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45 NOVEMBRO/DEZEMBRO 2024 COLUNA Quem fala por uma empresa precisa saber falar sobre ESG BIRAMIRANDA Publicitário, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachu- setts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada a acolher pes- soas em situação de rua em SP). linkedin.com/in/biramiranda Por Bira Miranda O domínio sobre os temas rela- cionados a ESG (Environmen- tal, Social, and Governance) deixou de ser um diferencial e passou a ser o básico esperado das lideranças empresariais. O mercado e a sociedade deman- dam posturas conscientes e compro- metidas com questões ambientais, sociais e de governança, o que torna essencial que as pessoas em posição de liderança saibam comunicar esses valores de forma eficaz em podcasts, palestras, eventos e entrevistas para a imprensa. No entanto, muitos executivos ainda não estão prepa- rados para essa função, o que pode prejudicar a imagem da empresa e suas próprias carreiras. Uma pessoa que é porta-voz e não tem conhecimento profundo pode reforçar a percepção de que o ESG é usado apenas como estratégia de marketing, sem enraizamento genuíno na cultura organizacional. Além disso, deslizes ou declarações imprecisas são rapidamente amplifi- cadas em ambientes públicos e redes sociais. A falta de clareza e proprie- dade pode resultar em críticas e afetar diretamente a confiança dos stakeholders, incluindo investidores e consumidores. Para engajar públicos relevantes, as lideranças precisam comunicar bem os valores ESG e demonstrar compromisso real. Se não fizerem isso, podem afastar investidores, colaboradores e clientes, especial- mente os que buscam organizações que priorizam práticas responsáveis. A participação em podcasts, pales- tras, seminários e entrevistas para imprensa são chances valiosas para fortalecer a imagem da empresa, mas sem preparo, as lideranças per- dem a oportunidade de se destacar e podem inclusive, abalar a sua própria reputação. Tendo em vista este contexto é pre- ciso que uma liderança se prepare para ser uma pessoa porta-voz ESG, que se mantenha atualizada sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que possua ao menos um treinamento básico com práticas de media training voltadas para ESG e que se torne capaz de responder à perguntas desafiadoras de maneira clara e assertiva, man- tendo a confiança do público. Uma liderança não se torna CEO só porque domina os temas ESG, mas pode deixar de ser CEO por não saber o impacto de ESG nos resultados da companhia e na sua própria carreira.
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