Interprint: conceito, inovação e sustentabilidade
Interprint conta sobre o ano da fornecedora de papéis decorativos para revestimentos de móveis, sustentabilidade, inovação e mudanças com a Toppan
Publicado em 7 de dezembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A desenvolvedora de décors e fornecedora de papéis decorativos para revestimentos de móveis, Interprint, tem o mercado do Brasil e da América do Sul como muito importantes para o resultado do Grupo Interprint.
Em 2023, a empresa teve ligeiro crescimento e a empresa conta com perspectivas positivas para 2024 – leia a respeito do próximo ano da marca em reportagem na edição 333 da Móbile Fornecedores.
O mundo sobre um momento de circunstâncias geopolíticas mundiais imprevisíveis e estar numa sociedade global com grandes interações econômicas entre blocos mundiais, afeta os países como um todo. Na pandemia, entre 2020 e 2021, isso ficou visível e os consumidores se voltaram para reformas dos ambientes.
Em 2022, o foco do consumidor se voltou para outros segmentos como o de viagens, gastronomia, experiências de reencontro com pessoas, etc. Agora em 2023, segundo Lourdes Manzanares, diretora geral de vendas e marketing da Interprint do Brasil, apesar de todos esses fatores, novamente está havendo uma estabilização e o consumidor está voltando a focar na decoração de interiores.
“Vemos o ano de 2023 como um ano em que o ambiente da casa e os espaços que habitam, voltaram a ser significativos para o consumidor final”, afirma.
Com isso, a Interprint apresentou o conceito &CO no principal evento realizado pela marca em 2023, o Design Post. Realizado em Colônia, na Alemanha, no mês de maio, tratou-se de um evento estratégico para a empresa reforçar aos clientes seu posicionamento diferenciado.
“Acreditamos que todo resultado excepcional está baseado na ideia de colaboração e em trabalhar em real parceria com nossos clientes, fornecedores e parceiros de toda a cadeia”, aponta Lourdes.
Conceito &CO da Interprint
Nesse contexto, a Interprint apresentou o conceito &CO que mostra o poder e a criatividade que vem da sinergia de trabalhar em colaboração. “O momento atual que vivemos está marcado por contradições, incertezas, crises, as tendências são cada vez mais efêmeras. Tudo isso é confuso e impacta as estratégias dos nossos clientes e de todo o ecossistema”, explica Lourdes.
Desse modo, a colaboração, conexão, co-criação e co-existência são agora mais do que essenciais e tudo isso está envelopado no conceito &CO da Interprint. “Não basta mais ser apenas um expert em tendências e o conceito &CO mostra como combinar tendências e integrá-las no próprio estilo de cada pessoa”, diz a diretora.
Segundo ela, a Interprint agora é mais do que uma expert em tendências, é uma consultora de estilos. Essa habilidade foi amplamente reforçada através da união entre a Interprint e Toppan, sendo um exemplo concreto de que a colaboração agrega valor nos resultados, em todos os sentidos.
“A Toppan é uma empresa japonesa reconhecida por sua expertise em tecnologias digitais e inovação de ponta em diferentes segmentos de indústrias no mundo e com isso a Interprint passa a ter uma maior vantagem competitiva no cenário mundial em termos de expertise em impressão e consultoria de estilos”, declara Lourdes.
Para materializar o conceito &CO tratando-se de desenhos decorativos, a Interprint exibiu na Design Post seis espaços provocativos para mostrar as possibilidades de combinações inovadoras e estimular a sustentabilidade. Mais de 30 desenhos decorativos vestem esses espaços:
Espaço 1: Be Playfull & Co-Create mostra a combinação inusitada, porém agradável, de cores vivas e de diferentes materiais.
Espaço 2: A Row Co-Existence mostra materiais inacabados combinados com novos designs.
Espaço 3: Be colourful and brave enaltece a ideia de que a Interprint é totalmente dedicada ao estudo das cores e portanto tem propriedade e responsabilidade para recomendar combinações inovadores e perfeitas criando espaços que tragam atmosferas de experiências.
Espaço 4: Sustainability & Responsibility questiona as clássicas combinações ecológicas e traz um novo olhar um pouco mais divertido a fim de mostrar que existem mais alternativas de materiais sustentáveis.
