64% dos brasileiros não têm marcas favoritas

O dinamismo tem tomado conta do mercado, levando mais desafios para as empresas se consolidarem como marcas favoritas dos consumidores

Publicado em 31 de março de 2023 | 08:36 |Por: Geane Godois

Mais do que conquistar clientes, a fidelização é o fator chave para garantir a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio. Através da compra recorrente, bom relacionamento e qualidade de serviço prestado, a empresa se torna cada vez mais presente na mente do consumidor do seu segmento e, consequentemente, mais divulgada e expandida no mercado até figurar entre as marcas favoritas do seu consumidor.

No entanto, esse aspecto está sendo um desafio ainda maior nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Think Consumer Goods, realizada pela Offerwise e divulgada pelo Google, 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas, quando se analisa a geração Z (nascida após 1995), as taxas de deslealdade aumentam para 65%.

Um dos motivos para isso é o imediatismo e as mudanças frequentes na movimentação dos “virais” do momento.

“A maior dificuldade para fidelizar clientes, principalmente o público mais jovem, é justamente o imediatismo e as tendências momentâneas, algo hoje está na moda, amanhã não mais, isso faz com que se destacar criando uma marca única e diferenciada tem se tornado cada vez mais difícil, mas não  impossível”, explica a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.

Logo, a dinâmica acelerada leva a escolhas com critérios diferentes do que as empresas sempre estiveram adaptadas a desenvolver.

“Esse ‘consumo por tendência’ faz com que o preço seja muito relevante na decisão, por exemplo, se algo está em alta, o consumidor que quer comprá-lo e ter o produto o mais rápido possível para acompanhar a moda, por isso, se ele puder adquirir um produto de qualidade duvidosa, mas visualmente semelhante, ele irá preferir essa opção”, afirma Jennifer.

Quer saber como estar à frente na busca de ser uma das marcas favoritas do seu público? Confira as dicas:

Supere as expectativas: vá na contramão do público-alvo. É isso mesmo: não se afobe. Analise e trace estratégias com calma – mas sem perder o timing, claro -, para que, além de oferecer o que ele deseja, possa surpreendê-lo e, assim, se destacar frente à concorrência.

Antecipe problemas: naturalmente, ao estar um passo adiante, será possível prever e solucionar problemas, tanto em relação aos produtos, quanto em operações e em aceitação do consumidor.

Atenção ao atendimento: segundo a especialista, “essa dica vale, principalmente, para marcas que atuam com produtos com muita concorrência, onde mudanças no produto podem não ser uma opção tão acessível, mas que a oferta de um atendimento humanizado, de qualidade, que pense no pós-venda, é um diferencial essencial”.

No caso do setor moveleiro, o Ponto de Venda (PDV), mesmo com o uso de e-commerce, por exemplo, faz toda a diferença para alcançar o pódio das marcas favoritas dos compradores.

 

(Com informações de assessoria)

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