O Futuro do Morar: como será a casa no futuro?
Estudo “O Futuro do Morar” revela que consumidores querem lares com conectividade, conforto, flexibilidade e sustentabilidade
Publicado em 7 de agosto de 2023 | 08:15 |Por: Júlia Magalhães
Pode-se dizer que uma casa melhor é mais flexível e tem mais acessibilidade. Isto é, dialoga com seu entorno e atua como um ponto de conexão entre indivíduo, comunidade e planeta. É o que revela o recém-lançado estudo “O Futuro do Morar”, realizado pela Dexco, em parceria com a empresa de análise de tendências Spark:off, e apresentado pelas marcas Deca, Portinari, Duratex, Castelatto e Ceusa.
“Hoje, as pessoas trabalham, recebem familiares e amigos para momentos de descontração e lazer, e buscam refúgio e autoconexão dentro de casa. Desta forma, vemos que ela se tornou esse espaço cheio de significados e funções”, explica o head do Design Office da Dexco e responsável pela condução do estudo, Mateus Silveira.
A pesquisa rastreou tendências locais e globais dos lares, considerando o que o consumidor deseja em relação a sua casa ao analisar comportamentos das pessoas. Além disso, ouviu especialistas de áreas correlatas, que complementaram a pesquisa com sua visão e experiência para identificar novos desejos e valores de consumo. Entre eles, áreas como arquitetura, design de produto, design de interiores, hospitalidade, culinária, bem-estar, energia e entretenimento.
Segundo o estudo, entre 2012 e 2022, o número de pessoas entre 25 e 34 anos que não saiu de casa aumentou 137% nos Estados Unidos. Trata-se de uma tendência global por questões de conveniência, reforçada pelas consequências da pandemia.
Paralelamente ao crescimento de lares multigeracionais, no Brasil, ocorreu também o aumento de moradias (43,7%) com um único habitante nos últimos dez anos, segundo o IBGE. Isso gerou uma crescente procura por apartamentos cada vez menores. De acordo com o Secovi-SP, o lançamento de apartamentos de até 30 m² cresceu 21% em sete anos na cidade de São Paulo.
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O Futuro do morar
“Chegou o momento de ampliarmos o olhar para as novas necessidades dos lares multigeracionais, atendendo gerações com diferentes gêneros, estilos e demandas, em diferentes estágios de vida. Enquanto no morar solo, com apartamentos ou casas cada vez menores, é preciso pensar em produtos e soluções de construção que correspondam a essa necessidade”, diz Silveira.
De acordo com ele, a Dexco estuda comportamentos humanos e o desafio é olhar para o que é transversal, pensando em atingir o máximo de pessoas possível. “Temos possibilidade de gerar impacto positivo em grande escala. Trazer bem-estar, conforto para mais gente, por meio da aplicação das tendências no desenvolvimento dos produtos das nossas marcas, considerando todos os públicos. É nosso desejo encontrar parceiros que nos ajudem a produzir, diluir custos e dar vazão a produtos mais sustentáveis e versáteis.”
Para a diretora de Marketing e Design da Dexco, Marina Crocomo, o estudo será uma ferramenta essencial para apoiar com mais força os lançamentos de produtos da companhia. Assim, as marcas podem oferecer soluções ainda mais conectadas às necessidades dos consumidores. Um dos pontos de enfoque tem sido as vertentes de inclusão e longevidade – não só para idosos, mas para qualquer pessoa com mobilidade reduzida.
“Já temos produtos de acessibilidade, como barras de apoio, não só para PCDs, mas para pessoas com qualquer tipo de limitação. Queremos que elas possam ter esses produtos com estilo, com o design e a cor que gostam. Independentemente da idade, do corpo, a Dexco quer ajudar a construir ambientes nos quais as pessoas se encontrem. Inclusive, vamos lançar na CasaCor em Brasília, barras de acessibilidade da marca Deca que foram co-criadas com as arquitetas Flavia Ranieri e Mariana Quinelato, especializadas em gerontoarquitetura”, conta a executiva.
