Montagens e fixação de móveis sem utilizar prego e parafuso
Soluções adesivas dão mais praticidade, limpeza, evitam barulho e promovem adesão de diversas superfícies, inclusive estruturas pesadas
Publicado em 28 de setembro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Ainda há a lembrança do profissional revirando parafusos e pregos na caixa de ferramentas em busca do tamanho ideal antes de iniciar o serviço. O mercado de soluções para construção, reformas e reparos evoluiu de tal maneira que muitas das montagens e fixação de móveis já dispensam a necessidade de furadeira, chave philips e de fenda.
As soluções adesivas para essa finalidade chegaram para ficar em 2011, com a linha Monta & Fixa da Cascola, marca da Henkel, ao oferecerem a mesma adesão e segurança de pregos, porcas e parafusos, sendo práticas, duráveis e proporcionarem um trabalho mais limpo para aplicação. Outro benefício é a possibilidade de permitir ajustes antes da cura em definitivo.
Fixação de móveis
A fixação adesiva abrange materiais dos mais variados pesos e tamanhos, porosos e não porosos, desde as tarefas mais simples, como a fixação de números de fachadas e puxador de gaveta; passando por serviços que envolveriam mais furação, como fixação de nichos, espelhos, varão de metal, rodateto, entre outros. A aderência alcançada pelo adesivo é tão alta que possibilita a aplicação em estruturas mais pesadas, como painel e peças decorativas e vidro frontão.
“Para que haja máxima performance do adesivo, é fundamental escolher o produto ideal para cada tipo de material e superfície. Deve ser levado em conta também se a fixação ocorrerá em ambiente interno ou em uma área externa, que sofre maior variação de umidade e temperatura”, destacou Vitor Cybis, gerente de marketing da Cascola.
– Leo Madeiras lança vídeo com informações de ferramentas
A aplicação de adesivos evita alguns transtornos domésticos, tais como barulho e o risco de um cano ser atingido pela furadeira. Em casos de apartamentos alugados, a furação de paredes deve ser reparada quando o inquilino desocupar o imóvel, o que não ocorre com o uso de soluções adesivas.
“Os profissionais de construção que exploram os benefícios de produtos adesivos acabam otimizando suas atividades com a mesma eficiência e sem sujeira, além de dinamizar suas tarefas, possibilitando maior número de atendimentos”, concluiu Cybis.
Veja as 5 principais dicas para aplicação de produtos adesivos para montagem e fixação de objetos:
1 – Prepare as superfícies a serem coladas, as quais devem estar firmes, niveladas, limpas, livre de poeira, e umidade. Superfícies pintadas ou com tintas em más condições, devem ser lixadas previamente, removendo todo o resíduo;
2 – A quantidade de adesivo a ser aplicada dependerá da área das peças, do peso e do esforço que a montagem deve suportar. Junte as partes e faça o ajuste entre as peças pressionando firmemente;
3 – Em casos de peças pesadas em que houver risco de queda, utilize um suporte (fita adesiva, calço etc.) até que a colagem esteja firme;
4 – O excesso de adesivo deverá ser retirado com um pano umedecido com água ou álcool doméstico antes da secagem total;
5 – Após a secagem, a remoção só poderá ser feita mecanicamente.
Para mais detalhes e dicas de aplicação, acompanhe o canal do Youtube de Cascola.