Centro de furação CNC para marcenaria

Centros de furação CNC são a opção ideal para marcenarias que procuram flexibilidade de setup e rapidez na furação das peças

Publicado em 26 de abril de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A era digital chegou nas marcenarias que agora têm projetos inteligentes e integrados na produção com máquinas automáticas ao alcance de pequenas, médias e grandes marcenarias. A furação na marcenaria tradicional sempre foi um processo demorado e dependente da habilidade de quem está fazendo, com as furadeiras manuais possuindo poucos recursos e muitas vezes não conseguindo entregar a velocidade exigida pelo mercado. Agora, há a opção do centro de furação CNC para marcenaria.

“Com a entrada dos centros de furação com usinagem, esse processo ganhou velocidade, flexibilidade, precisão e qualidade. Hoje, para cada centro de usinagem vendido, outros dez centros de furação entram no mercado, se tornando a máquina preferida para as empresas que produzem moveis planejados e sob medida”, assinala Flávio Farage, da área de vendas técnicas da Homag.

Leia mais reportagens e notícias do mundo da marcenaria

A grande vantagem dessas máquinas, de acordo com ele, é a flexibilidade sem setup, uma vez que as peças que se movimentam por pinças. “Ou seja, elas podem beneficiar peças diferentes, sem necessidade qualquer tipo de regulagem ou ajuste”, diz Farage, que ressalta: “os centros de furação estão se tornando cada vez mais indispensáveis para as marcenarias que querem se manter competitivas no mercado”.

Sendo a palavra-chave das marcenarias a customização, que exige soluções flexíveis, de rápido setup e aptas a atenderem produções muito diversificadas, para as marcenarias as furadeiras múltiplas não são a melhor opção, pois são destinadas a grandes lotes de produção e possuem setup mais demorado. As furadeiras de bancada são antigas soluções que dependem muito do fator humano, recomendada somente para marcenarias de pequeno porte.

Para portes médios e grandes de marcenarias, recomenda-se os centros de furação CNC, que além da precisão, permitem realizar não somente furações bem como usinagens diversas, inclusive pondo peças oriundas da seccionadora no esquadro. Algumas possuem softwares que facilitam a programação e a interface com outros softwares de projetação.

Inmes

centro de furação CNC para marcenaria

Furadeira IF 8500

Soluções em centro de furação CNC para marcenaria

A STI Máquinas sempre orienta os clientes a optarem por um centro de furação em detrimento a furadeira múltipla ou centro de usinagem, pois nas duas opções citadas haverá tempo de setup. “No centro de furação isso não existe, já que não há necessidade de um posicionamento de cabeçotes ou sapatas e consolas”, assinala Priscila Abreu, gerente de marketing da STI Máquinas.

Para marcenaria a empresa destaca o centro de furação NCB2412S. Graças aos seus dois cabeçotes (um inferior e outro superior), é possível executar o processamento de peças em seis lados em apenas uma passagem, tanto na parte de furação, usinagem ou ranhura. “O sistema de fixação dinâmico, com as pinças móveis, garante um manuseio seguro e preciso da peça. Tem importação de arquivos gerados por softwares externos, por meio de leitor código de barras. Além disso, tem como diferencial o processamento de peças de 30 mm x 200 mm”, destaca Priscila.

Nanxing

Nanxing

Centro de furação NCB2412S

A Inmes conta com a furadeira ponto a ponto IF-8500, máquina que atende as médias e grandes marcenarias que fazem móveis sob medida. A máquina pode ser integrada aos principais softwares de projeto de móveis; tem capacidade para painéis de 3000 x 850 mm e sistema de leitura de código de barras; conexões Lan e Pendrive; sistema de lubrificação automático; painel touch screen de 7 polegadas; opção de saída das peças pela direta ou esquerda; e exclusivo software para projeto de peças.

Já a Homag indica que a Drillteq V200 é a máquina ideal para marcenarias e pequenas indústrias, possuindo cabeçote de furação que beneficia os cinco lados das peças com furos, rasgos e usinagens, entregando a peça pronta para montagem no cliente. Ao mesmo tempo em que é compacta pode trabalhar peças de até 3,05 metros de comprimento.

Leia a nova edição da Móbile Fornecedores

A Biesse possui como opção de furadeira CNC com características e performances para marcenarias de porte médio e grande: a série Eko nas versões 2.1 e 2.2. Trata-se de uma furadeira CNC vertical compacta e versátil que, no menor espaço, permite trabalhar formatos de diferentes espessuras e dimensões, sendo uma solução ideal para a produção “just in time”.

“A disposição vertical do painel e a superfície de trabalho com rolos emborrachados garantem a máxima ergonomia de carga e descarga e permitem trabalhar até as superfícies mais delicadas sem arranhá-las ou riscá-las. O sistema de contrapressão é instalado na superfície de trabalho que mantém o painel perfeitamente posicionado na máquina de acordo com a espessura da peça, garantindo a máxima precisão”, compartilha Luparia sobre as características do maquinário.

O centro de furação CNC para marcenaria tem duas pinças equipadas com um sistema de detecção de espessura do painel que permite alterar o valor do programa em tempo real, garantindo a precisão da usinagem referente ao eixo “Z”; além de sistema de leitura a laser para detectar a origem e o final do painel permitindo que a máquina compense erros dimensionais corrigindo as dimensões X do painel. Entre outras características, estão o carregador de oito posições que permite gerir diferentes tipos de agregados capazes de aumentar a versatilidade da máquina.

Inmes

Inmes

Furadeira IF-6

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas