Confira destaques do Brasil no Salão do Móvel de Milão

Indústria brasileira está presente por meio de projeto da Abimóvel com ApexBrasil, levando o design de móveis brasileiro para o mundo

Publicado em 11 de abril de 2025 | 14:00 |Por: Thiago Rodrigo

A 63ª edição do Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão) começou no dia 8 de abril e segue até o próximo domingo (13). Nesta grande vitrine mundial do design e do mobiliário, visitantes de diversos países têm a oportunidade de conhecer o Espaço Brasil: uma área de 970 m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera, reunindo o melhor do mobiliário e do design contemporâneo brasileiro.

Promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, o espaço apresenta criações de dezenas de empresas e designers brasileiros em diferentes ações.

Indústria moveleira e colchoeira cresceu em 2024

A cenografia, assinada pelo escritório Estojo, aposta na interação entre linhas minimalistas e elementos orgânicos, reforçando a diversidade de materiais e o compromisso brasileiro com processos de produção de baixo impacto ambiental. Para ilustrar esse conceito, o Espaço Brasil conta com uma árvore no centro do ambiente, simbolizando a importância da biodiversidade na inspiração criativa e na força industrial nacional.

Nos produtos expostos, essa mesma visão se traduz na forma de matérias-primas singulares, como as madeiras brasileiras reconhecidas pela resistência, veios e calor, além de fibras extraídas de folhas de árvores, rochas e minerais esculpidos para realçar texturas únicas, tramas tradicionais repensadas ou reinventadas, e tecidos orgânicos ou couros produzidos de maneira sustentável. Esses atributos refletem a capacidade do design nacional de unir natureza e tecnologia, em linha com o tema “Thought for Humans” do iSaloni 2025, que destaca a experiência humana, a inclusão, a multifuncionalidade dos espaços e a adoção de recursos renováveis.Brazilian Furniture no iSaloni 2025

Visita do Embaixador Brasileiro em Milão

Na abertura oficial, os estandes brasileiros receberam a visita do Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, Cônsul-Geral do Brasil em Milão, e de Floriano Pesaro, Diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, acompanhados pela Gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.

As autoridades foram recepcionadas por Adeilton Pereira, Vice-Presidente da Abimóvel, e por Cândida Cervieri, diretora-executiva da entidade. No encontro, puderam conferir de perto a força do design e da indústria nacional, que equilibra brasilidade, inovação, qualidade, sustentabilidade e identidade cultural, reforçando o potencial do país no mercado internacional.

“Mais do que nunca, a indústria moveleira brasileira se firma como referência global em design e inovação, aliando materiais sustentáveis, criatividade e alta capacidade produtiva. Queremos mostrar ao mundo todo o potencial das nossas empresas e designers, que levam a autêntica brasilidade para diferentes mercados, sempre com responsabilidade ambiental e o olhar voltado às tendências internacionais”, enfatiza a Diretora-Executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.Brazilian Furniture no iSaloni 2025

Marcas brasileiras em Milão

Sete empresas brasileiras – ArboREAL, by Kamy, Century, CGS, IBTW, Modalle e St. James – ocupam áreas exclusivas de exposição no Espaço Brasil. Além disso, as empresas Century, CGS e by Kamy também apresentam suas peças no Lounge Brasil, ambiente de recepção, interação e descanso durante o evento, que conta ainda com itens da Móveis James.

Mostra “Design + Indústria”

Outra atração brasileira no Salone del Mobile.Milano é a mostra “Design + Indústria”, promovida pela Abimóvel e pela ApexBrasil, com curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo. Fruto das articulações do Projeto Brazilian Furniture, a iniciativa reúne o trabalho de cerca de fabricantes e designers de diferentes regiões do Brasil, apresentando peças autorais, atuais e conectadas às demandas de um mercado em transformação.

Brasil no Fuorisalone 2025

Paralelamente ao iSaloni, a segunda-feira, 07 de abril, marcou o início das atividades do Fuorisalone 2025, o maior circuito de eventos da Semana de Design de Milão, que também segue até o próximo domingo (13).

O Brasil participa com a exposição “Chuva do Caju”, na Università degli Studi di Milano, organizada pela ApexBrasil, com apoio da Abimóvel e curadoria de Bruno Simões. O evento integra a tradicional mostra da Interni, que este ano apresenta o tema-master “Cre-Action”. As instituições responsáveis estiveram reunidas na cerimônia de abertura do evento para celebrar o trabalho de uma delegação de mais de 90 empresas e dezenas de designers brasileiros, que integram a intensa programação do Fuorisalone e do iSaloni durante a semana.Brazilian Furniture no Fuorisalone 2025

Marta Manente lança Sofá Felicità em Milão

A designer Marta Manente apresenta um lançamento de design versátil, elegante e ideal para áreas internas e externas no Salone del Mobile Milano 2025

Publicado em 9 de abril de 2025 | 08:06 |Por: Júlia Magalhães

A designer brasileira, Marta Manente, referência no design contemporâneo, apresenta o Sofá Felicità, no Salone del Mobile Milano 2025 – um dos principais eventos do setor moveleiro global. A estreia aconteceu nesta terça-feira (8) e segue em exposição até domingo (13), no pavilhão RHO, Hall 03, estande D21/D27.

