Profissional passa dicas para preparar um site visando oportunidades de negócio
Diretora de Marketing da GoDaddy Brasil, Valéria Molina, comenta que rever as políticas de envio e de devolução e atualizá-las não deve ser visto de forma negativa
Publicado em 29 de novembro de 2018 | 17:20 |Por:
De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico brasileiro aumentou 15% em 2017. Este ano, a receita esperada é de R$ 69 bilhões (US$ 18 bilhões). Assim, o fim de ano se mostra uma oportunidade para aumentar o fluxo de clientes e sua fidelização. Assim, é importante dar uma olhada no seu site para melhorar o desempenho e ajudar a impulsionar o crescimento durante o período. A diretora de Marketing da GoDaddy Brasil, Valéria Molina, passa dicas para preparar um site visando oportunidades de negócio.
O primeiro fator importante para a profissional, é de verificar se o desempenho do site é bom. Se os produtos são bons, é provável que o tráfego seja pesado. Portanto, é essencial verificar o desempenho antes do fim de ano para se certificar se é possível lidar com tráfego intenso de usuário. Além disso, testar se a loja carrega rápido para que não haja risco de os clientes se frustrarem com o tempo de carregamento lento é importante, segundo a diretora.
Seguido disso, certificar que todo o processo de compra funciona é o próximo passo para alcançar oportunidades de negócio. As pessoas adoram fazer compras online e escolher diferentes gamas de produtos. Infelizmente, seja por causa da falta de interesse ou por problemas na página de saída, altas taxas de abandono do carrinho são um verdadeiro problema. Valéria comenta que o que o profissional pode fazer, é se assegurar que o processo de saída do seu site seja simples e funcione.
“Você pode considerar a implementação de uma saída de uma página, reduzindo os passos necessários para comprar um produto, ou mesmo adicionar uma barra de progresso para mostrar aos clientes quantos passos faltam para finalizar a compra. Métodos alternativos de pagamento, tais como PayPal e outros novos processos de pagamento, podem alcançar um nicho de clientes que não usam métodos tradicionais de pagamento”, comenta.
Estoque e bônus
Quando o fim de ano chega, é importante analisar o estoque e se certificar que os produtos mais populares existem em quantidade suficiente, de acordo com a profissional. Isso porque uma quantidade crescente de produtos será comprada e seria ruim perder oportunidades de negócio por causa de falta de produtos.
“Não se esqueça também de estocar quaisquer itens que você esteja vendendo atualmente, assim você não fica sem estoque durante as vendas na época das festas. Você também pode agrupar produtos em sua página inicial e criar uma categoria especial para promovê-los em mídias sociais”, afirma.
Oferecer aos clientes alguns bônus é uma opção relevante. Além de oferecer ótimos produtos e bom serviço aos seus clientes, é bom considerar dar incentivos aos compradores, como um produto grátis de bônus após terem gastado um determinado valor ou um desconto por comprar de uma determinada categoria, segundo a diretora de marketing.
“Você também pode acrescentar cartões-presentes para contemplar os compradores finais e permitir que comprem um presente que será entregue imediatamente às suas pessoas queridas. Quando se fala de transporte, é necessário saber quais as datas exatas mais recentes que as encomendas podem ser enviadas para que possam ser entregues a tempo aos clientes.”
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Por fim, a profissional comenta que não faz mal rever as políticas de envio e de devolução e atualizá-las. Fazendo isso, é possível evitar compradores insatisfeitos e potenciais resenhas negativas, além de ter uma visão melhor em relação aos provedores de transporte e a possibilidade de fazer mudanças necessárias antes da Black Friday.
(com informações de assessoria)