Conectividade em alta
Outra grande tendência do morar está relacionada à conectividade. O conceito representa a automação da casa com tecnologia, que facilita o dia a dia dos moradores. Segundo o estudo, 57% da população brasileira acredita que tecnologias em smart homes ganharão mais espaço e terão mais impacto sobre suas vidas nos próximos anos.
80% dos brasileiros acreditam que a prioridade na Internet das Coisas deve ser em segurança e no monitoramento das residências. Essa conectividade também deve ser entendida no sentido mais amplo da palavra, representando uma conexão com a sustentabilidade e preservação da natureza, com práticas mais equilibradas.
Inclusive, dados da YouGov, grupo internacional de pesquisa, mostram que 60% dos consumidores estão dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente. Além disso, 89% das pessoas acham importante comprar ou alugar uma casa com eficiência energética.
Preocupação socioambiental
Hoje, há uma consciência global de que é urgente mudar o foco em relação à casa: de práticas que causam menos danos para soluções que contribuem para ecossistemas mais saudáveis.
“A tecnologia tem sido um importante braço para alcançar os objetivos de preservação de recursos naturais como a água, por exemplo. Produtos como torneiras, bacias, chuveiros economizadores de água e energia, vão bem com os consumidores e, ao mesmo tempo, promovem o bem-estar. A casa do futuro vai ser uma casa racional, onde a gente vai ter automação e baixa manutenção. A água de chuva cada vez mais vai ser reutilizada”, diz diretora de Marketing e Design da Dexco.
De acordo com Mariana, o estudo mostra que as pessoas tomaram consciência, pós pandemia, de que é a nossa casa a grande fonte do nosso bem-estar físico, mental e social. “As pessoas viram o tanto que o lar poderia oferecer e estão percebendo, cada vez mais, que a casa materializa a identidade de quem ali habita, tornando-se testemunha de uma história vivida”, completa.
Tendências de comportamento
No pano de fundo dessa profunda identidade, cinco grandes tendências e comportamentos de consumo devem se manifestar daqui para a frente, por meio das quais pode ser enxergado o morar do futuro.
- Networked home, ou casa conectada com a vida produtiva e adaptada para o trabalho remoto;
- Homejoy, ou moradias propícias ao entretenimento, à diversão e a receber amigos e família;
- Bem-estar em casa, que é a tendência da busca por ambientes tranquilos, reconfortantes, para acalmar a ansiedade, com espaços residenciais adaptados para evocar serenidade;
- Biofilia radical, que significa o movimento de trazer a vida para dentro de casa; e
- Vivendo com fluidez, que se relaciona com a adaptabilidade dos espaços, que devem ser multifuncionais, valorizados por móveis versáteis e modulares, com alturas reguláveis, que permitam ajustes ergonômicos e atendam a pessoas de idades e necessidades diferentes.
Futuro do morar: espaço multifuncional
“Em síntese, o lar está se tornando, cada vez mais, um espaço multifuncional. Precisamos entender como a casa se reconfigura, já que agora ela é o centro das conexões e muitas coisas podem acontecer dentro dela. De dia ela é escritório, o morador pode trabalhar de qualquer lugar, sentado no sofá, no jardim de inverno da casa ou pode trabalhar no quarto, e à noite ele recebe pessoas para confraternizar no mesmo local. Então, queremos conseguir antecipar o máximo desse futuro para a vida das pessoas”, diz o head do Design Office da Dexco.
Ainda de acordo com o estudo, 54% das pessoas acreditam que o aspecto mais importante do lar é a capacidade de celebrar e relaxar. “Pensando especialmente nos lares que acomodam várias gerações, é preciso ter um equilíbrio entre o social e o privado. Ambientes que promovam o convívio entre todos os integrantes da casa, mas que ainda respeitem seus universos particulares. Pensar nas diferentes necessidades dos consumidores pode parecer trivial, mas é um desafio importante do setor de casa e construção. Isso faz parte da estratégia da Dexco e das nossas marcas”, conclui Marina.
(com informações de assessoria de imprensa)
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