O lançamento é resultado de uma parceria com a Modalle Móveis. Batizado em homenagem à bisavó da designer, o Sofá Felicità remete às raízes ítalo-brasileiras de Marta Manente. Seu design orgânico e fluido promove bem-estar e conforto, sendo ideal para áreas de convívio.

O modelo bipartido foi pensado para facilitar o transporte e a adaptação a diferentes ambientes. Com formato envolvente e estofado generoso, valoriza tecidos contemporâneos e cria uma atmosfera acolhedora. Os materiais aplicados permitem o uso tanto em áreas internas quanto externas.

A estrutura é produzida em alumínio com pintura eletrostática, conferindo durabilidade e resistência. O assento utiliza espuma dry foam, que não absorve água, e é revestido com tecidos próprios para enfrentar sol, chuva e até cloro de piscina. A base em madeira náutica de teca adiciona elegância ao conjunto.

Filosofia de Marta Manente

Mais do que uma peça de mobiliário, o Sofá Felicità traduz a proposta de Marta Manente: criar móveis que despertam emoções e favorecem a conexão entre pessoas. A peça é um convite ao convívio em ambientes sofisticados e confortáveis.

Marta participa do Salone del Mobile Milano desde 2016, sempre com criações autorais que aliam sofisticação, funcionalidade e inovação. Sua presença contínua reforça sua relevância no cenário do design internacional.

O público poderá conhecer o lançamento no estande D21/D27, Hall 03, durante o evento. A ação integra o projeto Brazilian Furniture, promovido pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que fortalece a presença do design brasileiro no mercado global.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Dexco inaugura loja conceito no Conjunto Nacional

Casa Dexco, um espaço de inspiração e experimentação, chega à Avenida Paulista marcando um novo capítulo no segmento de arquitetura e decoração

Publicado em 17 de março de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de abrir as portas de sua flagship store no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. O espaço apresenta um novo conceito de loja de arquitetura e decoração, que promete ser destino turístico para pessoas que têm afinidade com os temas design e arquitetura.

Com 72 anos de história, o edifício do Conjunto Nacional – projetado pelo arquiteto David Libeskind- é sinônimo de cultura, arte, comércio e consciência social. Foi o primeiro grande arranha-céu da região da Avenida Paulista, marcando o início do processo de urbanização da área, e um dos primeiros a incluir em sua dinâmica o entorno, ao deixar o piso térreo aberto para a circulação de pessoas. A Casa Dexco resgata essa ideia de ser um local integrado à cidade.

A escolha do Conjunto Nacional também reflete a proposta da Dexco de se aproximar do consumidor. “Quantas pessoas passam por lojas de decoração, querem conhecer e não se sentem à vontade para entrar? A Dexco está abrindo suas portas e convidando as pessoas para a sua Casa. Qualquer pessoa que tenha interesse e que busque uma inspiração de forma mais convidativa, vai poder entrar”, afirma Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.

Com uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados divididos em dois andares, a Casa Dexco, projetada pelo escritório Architects Office (AO), foi idealizada para ser o novo centro de arquitetura, design, experimentação e inspiração do país, e o lugar para se viver ambientes.

Com todas as marcas da companhia reunidas, integra produtos, tendências globais e códigos culturais relevantes para o público em ambientes reais que podem ser vividos e testados. Além disso, vai ser palco de espaços decorados e assinados por 20 profissionais de arquitetura, design e decoração, na mostra Viver Ambientes.

A dupla Allex Colontonio e André Rodrigues, conhecidos como “Derconautas”, fazem a curadoria panorâmica da mostra. Para o primeiro ano, a loja aposta no modernismo para homenagear um dos maiores movimentos de cultura e arte do Brasil sob a perspectiva singular e criativa de arquitetos e designers renomados e novatos em destaque no mercado.Dexco

“Nossa curadoria foi rigorosa. Mesclamos Modernismo com Brutalismo, Surrealismo e outras vertentes artísticas. O Conjunto Nacional traz a verdade dos materiais no ambiente do prédio: tetos gráficos, colmeias, concreto aparente. E cada arquiteto trouxe, a seu modo, o Modernismo para os ambientes”, explica Allex Colontonio.

Sig Bergamin e Murilo Lomas assinam o ambiente modernista no piso térreo com visitação gratuita. Além deles, fazem parte da mostra Viver Ambientes os profissionais: David Bastos, Debora Aguiar, Duda Senna, Evandro Melato, Gabriel Fernandes, Jeferson Branco, Kesley Santiago, João Martins, João Panaggio, Marília Zimmermann, Moacir Jr., Nildo José, Paulo Azevedo, Priscila Muller, Sophia Abraham, Salvio Jr. do Studio CASAdesign, Studio Garoa e o escritório Très Arquitetura.

Além da personalidade e olhar de seus idealizadores, estes ambientes apresentam opções de decoração que traduzem estilos provenientes de pesquisas realizadas pela Dexco e apresentados na ferramenta de combinação DEXmood, que harmoniza as soluções oferecidas pelas marcas da empresa.

