A importância das ‘personas’ para sua estratégia de vendas
Realizar a pesquisa de personas é a melhor maneira de conhecer e estreitar laços com seu consumidor, além de definir e alinhar o planejamento do seu negócio
Publicado em 30 de agosto de 2019 | 17:50
Quando fazemos um estudo de personas, estamos fazendo um trabalho de identificação das necessidades, medos e desejos daquele consumidor. Antecipando assim as resposta e soluções do que pode ser feito para ele. Nesse estudo, identificamos, sobretudo, quais as dores desse cliente, onde ele está presente e quais estratégias vamos usar para falar com ele.
De nada adianta usar uma linguagem que não corresponde as personas que estamos querendo passar nossa mensagem. Quando temos esse estudo bem detalhado podemos falar com ele nas mídias certas no momento certo. Contudo, temos que ter muito claro que persona não é o mesmo que público-alvo.
No público-alvo identificamos nosso consumidor. Ele inclui todas as pessoas que podem vir a se interessar por nossos produtos e serviços. Na persona, por sua vez, identificamos quais as necessidades, anseios e expectativas. Conhecemos as características dessa pessoa a fundo, quanto mais detalhado for esse estudo, mais preciso será na definição das ações de marketing que devem ser trabalhadas para satisfazer esse consumidor.
“Podemos definir estudo de persona como uma entrevista detalhada sobre esse consumidor”
Em suma, a persona é um perfil de uma pessoa fictícia com características comuns do público-alvo. Ela é baseada nos dados reais do comportamento do público-alvo. Dessa forma, cria-se histórias pessoais, objetivos, preocupações e motivações.
– Transformações digitais e os reflexos na comunicação
Através desse estudo fica mais fácil de definir o tipo de conteúdo a oferecer e também o tom de voz adotado. Você determina qual será a linguagem utilizada nas suas ações. Além disso, estabelece um plano de pautas a produzir e palavras-chave a utilizar no marketing de conteúdo.
O estudo de persona deixa seu produto ou serviço mais próximo do cliente e vice-versa. Afinal, quando o cliente identifica no produto tudo o que ele precisa ali começa a jornada de compra, assunto que vamos falar na próxima coluna.
Espero que goste do conteúdo e até a próxima!
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