70% das empresas devem investir em Inteligência Artificial
Investir em Inteligência Artificial já é mais que uma tendência, é uma necessidade estratégica. Acesse e saiba o porquê
Publicado em 2 de junho de 2023 | 09:05 |Por: Geane Godois
Cada dia mais se torna inegável o quanto a Inteligência Artificial está entrando nas operações e estratégias das marcas, independentemente do segmento em que atuem. Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte aponta que sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em Inteligência Artificial (IA) em 2023.
Dentre as principais razões, os negócios encontram na IA a junção de inovação, aumento da produtividade, otimização do tempo e mais qualidade nos processos, todos essenciais para se manterem competitivos.
Ou seja, mais do que uma tendência, essa é uma necessidade que está impulsionando o mercado de tecnologia e transformando a forma como as corporações consomem serviços. Para estarem atualizadas, as empresas precisam se reinventar e abrir espaço para a disrupção digital, gerando novas oportunidades e se destacando em seus setores.
Por que e como investir em Inteligência Artificial?
A adoção global de IA cresce em todo o mundo e 41% das empresas brasileiras vêm implementando ativamente a tecnologia, segundo uma pesquisa de mercado encomendada pela IBM, principalmente pelo seu potencial de ser aplicada em diversas áreas.
“Além de ler dados, interpretar informações por meio de sistemas de aprendizado, detectar padrões e possuir ferramentas que conseguem simular capacidades humanas, a tecnologia otimiza as etapas de trabalho e, ao mesmo tempo, transforma as relações”, pontua o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio Viana.
À medida que a Inteligência Artificial se desenvolve, diretores e empresários têm a obrigação de identificar possíveis caminhos para inseri-la nos processos. Com insights valiosos a partir dos dados coletados, ela permite que empresas sejam mais assertivas nas tomadas de decisões estratégicas, além de ajudar no fluxo de trabalho e reduzir o estresse mental em tarefas repetitivas.
“Mais do que nunca, tecnologias capazes de se conectarem a todas as fontes de dados e analisar informações devem ser aliadas para alavancar negócios e apoiar gestores na tomada de decisão”, avalia Viana.
No entanto, a implementação de IA não pode se resumir apenas a uma corrida tecnológica, mas, também, que demanda um esforço para garantir que a tecnologia seja utilizada de forma ética e responsável, com especial preocupação à segurança de dados e medidas de proteção.
(Com informações de assessoria).
Leia a matéria completa na edição 398 da Revista Móbile Lojista sobre como a Inteligência Artificial já vem fazendo parte da rotina dos lojistas.