A loja conceito conta com exposições de arte e design, e espaços para eventos com programação contínua que fará parte da agenda cultural oficial da cidade. Também integram o empreendimento um café, operado pela A Casa de Antônia, um coworking, uma cozinha gourmet funcional em parceria com Florense e Electrolux, marca que também está em outros ambientes da Casa, um Design Hub, que é uma extensão do Design Office Dexco, para co-criações e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e uma sala interativa com tecnologia de ponta para experimentação das possibilidades de uso dos produtos das marcas em diversos ambientes.

“A ideia é que seja um espaço vivo, provocativo, de promoção de diálogos, com ferramentas que ofereçam experiências inspiradoras. Além disso, queremos que os visitantes que entrarem com dúvidas saiam com soluções completas após sua jornada imersiva na Casa Dexco,” comenta Crocomo.

A Dexco investiu fortemente para viabilizar o empreendimento, reafirmando seu propósito de oferecer soluções para melhor viver. “Nossa proposta agora é extrapolada para a cidade, bem como o nosso DNA inovador, que nos colocou na vanguarda do corredor de decoração em São Paulo. Esse movimento começou há mais de 30 anos, quando abrimos o showroom da Deca na Avenida Brasil, um dos primeiros espaços a se instalar na região que hoje é um grande polo de arquitetura e decoração. Agora, queremos consolidar nossa presença na Avenida Paulista e levar todo o nosso conhecimento para aquele grande corredor cultural. E, claro, fazer parte do resgate de toda a sua riqueza histórica”, afirma Marina Crocomo.

Alinhada ainda aos movimentos mais inovadores, a Casa Dexco irá promover a jornada mais completa do segmento de construção, reforma e decoração. E para fortalecer esse movimento, conta com a participação de parceiros. A Midea é a solução de ar-condicionado, as tintas são Sherwin-Williams, e os painéis de led, fornecidos pela The Led – empresa de sinalização digital e mídia de varejo. As soluções em móveis personalizados são da Celmar, Florense, Kitchens, SCA e Todeschini, e a Riccó participa com mobiliário da casa. Itens de cama e banho são da Trussardi, os colchões, da American Flex e as persianas são da Hunter Douglas. A assinatura olfativa é da Natura, parceira para os amenities de toda a Casa com a linha Bothânica, e o café oficial da casa é da 3 Corações, com sua linha de cafés especiais.

Para desenvolver a loja, a Dexco contou com a consultoria do Grupo Bittencourt, especializado no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios. Para chegar a esse conceito único de loja com inovação, tecnologia e entretenimento, foi feito um amplo estudo sobre os caminhos que a indústria deveria seguir, benchmarks mundiais, somados com a expertise do Grupo Bittencourt de como operacionalizar todo esse complexo inovador de ponta a ponta.

“Estamos muito felizes com a concretização desse conceito inédito no mercado. Quem visitar a Casa Dexco vivenciará uma experiência que não apenas representa a identidade da marca, mas também proporciona uma jornada fluida e envolvente. Cada detalhe foi pensado para gerar valor tanto para a Dexco quanto para o público, e isso só foi possível graças a um planejamento cuidadoso e à execução estratégica realizada com o apoio da nossa consultoria, que incorporou as melhores práticas e estratégias de mercado para garantir a consistência da experiência, unindo encantamento, funcionalidade e relacionamento”, comenta Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt. A Casa Dexco abre ao público a partir do dia 11 de março, com uma programação especial e visitas guiadas.Dexco

 

Expo Revestir 2025 mostra lançamentos em padrões de MDF

Maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, Expo Revestir conta com lançamentos em padrões de MDF das fabricantes de painéis de madeira

Publicado em 13 de março de 2025 | 10:45 |Por: Thiago Rodrigo

Com dias e horários ampliados, a Expo Revestir 2025 buscou maximizar as oportunidades de negócios e conexões, com novo formato de visitação nos dias 10 e 11 de março, além de estar aberta três dias para o público profissional, majoritariamente arquitetas, nos dias 12, 13 e 14. Assim, a 23ª ocorre de 10 a 14 de março de 2025 no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), sendo palco de lançamentos em padrões de MDF das empresas fabricantes de painéis de madeira para móveis – leia mais sobre os lançamentos em reportagem na futura edição de abril da Móbile Fornecedores.

Embora a feira reúna mais de 300 marcas expositoras, entre os maiores players nacionais e internacionais dos segmentos de cerâmicas, louças sanitárias, metais, rochas ornamentais, mosaicos, madeiras, laminados, cimentícios, vítreos, maquinário, acessórios e outros revestimentos, em 65 mil m² de área, é neste evento que as fabricantes de painéis de madeira para móveis fazem seus lançamentos em padrões de MDF para o ano.

Sayerlack na Haus Decor Show

Concomitantemente a Expo Revestir, é organizado a Haus Decor Show, que apresenta lançamentos imperdíveis dos setores de tintas e vernizes, iluminação, refrigeração e automação residencial. Nesse sentido, a fabricante de tintas de Cajamar (SP), Sayerlack, mostrou suas novidades a profissionais de arquitetura, design e marcenaria.

Sempre à frente das tendências, a Sayerlack apresenta na Haus Decor Show 2025 um showroom de soluções em acabamentos que agregam valor e identidade ao mobiliário, permitindo personalização e diferenciação no mercado. São inovações em texturas, cores e efeitos especiais – como metalizados, perolizados e tridimensionais – que tornam os móveis ainda mais atraentes e adaptáveis às preferências do consumidor.

