Fornecedores 344
6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 344 logias de automação podem ampliar a inovação da sua marca, apoiando o desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócios, na busca por uma posição de liderança. Implementar as tecnologias de IA não é uma tarefa simples, mas estratégica para o ambiente de negócios, já que ela pode mudar o cenário compe- titivo, mas requer investimentos e foco de interesse. Vários estudos pelo mundo partem da definição de que a IA é um conjunto de tecnologias que imitam o comportamento humano com eficiência e agilidade, portanto, reflita como a IA pode fazer parte dos seus objetivos de crescimento. ARTIGO A inteligência artificial a favor do seu negócio Por Andrea Krause E m um cenário de constantes evoluções no mundo da Inte- ligência Artificial (IA), a criatividade humana e a curiosidade dos consu- midores nunca foram tão estimuladas a usar uma das ferramentas mais inovadoras do nosso tempo para desafiar a criatividade e ampliar nossa visão de mundo. À medida que os consumidores exploram temas diver- sos, as ferramentas de inteligência ar- tificial facilitam e otimizam a vida de milhares de pessoas e dos negócios, desafiando conceitos, mudanças de paradigmas, e gerando diálogos com um potencial transformador e inspira- dor para aplicações no segmento da cadeia produtiva de mobiliário. Para quem não sabe, a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a desen- volver sistemas para atividades como raciocinar e resolver problemas e desafios, interagindo e aprendendo a partir de grandes quantidades de dados. Os conceitos orientados por IA estão revolucionando muitas áreas que impactam no nosso setor, como por exemplo, comportamento do consumidor, previsão de tendências, experiência do cliente, estratégia de vendas, design, arquitetura, e temas ligados à indústria moveleira como o desenvolvimento de produtos, sus- tentabilidade, processos produtivos, suprimentos e logística. No setor, as pesquisas de IA sobre mudanças no comportamento do consumidor ampliam a geração de ideias e seu processo criativo para a personalização do móvel através de ferramentas de design com tecno- logia de IA atendendo às necessida- des dos novos consumidores, seus desejos individuais de gostos e estilos de decoração, além de ergonomia e funcionalidades. Os processos são mais precisos e eficientes com o estudo de algoritmos de IA para análise de materiais, tec- nologias e sustentabilidade, buscando aumentar a produtividade, economizar energia e simplificar processos produ- tivos, além de reduzir os resíduos indus- triais e o impacto no meio ambiente. Atualmente, a IA integrada à realida- de aumentada (AR), aproximam os lojistas dos clientes que necessitam de uma experiência visual na compra de móveis, permitindo que os consumi- dores visualizem virtualmente o espaço com o novo móvel antes mesmo da compra, ampliando positivamente a jornada e experiência do cliente, além de interagir com experiências imersivas para a fidelização das marcas. Segundo o site ecommercebrasil.com. br, uma pesquisa realizada pelo Busca- pé com 500 lojistas, identificou que um total de 74% dos lojistas de marketpla- ce no Brasil informaram utilizar em seu negócio a IA para definir as estraté- gias de marketing e 18% querem implementá-la para captar demandas e insights dos consumidores. Para as indústrias de móveis, as ferramentas de IA também trazem desafios para a evolução das empresas, já que requerem investimentos tecnológicos e infraestrutura de TI para uma mudança de cultura e mentalidade com foco em novas habilidades e treinamentos. O futuro do design de móveis através do uso da Inteligência Artificial ainda é recente, mas cada vez mais a tecnolo- gia fará parte das grandes marcas atra- vés da experimentação e prototipação, mudando nosso processo projetual e principalmente impulsionando o design personalizado de acordo com as ma- crotendências de comportamento das novas gerações e adaptados aos estilos de vida do novo morar. Essas tecno- ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=