Fornecedores 345
34 FORNECEDORES SOB MEDIDA 345 Joelini, fabricante de sistemas deslizantes, destaca objetivos e estratégias no mercado internacional, atuação que fortalece a empresa no mercado interno Alémdos limites nacionais C om forte atuação no mercado nacional, a Joelini busca expandir sua atuação internacionalmente. Cerca de 10% dos sistemas deslizantes da marca são exportados, mas este ano o objetivo é alcançar 20%. Isto é possível de ser alcançado pelo parque fabril com maquinários de ponta, alinhado com a ferramentaria interna que é um grande diferencial de acordo com o ge- rente comercial, Gustavo Milani. “Todo produto novo e qualquer manutenção que precisamos fazer nos moldes e estampos, fazemos internamente, ga- rantido agilidade e qualidade”, declara. Para garantir qualidade e eficiência na fabricação dos produtos, a Joelini fez várias mudanças na fábrica. Investiu em layout inteligente que garante redução do tempo de deslocamento dos mate- riais e produtos acabados. “Outro dife- rencial é o software ERP, que monitora em tempo real a produção e estoque, além do controle de qualidade, que garante um produto de excelência para o cliente”, explica Milani. INDÚSTRIA Por Thiago Rodrigo Joelini Isso ajuda a empresa nos desafios que tem atualmente, que são entregar um produto com qualidade, preço competitivo e entrega rápida. “A Joelini investiu em automações e maquinário de ponta para ganhar na produtividade sem perder a qualidade, alinhado a um rigoroso controle de qualidade, desde a chegada da matéria-prima, até o pro- duto, evitando defeitos e retrabalhos”, afirma o gerente. Dessa forma, a Joelini se posiciona como líder e referência no fornecimen- to de sistemas deslizantes para móveis em série. “Com uma vasta experiência, estamos sempre em busca de inova- ção, qualidade e um design funcional atrelado a um atendimento comercial especializado”, enaltece Milani. MERCADO INTERNACIONAL Esse atendimento comercial ocorre também no mercado externo. Fora do Brasil, os objetivos da Joelini este ano são de potencializar os países onde trabalha na América Latina e abrir novos horizontes em outros países da região e do globo. Isso será feito com um estande próprio na feira Interzum, realizada em maio na Alemanha. “O comércio exterior tem papel funda- mental na estratégia do nosso negócio. Internacionalizar a Joelini vai além de receber em dólares”, frisa Vinícius Poli- ta, coordenador comercial. No aspecto mais amplo, ele pontua que esse plano vai globalizar as conexões da Joelini e gerar três benefícios: posicionar a marca no exterior, abrir mercado nas regiões propostas, promover e gerar negócios no Brasil. “Com o tempo estamos trabalhando com mais afinco no mercado externo e estamos colhendo esses frutos. Neste momento estamos muito focados no mercado latino-americano, onde já temos atuação em alguns países que se tornaram importantes nos dashboards da Joelini”, diz Polita. A marca quer abranger mais alguns mercados do mapa latino no curto e médio prazos. O coordenador comercial da marca destaca que o diferencial em relação aos concorrentes para alcançar os resultados desejados externamente são baseados em dois vértices de diferen- ciação: “o primeiro mais pertinente é mercado, do qual somos a empresa que melhor equilibra qualidade com preço competitivo no Brasil”, declara. Como uma parte da América Latina é alimentada por players brasileiros, a empresa consegue replicar o trabalho com essa narrativa no continente. Outra parte do mercado é abastecida por importadores de países vizinhos, onde a empresa também obtém la- ços para trabalhar um atributo muito forte que é a competitividade aliada à qualidade. O segundo ponto se refere às ini- ciativas dentro do setor de P&D da companhia, com produtos que sejam relevantes, inovadores e competitivos; no trabalho comercial, que conta com sinergia muito grande com o PDV no varejo e no chão de fábrica das in- dústrias, e no marketing que trabalha muito bem as redes sociais e garante um enorme impulso à Joelini, de acor- do com Polita, que reforça: “teremos novidades em breve”. Vinícius Polita, Gustavo Milani e Elias Quezada, presentes na feira Movelsul este ano
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=