A cor também é um elemento determinante na percepção e no impacto visual dos móveis. Nesse sentido, a Sayerlack incorpora as tendências globais em seu exclusivo sistema Tintométrico, o Sayerysystem com aposta na sofisticação da Cor do Ano da Pantone: Mocha Mousse, tom marrom quente e acolhedor que dialoga com diferentes estilos e materiais. Além disso, lança uma nova lâmina de madeira, totalizando 26 padrões, também vernizes e stains para madeiras em áreas externas.Sayerlack na Haus Decor Show 2025

Lançamentos em padrões de MDF

A Duratex lança novos padrões de MDF na Coleção Aura e novidades inéditas em Duratex You. O painel Nex Geo na linha Duratex You integra a primeira linha transversal da marca, assim como o Tape em exclusiva collab assinada pelos renomados arquitetos Sig Bergamin e Murilo Lomas. Completam as novidades nesta linha o Ruvia, Bossa e Lago. Enquanto na Coleção Aura, Tape Zinco, Moss Absoluto, Pérola Absoluto, Nogueira Bourbon, Freijó Imperial são os lançamentos em padrões de MDF.lançamentos em padrões de MDF

O grande lançamento da Eucatex na Revestir 2025 é a Coleção Essência Brasileira, uma linha de MDFs que celebra a diversidade das florestas brasileiras, com três novos padrões para a linha Poro Supermatt. Com pilares que unem sustentabilidade, ancestralidade, experiência sensorial e o equilíbrio entre tecnologia e natureza, a coleção promove o uso consciente dos recursos naturais e reflete o compromisso da Eucatex com o desenvolvimento sustentável. Imbuia Caiapó, Carvalho Brasileiro e Tauari Amazônia são os lançamentos em padrões de MDF da Eucatex, que também faz lançamento de novas cores para a linha de ripados em barras, com o Cinza Supremo, Louro Freijó e o Carvalho Tropical. Eucatex

A Guararapes, faz 11 lançamentos de padrões de MDF e uma nova textura. A linha Syncro Ash | Madeiras do Mundo tem a nova textura natural de lâmina de madeira de Fresno, textura sincronizada mais profunda do mercado, de acordo com a companhia, nos dois lados do painel.

Já a linha Áris está com duas novas cores para 2025, Azul Marinho e Ametista. Também há novos padrões madeirados e metalizado, como o Salerno, inspirado nas paisagens ensolaradas da Costa Amalfitana, Nogueira Rubi, Nogueira Âmbar, Capri, e Metal Champagne, com tom metalizado e brilho acetinado, seguindo tendências mais recentes do design europeu.

A Greenplac, de Água Clara (MS), faz o lançamento de uma nova textura e sete padrões para a Coleção Clássicos. A nova textura Lizze é um equilíbrio entre texturizado, o mate acetinado e o super mate. Um acabamento micro, suave ao toque, resistente e sem reflexo são as características principais dessa nova textura.

“Apresentamos na Coleção Clássicos uma seleção especial de unicolores, madeirados e uma nova textura desenvolvida para resistir na decoração. À medida que avançamos para um consumo mais consciente e a valorização do duradouro se torna essencial, a Coleção Clássicos se destaca como um símbolo contemporâneo e atemporal”, afirma Laís Carelo, gerente de marketing da Greenplac.lançamentos em padrões de MDF

A Arauco lança a Coleção Ritmos, com nove padrões e uma textura inédita para os painéis de MDF, combinando inovação e versatilidade para o mercado de arquitetura e design de interiores. A coleção apresenta quatro tons madeirados – Bossa Nova, Samba, Sertanejo e Tauari Clássico – e três cores sofisticadas – Jazz, Blues e Frevo, sendo estas duas últimas disponíveis na textura Matt e na exclusiva Dueto.lançamentos em padrões de MDF

A Flora, com a sua segunda participação na Expo Revestir, teve um belo estande assinado pela arquiteta especialista em arquitetura emocional, Juliana Medeiros. A empresa de Paragominas (PA), fez lançamentos em padrões de MDF que representam suas origens e o orgulho do Norte. São os padrões Manga Rosa (acabamento Supermatte), Camapu, Freijó Tucumã, Carvalho Guaraná e Nogueira Açaí da coleção Sutilezas da Amazônias, as quatro últimas lançadas na nova textura Line, de toque ainda mais natural e visual fosco resistente ao risco.lançamentos em padrões de MDF

A Fibraplac apresenta a coleção Memórias, com sete lançamentos em padrões de MDF: Moscatel, Bariloche, Órion, Duna, Carrara, Nogueira Nativa e Amêndoa Suave. Os dois últimos são madeirados, enquanto o Carrara é um padrão de MDF que remete ao mármore, sendo os outros quatro unicolores suaves.lançamentos em padrões de MDF

A Placas do Brasil mostra a Coleção Vozes, que tem a Amazônia como fonte de inspiração, sendo um tributo à rica biodiversidade da floresta amazônica, onde a natureza e a arte se encontram. Os padrões Rio Negro, Amazonas e Peroba Rosa são os destaques da empresa de Pinheiros (ES).Placas do Brasil

