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19 JANEIRO/FEVEREIRO 2025 “Essa aproximação se manifesta tanto nas colorações dos produtos – que priorizam tons naturais, como os encon- trados emmadeiras e pedras – quanto no aprimoramento da tecnologia de impressão para alcançar uma repro- dução cada vez mais fiel aos materiais naturais”, menciona Jessica. Dessa maneira, a natureza segue como a principal inspiração e a evolução tec- nológica permite que os padrões trans- mitam commais precisão e autenticida- de a essência desses elementos. “O foco está em oferecer superfícies que não apenas reproduzam o aspecto visual, mas também capturem o sentimento de proximidade e organicidade que a natureza proporciona”, esclarece. A Impress conduz pesquisas tanto sobre tendências de consumo já consolida- das quanto sobre movimentos futuros do mercado. O comportamento do consumidor dita muito do que já está em alta, mas, ao olhar para o futuro, é essencial compreender como essas mudanças comportamentais influen- ciam a demanda. “Por isso, realizamos pesquisas qualitativas e quantitativas para mapear desde os produtos que têmmaior aceitação no mercado até a evolução das linguagens de design de interiores. Esse olhar permite antecipar, ou pelo menos projetar, direções para o design de superfícies, garantindo que as inovações estejam alinhadas com as transformações do setor”, observa Jessica Hori. INTERPRINT Os tons naturais e sóbrios são atem- porais e vão continuar em alta, tanto para padrões unicolores quanto para madeirados, pedras e tecidos. É o que aponta José Ferro, gerente de design da Interprint, que acrescenta que este ano será marcado pela busca da essência genuína e as sensações de conforto e bem-estar, que devem nortear o com- portamento sobre o morar em 2025. Esses tons, por serem atemporais, apre- sentam o mesmo comportamento nos três segmentos: alto padrão, seriados e marcenaria. A Interprint com sua equipe internacional de design, acompanha esses comportamentos de consumo, estabelecendo conceitos e ideias para novos desenvolvimentos. “Atuamos de forma local e personalizada com cada cliente, analisando portfólios e entendendo oportunidades de lança- mentos nesse contexto do movimento atemporal e demais tendências. Esse atendimento personalizado propicia um desenvolvimento exclusivo e específico para cada público, adequado para atender as faixas de mercado de cada cliente”, explica José Ferro. As madeiras devem expressar autenti- cidade, assumindo suas linhas naturais commarcas que traduzem sua história no decorrer do tempo, e estão entre os padrões e cores desenvolvidos pela empresa que representam o que estará em alta no ano. Materiais e cores que levem a sensação de conforto e aconchego também já estão em evidência, bem como tons terrosos e tecidos com efeito 3D na trama contribuem para uma sensação calorosa. Pedras com uma resolução perfeita convidam ao toque, dando ex- pressividade e personalidade ao design de interiores. Nas tendências em superfícies para móveis, a Interprint destaca os efeitos metalizados com algo forte. “O uso de ummetal sóbrio sem o brilho intenso associado a outras estruturas de dese- nhos como tecidos e unicolores revelam algo novo, com uma fusão de conceitos gerando soluções inovadoras que irão atender aos públicos mais exigentes”, diz o gerente. Já os padrões unicolo- res neutros devem se destacar pelos diferentes acabamentos, de acordo com ele, indo desde o mate até metalizados. Além disso, os acabamentos de super- fície serão um importante instrumento na busca pela autenticidade dos painéis, destacando sua naturalidade através de materiais cada vez mais tecnológicos. “Após o período pandêmico, passamos por uma fase de renascimento valo- rizando o essencial e a vida em todos seus aspectos. Conceitos de felicidade e alegria foram revistos, luz e brilho retornaram em uma nova roupagem. Na moda, na arte e no design, efeitos reflexivos foram usados para destacar esse entusiasmo coletivo”, pontua Ferro. Por sua vez, ele avalia que os efeitos de comportamento costumam ser obser- vados em várias instâncias, entre elas na indústria de acabamentos, com vários materiais absorvendo esses efeitos me- talizados e reflexivos em suas coleções, além dos tons neutros, que sempre se atualizam, mas estão sempre presentes nas mais diversas coleções mundo afora. José Ferro, gerente de design da Interprint Gilmor, uma nogueira que aplicada no piso, ilustra o conforto, naturalidade e atenticidade da madeira Interprint Rodolfo Buhrer Tombax e Wallace Walnut são exemplos de décors com efeito metalizado Interprint

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