Dia das Mães: 2020 deve ter queda de vendas devido à pandemia
Pandemia de COVID-19 reduzirá ticket médio dos presentes
Publicado em 8 de maio de 2020 | 17:17 |Por: Everton Lima
O dia das mães deste ano deve ser profundamente afetado pela pandemia de COVID-19. Em todo o Brasil, existe a forte recomendação para que as pessoas fiquem em casa, uma vez que os casos da doença não param de subir, causando sérios problemas no atendimento médico de diversas cidades.
Outro fator que deve ser considerado é a perda no poder de consumo das pessoas. Muitos consumidores deixaram de priorizar presentes para comprar apenas itens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos.
De acordo com dados da Boa Vista, houve uma redução de 39% na intenção de compra para o Dia das Mães deste ano. Em 2019, sete em cada dez entrevistados disseram que comprariam algum presente para a data. Neste ano, apenas três em cada dez falaram que vão comprar algo para celebrar a data.
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De acordo com a pesquisa, 82% dos consumidores pretendem gastar até R$ 100. Em 2019, 51% dos entrevistados tinham essa mesma intenção nas compras de presentes para o Dia das Mães. 7%, por sua vez, afirmam que vão gastar entre R$ 101 e R$ 200, contra 25% dos respondentes em 2019. 4% irão gastar entre R$ 201 e R$ 400 e 7% mais de R$ 400. No ano passado, em ambos os casos, 12% dos entrevistados disseram que investiriam estes montantes nas compras de presentes na data.
O ticket médio deste ano corresponde a 43% do valor do ticket médio de 2016, quando os consumidores estavam dispostos a gastar R$ 274. Desde daquele ano, o valor vem caindo gradualmente até chegar aos R$ 120 de 2020.
Dados do CNDL
Uma segunda pesquisa, dessa vez divulgada pela CNDL traz um cenário um pouco mais otimista. 68% dos entrevistados disseram que pretendem presentear as suas mães. O número é o menor dos últimos três anos, 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%).