A Berneck mostrou sua estratégia consolidada de inovação sustentável, com um ciclo de lançamentos bienal, reduzindo o impacto ambiental, evitando desperdícios e otimizando a produção. Assim, reforçou a Coleção Horizontes e a Textura Alumi, além de enfatizar seu portfólio de mais de 70 padrões.Berneck

Marta Manente apresenta poltrona sustentável

Com design inspirado na natureza e revestimento ecológico, a Poltrona Pietra VIVA, traz tecnologia e consciência ambiental para a DW – Semana de Design de São Paulo

Publicado em 3 de março de 2025 | 08:30 |Por: Júlia Magalhães

A designer gaúcha Marta Manente retorna à DW – Semana de Design de São Paulo, de 10 a 16 de março, para apresentar sua mais recente criação: a poltrona Pietra VIVA. Integrando a mostra da Boobam, a peça traduz inovação e sustentabilidade ao ser revestida com tecido exclusivo Knit 3D, produzida a partir de garrafas PET coletadas manualmente em áreas próximas às costas oceânicas, onde não há sistema formal de reciclagem.

A exposição “Da cabeça às mãos” explora a relação entre o corpo humano e o mobiliário, destacando como gestos e criações dão vida aos móveis. Dentro desse conceito, a Pietra VIVA ganha destaque ao unir design circular, tecnologia e compromisso ambiental.

“O que eu quero deixar como mensagem ao mundo, através do meu design, é poder criar produtos que são duráveis, tecnológicos, confortáveis e feitos com matérias-primas ecologicamente corretas”, afirma Marta Manente.

Crédito: Catiane Grassi

Uma peça com história e propósito

O nome Pietra, que significa pedra em italiano, carrega a herança da designer, cujos bisavós migraram da Itália para Bento Gonçalves (RS). A fluidez das formas da poltrona é inspirada nas pedras do Rio das Antas, local que marcou a trajetória da família e foi severamente atingido pelas enchentes de 2024.

Cada detalhe da peça reforça seu compromisso com o design sustentável. O revestimento em malha Knit não apenas confere um toque sofisticado e resistência à abrasão, mas também contribui para a preservação da espuma do estofado, garantindo maior circulação de ar e prevenindo proliferação de ácaros e bactérias. Cada metro quadrado do tecido reciclado reutiliza cerca de 41 garrafas plásticas retiradas da natureza.

A finalização do design é feita com um braço slim em metal, adornado com fios de couro entrelaçados à mão, um detalhe sofisticado que valoriza a fluidez das formas da peça.

A série limitada da poltrona Pietra VIVA acompanha uma tag numerada, atestando a rastreabilidade do processo de reciclagem e certificação da fibra sustentável.

peça traduz inovação e sustentabilidade ao ser revestida com tecido exclusivo Knit 3D, produzida a partir de garrafas PET | Crédito: Carlos Ben

Sustentabilidade e inovação no design brasileiro

Ao unir tecnologia, responsabilidade ambiental e um olhar atento para o design atemporal, Marta Manente reforça a importância de criações que vão além da estética.

“A preservação do meio ambiente sempre esteve presente no meu trabalho, e especialmente depois da tragédia no Rio Grande do Sul, acredito que precisamos pensar em soluções que causem um impacto positivo e duradouro”, destaca a designer.

A poltrona Pietra VIVA estará em exibição na DW 2025, demonstrando como o design pode ser uma ferramenta poderosa para inovação e conscientização ambiental.

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade!

Tendências de arquitetura e decoração para 2025

O Casoca Trends 25 revela tendências de especificação em arquitetura e decoração com base em dados sólidos de profissionais do setor

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 | 09:12 |Por: Júlia Magalhães

O Casoca, plataforma de especificação para arquitetos e decoradores, com mais de 25 mil produtos indexados, 300 marcas, 290 mil profissionais cadastrados e 73 milhões de visualizações de página no último ano, lança a segunda edição do Casoca Trends 25.

O estudo exclusivo analisa os produtos e seções mais buscados por profissionais de arquitetura e decoração em 2024, oferecendo insights para marcas, lojas e profissionais que desejam embasar suas decisões estratégicas e inovar em seus projetos.

Metodologia e base de dados

O Casoca Trends 25 foi elaborado com rigor metodológico, utilizando dados coletados exclusivamente da plataforma www.casoca.com.br. A análise comparou o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 com o mesmo período de 2023, identificando mudanças significativas no comportamento de busca e visualização.

Em 2024, foram registradas 1.502.827 buscas e 44.124.020 visualizações, um aumento expressivo em relação a 2023, que contabilizou 764.737 buscas e 18.127.758 visualizações. A amostra analisada indica que 95% das buscas foram realizadas por arquitetos, designers e decoradores no Brasil.

Tendências de 2024 e projeções para 2025

O estudo revelou tendências importantes para o mercado de arquitetura e decoração, destacando categorias como móveis, materiais, tecidos, revestimentos, iluminação e ambientes.

Móveis

  • Os móveis mais visualizados foram sofás, cadeiras, poltronas, móveis de área externa e mesas de jantar.
  • Sofás modulares e curvos foram os mais buscados, com os sofás curvos apresentando o maior crescimento (+353%).
  • As buscas por sofás com design orgânico aumentaram +450%.

