Casas Bahia atinge recorde com 15º Top of Mind
Marca atinge recorde histórico na premiação e foi escolhida por 37% dos entrevistados como líder na categoria lojas de móveis e eletrodomésticos
Publicado em 17 de dezembro de 2020 | 12:20 |Por: Thiago Rodrigo
Líder na categoria loja de móveis e eletrodomésticos, desde a sua criação em 2006, a Casas Bahia foi citada por 37% dos entrevistados como a marca mais lembrada no ano na 30ª edição da premiação Top of Mind. Com oito pontos percentuais a mais que o ano passado, e seis pontos percentuais a mais que o melhor registro (em 2016), trata-se de mais um importante marco registrado por Casas Bahia nesta premiação.
A cerimônia digital foi transmitida ao vivo no canal do YouTube da Folha de S. Paulo, ontem (29), e trouxe um número recorde de categorias pesquisadas, sendo ao todo, 71 delas em setores como alimentação, transporte, saúde, finanças, higiene e beleza, entre outros.
A Casas Bahia também é destaque entre os moradores da região sudeste, vencendo nove vezes em categoria especial que mede o percentual geral de todas as marcas citadas no estudo e aferido em cada região. Desde o lançamento do estudo, já são mais de 23 conquistas.
De acordo com Ilca Sierra, diretora de marketing da Via Varejo, a Casas Bahia, por meio das lojas físicas ou plataformas digitais, sempre foi de todo o Brasil e esteve de portas abertas para receber os brasileiros, de modo que todos se sintam em casa. “Não só fomos premiados, como superamos avaliações históricas de anos anteriores, o que representa a certificação da relevância e a presença da marca na casa, no dia a dia e no coração das pessoas”, completa a executiva, que este ano comandou o lançamento do novo posicionamento da marca Casas Bahia.
Com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, a marca destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja pelo aplicativo, pelo site ou na loja física. “Tivemos uma aceitação extremamente positiva para esse novo posicionamento e o que, certamente, também impactou nessa edição da pesquisa”, completa Ilca.
– Via Varejo vende mais de 3 milhões na Black Friday
Com um perfil amplo, democrático e acessível a todos, a Casas Bahia é uma marca que faz parte das famílias brasileiras há décadas. “Historicamente, fomos a primeira a oferecer crédito, quando ninguém do mercado fazia” relembra Abel Ornelas, COO da Via Varejo, controladora da rede. “Seguimos em constante evolução estabelecendo uma conexão e proximidade com os nossos clientes, que chegam a incluir três gerações de uma mesma família, com o objetivo de atendê-los da melhor forma que eles preferirem”, conclui Ornelas.
“Acompanhar e estar diretamente envolvido na evolução dessa marca nos últimos 15 anos é motivo de um orgulho imenso. Junto com a Casas Bahia nós pautamos novas formas de fazer publicidade no varejo, de experiência de marca, branded content e mais recentemente um grande projeto de digitalização. Poder ser um parceiro estratégico de uma empresa tão significativa para os brasileiros nos move para a cada trabalho superarmos os resultados e permanecer na mente de cada um dos consumidores. Estamos prontos para os desafios dos próximos 15 anos.” celebra Marcos Quintela, Chairman do VMLY&R Group, agência que atende a Casas Bahia há 21 anos.
Entre os principais trabalhos em marketing realizados pela marca em 2019, destaque para o projeto Casa de Novela, em que um personagem da Dona do Pedaço interagiu com o garoto-propaganda da Casas Bahia; a campanha de Dia dos Pais, que abordava o tema de abandono parental; seu primeiro comercial mudo, defendendo da causa dos consumidores surdos; e a campanha de Black Friday, eleita uma das mais lembradas pelo público, segundo levantamento das empresas Blend New Research e Shopper Experience.
Realizado pelo Datafolha e criado em 1991, o Folha Top of Mind é o mais importante estudo de lembrança de marcas do país, tanto em longevidade quanto em abrangência, sendo o principal do tipo na América Latina.