Dia do Cliente: evento promete movimentar o varejo
Estudo revela que 43% do público deseja aproveitar as promoções e 37,3% ainda pode ser convencido a comprar
Publicado em 29 de agosto de 2019 | 09:00 |Por: Júlia Magalhães
Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é o próximo evento que promete movimentar o varejo moveleiro. E este ano, vem com novidade: o incentivo do governo, que propôs ao mercado a chamada “Semana do Brasil”. Em suma, a iniciativa convida as empresas a anteciparem suas promoções desde o dia 6 do mês.
Assim, a primeira edição da Black Friday brasileira, que acontece entre 6 e 15 de setembro, deve movimentar a economia do país. De acordo com o estudo ‘Dia do Cliente 2019’, realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box.
Aliás, o dia 15 por si só já está chamando atenção do consumidor. O estudo revela, por exemplo, que 43% do público deseja aproveitar as promoções do Dia do Cliente. Além disso, outros 37,3% ainda pode ser convencido a comprar. E mais: ofertas relevantes, preços competitivos e boas condições de entrega são decisivos para a escolha de uma loja.
Dia do cliente: consumidor está ansioso?
Embora o estudo da Social Miner e Opinion Box mostre que 55 % do público nunca tenha ouvido falar na data, o sucesso pode estar nas mãos da varejista. Em suma, apenas 19,7% dos respondentes disseram não ter intenção de compra no Dia do Cliente. Em outras palavras, mais de 80% pode aderir (43% quer aproveitar a data e 37,3% pode ser convencido).
O resultado, portanto, depende da adesão e awareness gerados pelas empresas. Além disso, outro ponto levantado pelo estudo é que a grande maioria ainda não começou a pesquisar por ofertas (75,7%). Isso significa que as empresas ainda têm tempo hábil para montar uma estratégia e aproveitar a audiência do evento.
Entretanto, 26,5% devem começar com a pesquisar agora – com pelo menos 15 dias de antecedência. Outros 19,5% vão deixar para conferir as ofertas a uma semana do Dia do Cliente. Por fim, a maioria (30%) na véspera ou mesmo no dia 15 de setembro.
Lojas físicas e lojas online
A presença digital é cada vez mais importante para as marcas ganharem notoriedade junto ao público. Este comportamento é revelado também na pesquisa da Social Miner e Opinion Box sobre o Dia do Cliente.
Apesar de 39,6% dos respondentes afirmarem preferir comprar em lojas físicas, ainda assim, a maior parte destes consumidores (57,2%) são influenciados pela experiência online na hora de tomar uma decisão sobre que ofertas aproveitar.
“Uma experiência omnichannel é o que o consumidor busca e o que você precisa oferecer se quiser se destacar da concorrência. Por exemplo: incentive a conversão online permitindo que o cliente retire o pedido na loja física mais próxima dele”, destaca o estudo.
Outro ponto relevante para promover melhor experiência do consumidor, releva a pesquisa, trata-se para aquele que vai ao ponto de venda. Seja para provar, tocar ou sentir o produto. Neste caso, oferecer o conforto de fazer o pedido online ainda na loja e receber o item em casa, pode ser um diferencial competitivo.
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“Além disso, para aqueles consumidores que optam por comprar em lojas físicas, pode existir ainda uma hesitação por conta da segurança em se realizar uma compra online. Para vencer esse tipo de objeção, a saída pode estar nos certificados que garantam a seguridade das suas páginas de check out.”
No indicador de desejo dos consumidores, os móveis aparecem na 8ª posição, com 13,9%. De acordo com os clientes que aderiram a edição anterior, móveis ficou na 9ª posição em 2018, com 9,1%. Eletrodomésticos, por sua vez, está na 4ª, com 28% da intenção de compra. No ano passado representou 30,2%, ficando no 3º lugar.
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