Sofá Bean / Divulgação Casoca

Materiais

  • Os materiais mais buscados foram palha, MDF e corda náutica.
  • O MDF teve o maior crescimento nas buscas, com +304,56%.

Tecidos

  • Couro, linho e fibra natural lideraram as buscas.
  • O bouclé teve um crescimento expressivo de +318%.

Revestimentos de parede

  • As pedras naturais foram as mais buscadas.
  • A visualização de pedras para parede cresceu +70,5%, com travertino e mármore como as mais procuradas.

tendências

tendências

Parede revestida em pedra natural / Divulgação Casoca

Iluminação

  • Luminárias de teto foram as mais visualizadas.
  • As buscas por iluminação para área externa cresceram +239%.
  • Houve um aumento de +139% na categoria de iluminação.
  • A arandela externa foi a mais buscada.

Ambientes

  • Closets, quartos e banheiros foram os mais pesquisados.
  • As buscas por brinquedotecas cresceram +308%.

Brinquedoteca Casacor Minas 2024 – A Brinquedoteca com Vida, assinada por Daniela Tavares – Móveis Minca / Divulgação Casoca

Outros destaques

  • O artesanato teve um crescimento de +389% nas buscas.
  • Tapetes registraram +171% de aumento nas visualizações, com preferência por modelos retangulares e neutros.
  • As buscas por puxadores e cristaleiras aumentaram +343%.
  • Houve crescimento nas buscas por abajures (+151%), acessórios de banheiro (+150%), ar-condicionado (+151%), azulejos (+149%) e cabeceiras (+114%).

🔗 Siga o Instagram da Revista Móbile 360° para não perder nenhuma novidade do setor moveleiro!

CASACOR São Paulo anuncia elenco para 2025

Tema da 38ª edição da CASACOR São Paulo é “Semear Sonhos” e acontece no Parque da Água Branca, entre 27 de maio e 3 de agosto

Publicado em 21 de fevereiro de 2025 | 09:06 |Por: Júlia Magalhães

A CASACOR São Paulo chega à sua 38ª edição entre 27 de maio e 3 de agosto de 2025. Pela primeira vez, o evento será realizado no Parque da Água Branca, espaço histórico e cultural com 137 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada.

A mostra ocupará 10.161m² de área construída, apresentando mais de 70 ambientes entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços para arte, gastronomia e compras.

O tema deste ano, “Semear Sonhos”, explora três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. A proposta é refletir sobre a construção de um futuro sustentável, a integração entre cidade e natureza e a colaboração entre diferentes disciplinas para soluções inovadoras e sustentáveis.

Elenco multidisciplinar na CASACOR São Paulo

A CASACOR São Paulo 2025 reúne um elenco diverso, desafiado a interpretar o tema com criatividade e inovação. Entre os participantes estão Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco, Paola Ribeiro, João Armentano, Marina Linhares, Bruno Carvalho, Mauricio Arruda, Gisele Taranto e Léo Shehtman.

Destaque para o paisagismo

O paisagismo será um dos grandes focos desta edição, com projetos assinados por Gilberto Elkis, Roberto Riscala, Mônica Costa, Catê Poli e João Jadão, Luciano Zanardo e estreantes como Simone Campos, Paula Varga e Denis Bessa.

Retornos e estreias

Diversos profissionais e escritórios retornam à CASACOR, entre eles Luciana Moreno, Daniela Funari, Gabriel Rosa, Natan Gil, Beatriz Quinelato e Otto Felix. A edição também traz estreantes como Leda Simões, André Bastos e Pedro Luiz de Marqui, Letícia Figueiredo e Priscila Sunao, além de nomes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e interior de São Paulo.

A CASACOR São Paulo 2025 acontecerá no Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 40), de 27 de maio a 3 de agosto. O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo, além dos patrocinadores master Deca, BRB, Peugeot e Coral, e apoio local de Duratex, Brastemp e Portinari.

🔗 Fique por dentro de todas as notícias do mercado moveleiro no Instagram da Revista Móbile 360°!

DW! Semana de Design de São Paulo retorna em março

Sob o tema “Mãos e Máquinas”, a 14ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo acontece entre 10 e 16 de março, reunindo cerca de 300 atividades inéditas em mais de 100 locais da cidade

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 | 06:21 |Por: Júlia Magalhães

A DW! Semana de Design de São Paulo chega à sua 14ª edição consolidada como o maior evento de design e arquitetura da América Latina. Entre os dias 10 e 16 de março, São Paulo será palco de uma programação extensa, reunindo mais de mil marcas e criativos para apresentar novidades e tendências ao público especializado e profissionais do setor arqdecor.

Em 2024, a semana registrou um público de 100 mil visitantes, sendo 80% formado por profissionais da área, consolidando-se como um espaço essencial para conhecimento, networking e negócios. O evento bateu recordes, com 367 atividades, 143 expositores distribuídos em 130 locais da capital paulista e mais de 100 mil visitantes. Digitalmente, as ações da DW! alcançaram 24 milhões de impressões e aproximadamente 840 mil interações, consolidando-se como um dos maiores eventos do segmento.

