Fornecedores 344
46 FORNECEDORES SOB MEDIDA 344 PRIMEIROS PASSOS E DESAFIOS Para implementar o ESG no seu negócio, Káritas da Appana Inteli- gência em Negócios sugere cinco passos iniciais essenciais que aju- darão na empreitada e no futuro desenvolvimento da empresa. Mapeamento do impacto: identi- ficar os impactos ambientais, so- ciais e de governança do negócio; Definição de metas e indicadores: criar planos de ação com objeti- vos claros e mensuráveis; Capacitação e engajamento in- terno: envolver toda a equipe na implementação das práticas ESG; Parcerias estratégicas: buscar apoio de consultorias e associa- ções para suporte técnico; Monitoramento e melhoria contí- nua: avaliar os resultados e ajustar estratégias conforme necessário. Já os principais desafios para as PMEs incluem a falta de conheci- mento, custos iniciais e resistên- cia à mudança. Para superá-los, é essencial, de acordo com a fundadora da Appana: - Começar pequeno: pequenas mudanças já geram impacto positivo; - Buscar incentivos financeiros: linhas de crédito e subsídios para práticas sustentáveis; - Capacitar a equipe: criar uma cultura organizacional voltada para ESG; - Comunicar as iniciativas: mostrar os avanços para clientes e parcei- ros para reforçar o engajamento. “A adoção do ESG pelas peque- nas e médias empresas, incluindo o setor de marcenaria, não é ape- nas uma questão de responsabi- lidade, mas uma estratégia para garantir crescimento sustentável e diferencial competitivo no mer- cado”, finaliza Káritas Ribas. Appana MARCENARIA Káritas Ribas, fundadora da Appana, salienta que a adoção do ESG é estratégia para garantir crescimento sustentável Empresas que incorporam o ESG garantem sua perenidade e se destacam no mercado Adobe Stock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=