Banco Central libera WhatsApp para fazer transações com cartões
O Banco Central atendeu a uma solicitação do WhatsApp para que ele pudesse operar transações feitas com cartões de crédito e débito
Publicado em 14 de março de 2023 | 14:18 |Por: Everton Lima
No início deste mês, o Banco Central decidiu retirar alguns impedimentos sobre o WhatsApp, plataforma de mensagens da Meta e uma das três redes sociais mais usadas no Brasil.
Esses impedimentos não permitiam que pagamentos usando cartões de crédito e débito fossem feitos pela plataforma. Era permitida apenas a transferência de dinheiro entre pessoas físicas, com contas devidamente registradas no sistema do WhatsApp.
A plataforma reivindicava essa mudança há alguns anos, mas o Banco Central argumentava que as regras impostas pelas operadoras Mastercard e Visa, que dominam o mercado, impediam esse tipo de transação via WhatsApp.
A mudança ainda exige uma série de ajustes técnicos que devem ser concluídos ainda no primeiro trimestre.
Essa mudança traz ao varejo brasileiro uma nova possibilidade de vender online, em que a etapa de pagamento é incluída dentro de uma jornada que usa um aplicativo que o consumidor já está acostumado.
O WhatsApp não é o primeiro mensageiro do mundo que permite transações bancárias. Na China, o WeChat já é usado pelos consumidores para pagamentos e recebimentos de valores há anos.
WhatsApp já é um canal de vendas importante
Em 2021, uma pesquisa da Accenture e do Facebook mostrou que o WhatsApp já fazia parte da jornada de compras online dos clientes brasileiros. 68% dos entrevistados usavam a ferramenta como canal de comunicação com a loja.
A Meta, empresa dona do WhatsApp, tem investido no uso da ferramenta como um canal de marketing. No ano passado, ela desenvolveu uma solução para ajudar empreendedores em estratégias de marketing digital.
“Para acessar o conteúdo basta clicar no link oficial da API ou mandar uma mensagem para +55 11 3042-1231. O chatbot funciona de maneira simples e rápida: ao mandar um “alô”, uma conversa será iniciada e entre as opções é possível escolher, por exemplo, como aprender a criar uma Página no Facebook ou um Perfil Comercial no Instagram, dicas do que publicar nas plataformas, como impulsionar conteúdos, entre diversas outras lições práticas”, explica o comunicado.
A ideia é que o bot funcione como um tutor que guiará os empreendedores que não se sentem à vontade com o marketing digital ou na criação de ações promocionais dentro da ferramenta.
Não se trata de uma solução útil para grandes empresas, que já contam com um time de marketing bem-estruturado, mas pode ajudar pequenos empreendedores, como marcenarias locais.