Idealizada por Lauro Andrade, CEO e fundador do evento, a DW! é reconhecida por sua curadoria plural e democrática. Com atividades majoritariamente gratuitas, o evento promove conexões diretas entre público, marcas e profissionais do setor, oferecendo exposições, lançamentos, oficinas, palestras, visitas guiadas, feiras de economia criativa e experiências imersivas.

Seguindo o sucesso da edição anterior, Andrade convidou novamente a jornalista Lúcia Gurovitz para a curadoria do evento, reforçando o compromisso de manter a DW! cada vez mais inclusiva e relevante.

Mãos e Máquinas: o tema central da DW! Semana de Design de São Paulo 2025

A cada ano, o evento propõe reflexões aprofundadas sobre temas contemporâneos. Em 2025, o tema “Mãos e Máquinas” será o eixo das discussões, explorando o equilíbrio entre a tecnologia e o trabalho manual. Os debates acontecerão nos DW! Talks, realizados na Casa Docol, o QG do evento.

“Desde sua criação, a DW! Semana de Design de São Paulo provoca diálogos essenciais sobre os impactos do design na sociedade. Em 2025, o foco será a relação entre mãos e máquinas, discutindo como tradição e inovação podem coexistir.

Queremos estimular a troca de ideias sobre como designers e artesãos podem criar juntos, unindo tecnologia e sensibilidade”, destaca Andrade. “Nosso objetivo é que as discussões promovidas aqui gerem um impacto contínuo na evolução do setor arqdecor”, acrescenta.

Crédito: Fabiano Sanches / divulgação DW! Semana de Design de São Paulo

Conexões e expansão do design

Para 2025, a programação promete novidades, incluindo novas edições da Feira na Rosenbaum e da BoomSPDesign, eventos no D&D Shopping, feiras e exposições na Galeria Metrópole e ações nos Circuitos Barra Funda e Pinheiros.

O Distrito Alameda Gabriel, tradicional ponto de grandes exposições, também receberá um Circuito de Arte e Design Digital, ampliando as experiências para os visitantes e fomentando negócios no setor.

Desde sua primeira edição, a DW! Semana de Design de São Paulo se estrutura sobre três pilares essenciais, conforme destaca Andrade: “O Brasil é uma potência criativa, com diversidade e inovação presentes em todas as expressões artísticas. Além disso, temos um forte espírito empreendedor, que impulsiona o design em todas as regiões do País. E, por fim, nossa biodiversidade é um diferencial valioso, que deve ser preservado e integrado ao processo criativo de forma sustentável”, explica.

“Nosso compromisso é avançar continuamente, integrando esses pilares ao evento e promovendo diálogos que impulsionem o setor. O design é transformação, e a DW! seguirá sendo esse espaço de evolução e convergência para a indústria e a criatividade”, conclui

Com um impacto que vai além do design e arquitetura, a DW! movimenta o turismo e o comércio local, ocupando hotéis, restaurantes, ateliês e lojas. Durante uma semana, a capital paulista se torna o epicentro da inovação e criatividade, reforçando a relevância do evento para o setor e para a cidade.

🔗 Fique por dentro de todas as notícias do mercado moveleiro no Instagram da Revista Móbile 360°!

Tok&Stok e Fábula apresentam brasilidade com um toque lúdico

A Tok&Stok lança sua primeira coleção de 2025, trazendo peças que se destacam pelas cores vibrantes e pelo poder de despertar a criatividade das crianças

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 | 08:37 |Por: Júlia Magalhães

A Tok&Stok, lançou a coleção infantil Caxixi, resultado de uma parceria com a Fábula. Essa colaboração reúne elementos do design brasileiro e o universo infantil, criando uma linha encantadora de móveis e acessórios para quarto, cozinha e banheiro.

A coleção celebra a brasilidade com estampas exclusivas inspiradas nos Caxixis, miniaturas de barro tradicionalmente produzidas por artesãos do Recôncavo Baiano.

Essas ilustrações, marcadas por cores vibrantes e formas criativas, também aparecem na coleção de roupas Verão 2025 da Fábula, destacando-se como um convite ao desenvolvimento da imaginação das crianças.

Móveis Montessorianos para incentivar a autonomia

Divulgação Tok&Stok

30Divulgação Tok&StokAlém dos acessórios, a coleção apresenta a linha de móveis complementares Sauí, projetada pelo time T&S Design. Com foco no método Montessoriano, as peças de madeira nozes e pés robustos foram desenvolvidas para acompanhar as diferentes fases da infância. Um destaque é a Cama Junior, de altura baixa, ideal para a transição pós-berço, estimulando a autonomia e a liberdade das crianças.

A coleção Caxixi inclui mais de 20 opções de acessórios e móveis voltados para crianças de 7 a 10 anos. Segundo o head de design e tendências da Tok&Stok, Ademir Bueno, a coleção reafirma o compromisso da marca em promover a cultura brasileira por meio do design: “A parceria com a Fábula traduz a essência do design brasileiro de forma lúdica, com cores e formas que incentivam a criatividade das crianças.”

🔗 Fique por dentro de todas as notícias do mercado moveleiro no Instagram da Revista Móbile 360°!

