portfólio de inovação. Outros serviços têm relação com as trilhas de transformação cultural, como conteúdos, eventos, capacita- ções e missões; e transformação di- gital, entre eles webinars, pitchdays e desafios de inovação aberta. Atuam também com investimentos e com programas para startups: Speed Hélice, conexão com empre- sas, visibilidade, mentoria e acesso a investimentos. E com a comunidade: ambiente regulatório (como exemplo a Lei de Inovação de Caxias do Sul e Flores da Cunha e participantes de Conselhos de entidades como CIC e Fiergs), visibilidade da região e educação profissional (por exemplo a Escola da Inovação). Para ter uma inovação colaborativa, as empresas podem se unir para, basicamente, tomar a decisão de atuar em colaboração Freepik “Recebemos em 2023, da Top 100 Startups, a premiação como Top 25 Ecossistemas do Brasil, do qual entre 908 ecossistemas mapeados ficamos posicionados como 23º, sendo 2º do estado do Rio Grande do Sul”, destaca João Paviani, head de inovação do Instituto Hélice Instituto Hélice
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