Espaço 5: New & Industrial estimula o uso criativo de materiais do tema industrial combinados com cores e madeiras quentes ressignificando os espaços.
Espaço 6: Wellbeing & Retreat for the Soul traz cores delicadas e texturas naturais que promovem a sensação de segurança e o bem-estar em todas as facetas.
Interprint e sustentabilidade
A sustentabilidade é tema prioritário mundial e a Interprint realiza essa prática há anos – antes mesmo do tema virar alvo de legislação. Com isso, a empresa apresentou um projeto de colaboração com um estúdio de design português para o reuso de parte do papel usado na empresa.
“Por que não podemos fazer a reciclagem em nossas cidades e torná-las autossuficientes como recicladoras? Esse estúdio pega o papel e faz reuso, dão uma segunda vida a esse material criando produtos, como copos e floreiras, de forma a não produzir lixo”, conta Lourdes.
Entre as medidas de sustentabilidade adotadas ao longo do tempo na Interprint, estão a extração de celulose para produção de papel apenas a partir de árvores provenientes de florestas plantadas e o pioneirismo na adesão à tinta à base de água e uso de materiais sem Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs).
– Evolução da Interprint em dez anos de Brasil
“O objetivo é que toda a matéria-prima da empresa tenha origem sustentável. No caso das florestas, agimos de forma a proteger espécies nativas e combater o desmatamento. A partir do momento que tomamos essas ações, o próprio produto que está no mercado carrega uma vocação sustentável”, destaca.
Lourdes ressalta que o mundo atualmente precisa de um olhar cuidadoso e de muita responsabilidade no desenvolvimento de produtos sustentáveis. “A preocupação com os materiais que usamos, a opção de dar uma segunda vida para os materiais, trabalhando em colaboração com os fabricantes de painéis e de móveis para que o mobiliário seja facilmente reparado, reutilizado, sendo uma constante atitude no Grupo Interprint”, assinala.
Interprint e a inovação
“A inovação é primordial para a Interprint. Dada a nossa expertise mundial, desejamos estar um passo à frente do mercado, sermos os primeiros a reconhecer oportunidades e desenvolvê-las”, frisa Lourdes. Para isso, a empresa está dedicando a explorar produtos inéditos em parceria com os parceiros como a Felix Scholler, Tensei, entre outros.
Dentre diversas inovações, Lourdes destaca que a empresa é a única fornecedora de impressão que pode prover um produto 100% sustentável feito com tintas à base de água e papel reciclado a partir de resíduos anteriormente descartados (Second Harvest). “Esse é um grande marco na nossa indústria pois responde as necessidades globais do nosso planeta”, afirma.
Sobre o Second Harvest, as fibras desse produto são derivadas de resíduos de plantas de crescimento rápido, que são colhidas várias vezes por ano. Os materiais excedentes normalmente são queimados ou empilhados, o que gera mais CO2. Portanto, o uso dessas sobras de materiais é, portanto, extremamente sustentável. O Second Harvest está disponível em tecnologia de impressão digital e analógica.
Interprint e Toppan
Desde 2019, a Interprint faz parte do grupo japonês Toppan, o que certamente acarretou mudanças na empresa alemã, como vantagem competitiva no mercado.
“O grupo Toppan fatura 12 bilhões de euros e investe mais de 500 milhões de euros por ano em pesquisa e inovação. Fora isso, a preocupação genuína do Grupo com a sustentabilidade, nos impulsiona ainda mais a favor do contexto global atual”, destaca Lourdes.
A Toppan assinou, em 2015, o manifesto das Nações Unidas com os conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) e em 2019 desenvolveu seu próprio manifesto Princípios ESG (ESG Principels).
Além disso, para a Interprint muitos caminhos foram abertos com a união. Dentro do portfólio do grupo existem diferentes produtos dedicados a superfícies que hoje são comercializados na Europa e América. A tecnologia de todos os países se complementa e traz o mundo da digitalização também para a indústria de papéis decorativos.
“Um ótimo exemplo que é resultado da co-criação das expertises de desenvolvimento de produto e tecnologia entre os países do grupo, é o painel translúcido que funciona como uma tela de televisão moderna projetando imagens normalmente ao ser ligado. Imagine um painel de madeira que enfeita a sua casa, escritório ou outro ambiente e que também é uma TV?”, exemplifica.