Conheça as categorias do Prêmio Design da Movelaria Nacional

Premiação está com inscrições abertas; além de exposição no Congresso Moveleiro Nacional 2025, vencedoras serão expostas no iSaloni 2026

Publicado em 29 de janeiro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O Prêmio Design da Movelaria Nacional está com inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025 e é a oportunidade ideal para empresas, profissionais e estudantes colocarem suas criações em destaque no cenário nacional e internacional. Podem ser inscritos projetos lançados em 2024 e aqueles que serão colocados no mercado no primeiro semestre de 2025, proporcionando uma vitrine ampla para a indústria e o design de mobiliário.

O Prêmio é uma realização da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo é destacar a diversidade do setor de móveis brasileiro, abordando não apenas os aspectos tradicionais do design e da produção, mas também incentivando soluções inovadoras e responsáveis para os desafios contemporâneos.

Contando com sete categorias, os vencedores terão suas peças expostas no Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália, entre outros eventos de renome no calendário moveleiro. Hoje exploramos um pouco mais sobre duas dessas categorias: Design de Bioeconomia e Mobiliário de Design Emergencial. Temáticas que evidenciam o compromisso do setor com a sustentabilidade e a inovação.

Design de Bioeconomia

A categoria “Design de Bioeconomia” visa premiar projetos de mobiliário sustentável que não apenas emprega recursos renováveis ou ecológicos como também adota práticas de produção ecologicamente responsáveis e que atendam aos princípios ESG (Environmental, Social, Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Serão avaliados pelos jurados o uso de materiais renováveis e sustentáveis, a eficiência no uso de recursos, o ciclo de vida do produto, o impacto ambiental reduzido, as matérias-primas regionais, a integração com a economia circular, a estética e a funcionalidade. O conceito de bioeconomia promove o uso de materiais naturais, recicláveis ou biodegradáveis, considerando todo o ciclo de vida do produto — desde a extração de materiais até o descarte ou reciclagem.

“O conceito de bioeconomia aplicado ao design moveleiro é uma resposta direta à demanda global por soluções sustentáveis e acessíveis. Trata-se de transformar os recursos renováveis em peças que contém uma história de acolhimento e responsabilidade socioambiental. Garantindo, assim, que o mobiliário brasileiro tenha um impacto positivo no mundo enquanto mantém a identidade cultural viva”, fala a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

Mobiliário de Design Emergencial

A categoria destina-se a premiar o mobiliário criado para atender necessidades urgentes ou emergenciais, seja em cenários de crises humanitárias, desastres naturais ou decorrentes de mudanças climáticas, conflitos ou até em situações de vulnerabilidade social. Com isso, ressalta-se que em um mundo que enfrenta crises frequentes, sejam elas naturais, sociais ou econômicas, o design se torna uma ferramenta essencial para melhorar as condições de vida em situações adversas.

A avaliação de projetos na categoria “Design de Mobiliário Emergencial” deve ser centrada na capacidade do design de resolver problemas de forma rápida e eficiente, bem como na adaptação a contextos de emergência. Isso, além de considerar a praticidade, a ergonomia, a acessibilidade, a transportabilidade e a sustentabilidade.

“Indústrias e designers inscritos nessa categoria são incentivados a pensar fora da caixa, criando soluções de mobiliário que sejam práticas, fáceis de transportar, montar e que atendam às necessidades básicas de pessoas em situação de emergência. O impacto positivo do design vai além da estética; trata-se de transformar a vida de comunidades vulneráveis através de soluções rápidas e eficazes. Nesta categoria, a adaptação à realidade emergencial, a ergonomia, a sustentabilidade e a acessibilidade serão elementos-chave para a avaliação dos jurados”, reforça Cândida.

Conheça as categorias do Prêmio Design da Movelaria Nacional

Além do Design de Bioeconomia e do Mobiliário de Design Emergencial, o prêmio conta ainda com outras cinco categorias que refletem a diversidade e a complexidade da produção nacional:
– Mobiliário de Fabricação Seriada: inovação em escala.
– Mobiliário de Fabricação Artesanal: design autoral, técnicas tradicionais e inovação.
– Inovação em Design de Mobiliário: novos materiais, tecnologias e processos disruptivos.
– Mobiliário Planejado: móveis personalizados e sob medida.
– Potencial Criativo em Design de Móveis: as vozes do futuro.

Premiação categorias ‘Design de Bioeconomia’ e ‘Mobiliário de Design Emergencial’
1º Lugar: Troféu + Certificado de Participação + Exposição do Mobiliário no Salão Internacional do Móvel de Milão – iSaloni 2026
2º Lugar: Troféu Prêmio Design da Movelaria Nacional + Certificado de Participação
3º Lugar: Troféu Prêmio Design da Movelaria Nacional + Certificado de Participação

De olho no amanhã

Essas duas categorias simbolizam a capacidade do setor moveleiro de se engajar diretamente com os desafios sociais e ambientais, criando soluções que têm o potencial de oferecer mais dignidade e conforto às famílias. Mais do que produtos, portanto, essas criações são agentes de transformação.

Com esse espírito, o Prêmio Design da Movelaria Nacional convoca designers, arquitetos, marceneiros, estudantes, indústrias de móveis e todos os apaixonados pela criação a pensarem como suas peças podem fazer parte de algo maior: construir um futuro mais justo, sustentável e resiliente. Regulamento e inscrições abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site mkt.abimovel.com/premiodesign.


Fique por dentro!