Varejo de móveis e Copa do mundo aquecem o mercado
A dobradinha de sucesso entre o varejo de móveis e a Copa do Mundo vem se destacando nas projeções realizadas pelos institutos de pesquisas.
Publicado em 28 de novembro de 2022 | 17:49 |Por: Geane Godois
Varejo de móveis e Copa do Mundo não parecem ter qualquer relação direta um com o outro à primeira vista, mas uma coisa é certa: ambos movimentam o cenário nacional quando combinados.
A competição mundial teve o seu pontapé inicial em 20 de novembro, mas o setor moveleiro já sentiu diferença antes mesmo do seu início.
De acordo com a projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento deve movimentar R$ 1,48 bilhão no varejo nacional, com especial destaque para as vendas de móveis e eletrodomésticos, registrando R$ 544,5 milhões, a maior entre todas as categorias.
Os itens mais buscados que aquecem a dobradinha varejo de móveis e Copa do Mundo
O foco dos compradores que gostam da Copa (49% entrevistados pela Opinion Box, em pesquisa inédita, acredita que vai ser o melhor momento do ano) e que vão acompanhá-la em grande parte em casa, está em apostar no investimento da estrutura para trazer qualidade à experiência da transmissão, por isso, os móveis favoritos na lista de compras são:
- Sofás com mais de dois lugares;
- Mesas maiores para áreas de confraternização (varandas, churrasqueiras, espaços gourmets) e menores para cômodos de convivência, como a sala;
- Cadeiras;
- Racks para TV;
- Painéis planejados, normalmente ripados.
Esses indicativos mostram como o consumidor se comporta diante de acontecimentos festivos e que tendem a envolver uma frequência maior de socialização com amigos e familiares.
Ainda de acordo com o estudo, há uma preferência maior por itens decorativos, já que 61% afirmou que gostam quando as marcas e empresas criam produtos temáticos.
Outras aquisições em alta no varejo neste momento
- TVs, notebooks, tablets, smartphones e videogames;
- Geladeiras e caixas de som;
- Freezers, chopeiras e barzinhos (este também se enquadra na categoria móveis).
Além disso, o fato de o mundial estar iniciando atipicamente na semana do Black Friday, faz com que os consumidores tenham a motivação de compra acentuada, assim como traz força para as ações realizadas pelas marcas varejistas.