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39 ABRIL 2025 Leggett&Platt cados. “Isso nos dá uma enorme flexibilidade e capacidade de servir nossos clientes com excelência”, assinala o presidente da empresa na América Latina. Além disso, a companhia possui a importante divisão de Furniture que produz mecanismos de acionamento elétrico e acionamento mecânico. “Aqui também temos como clientes os principais fabricantes do país. Esses mecanismos são utilizados em poltronas e sofás reclináveis, inclusi- ve, em cinemas”, destaca Lemos. A Leggett & Platt é a líder mundial também nesse mercado de acor- do com ele, o que não impede a marca de atender clientes de todos os tamanhos, desde os pequenos até os principais players do País, sempre com o foco em atender a todos com excelência e de maneira personalizada, independentemente do tamanho. “Todos são especiais para nós”, frisa Lemos. MERCADO E INOVAÇÕES O mercado colchoeiro, como em qualquer lugar do mundo, é o primeiro a sentir uma crise e, nor- malmente, um dos últimos a sair. Isso ocorre, segundo Lemos, porque a compra de um colchão pode ser frequentemente adiada. “Por isso e pelo fato de ser normalmente uma compra de ticket médio alto, o grau de confiança do consumidor na economia, afeta bastante a decisão de compra”, declara. Por conta de tudo isso, a companhia tem a necessidade de ser extrema- mente eficiente e flexível. Nesse sentido, internamente possui um programa de melhoria contínua que, desde 2015, tem sido um dos pilares para o aumento de eficiência operacional. Inclusive, a operação brasileira recebeu diversos prêmios internos como uma das melhores operações da Leggett no mundo. “Nós entendemos que o mercado brasileiro é e continuará sendo volátil, entretanto é extremamen- te promissor. Por conta disso, estamos trazendo mais produtos inovadores e, em breve, esperamos implantar uma expansão produtiva sem precedentes. Diante do ta- manho do mercado que é o Brasil e do fato de já estarmos aqui há muito tempo, o que nos conferiu credibilidade e familiaridade com nossos clientes, a Leggett vê a subsidiária brasileira, como um dos maiores potenciais de crescimento dentre todas suas as operações”, considera o presidente da marca. Ainda muito concentrado em molejos de baixo custo, com densidade baixa de molas, o mercado colcho- eiro brasileiro, por outro lado, tem caminhado timidamente no caminho da agregação de mais valor, na visão dele. Isso pode ser observado por indústrias de colchões que estão dei- xando de utilizar molejos mais baixos, com 10 cm de altura, e migrando para molejos com 15 cm de altura. Além disso, algumas empresas estão lançando linhas de maior valor agregado, com molejos que variam de 205 até 267 molas/m² e alturas acima de 18 cm. “Nossos clientes entendem que o mercado mais pre- mium traz volumes mais baixos, mas certamente, margens muito mais saudáveis. E estamos ao lado deles para qualquer que seja a estraté- gia”, assinala o profissional. Com relação aos mecanismos, a Leggett está lançando uma linha inteiramente nova e inovadora. Para divulgar todas as inovações, a marca está levando eventos de demons- tração de produtos para perto do “quintal” dos clientes. “Serão even- tos de demonstração em que leva- remos sofás e poltronas com esses mecanismos a várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil e convidaremos os clientes de cada região a partici- par. Já temos marcados eventos em Bento Gonçalves (RS), Maringá (PR) e Ubá (MG), entre outras”, diz o presidente da Leggett. Para o futuro, ele entende que o Brasil, por mais volátil que seja, ainda é um país que vale a pena apostar. “Acreditamos que o mercado moveleiro/colchoeiro terá taxas de crescimento modestas nos próximos anos, mas a Leggett tem muito a contribuir com os clientes. A Leggett acredita que deverá crescer bastante nos próximos anos, mas tão importante quanto isso, é ajudar nossos clientes a terem cada vez mais sucesso nos mercados em que atuam. Só isso irá nos garantir um crescimento sustentável”, finaliza. Para o presidente da Leggett&Platt na América Latina, Gustavo Lemos, o mercado brasileiro é extremamente competitivo e com margens geralmente muito apertadas

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