Cresce a procura por arquitetos e montadores de móveis
GetNinjas confirma aumento na busca por serviços da categoria “Reformas e Reparos” nos meses de abril, maio e junho
Publicado em 30 de junho de 2020 | 11:23 |Por: Cleide de Paula
A plataforma GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina fez um levantamento e vem analisando, desde março, os impactos da Covid-19 no setor de serviços autônomos. Como consequência do fechamento de estabelecimentos e até mesmo de demissões em empresas por conta da pandemia, muitos profissionais tiveram que se reinventar. Nesse contexto, o GetNinjas permite que o profissional autônomo amplie sua carteira de clientes com praticidade e, em alguns casos, consiga prestar serviço de forma remota.
O aplicativo contabilizou um aumento de 20% de novos cadastros de profissionais nos meses de março, abril e maio de 2020. As categorias que mais receberam novos cadastros foram: Reformas e Reparos (que engloba, entre outras profissões, profissionais como arquitetos, montadores de móveis e marceneiros), Serviços Domésticos e Moda e Beleza.
Apesar de não ser possível estimar a fatia de participação da categoria Reformas e Reparos nos resultados globais da plataforma, o fundador e CEO do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier, compartilha que a estimativa geral do ganho dos profissionais por meio da plataforma, a qual é chamada de GMV, chegou a R$ 1,2 bilhão nos últimos 12 meses.
“Não é possível fazer essa estimativa de balanço financeiro na categoria. O funcionamento do GetNinjas se baseia na conexão de prestadores de serviços cadastrados e consumidores interessados. Ao ingressar no aplicativo, o profissional investe em um pacote de moedas para ter acesso aos contatos dos clientes que solicitaram serviços. A partir desse momento, toda a negociação é feita diretamente entre profissional e cliente”, explica.
– Quais são as alterações nos escritórios causadas pela pandemia?
Busca por arquitetos
Entre 07 e 13 de junho, o GetNinjas registrou aumento de 24% na procura por arquitetos, em comparação aos dias 8 e 14 de março, período em que o coronavírus ainda não havia afetado o setor.
A demanda por arquitetos passou a se destacar a partir de 26 de abril, quando a o relatório contabilizou um aumento de 3%. Desde então, o serviço teve um crescimento gradual justificado pela necessidade de reformas e reparos, seja para deixar os lares mais confortáveis ou para adaptar escritórios, indústrias e empresas para a retomada gradual das atividades.
Quanto às solicitações que envolvem serviços de arquitetos, o CEO do GetNinjas conta que foi possível perceber que em maio, 60% da demanda foi em busca de arquitetos que trabalhassem remotamente, enquanto 40% da demanda foi em busca de trabalhos presenciais.
Demanda por montadores de móveis
Eduardo ressalta que também houve maior aumento pela procura do serviço de montagem de móveis. O Distrito Federal foi a localidade que mais se sobressaiu em relação à demanda por montadores de móveis. “Em maio, a procura pelos profissionais fez com que o serviço fosse o 6º mais solicitado na capital. No Sudeste, a busca também cresceu, principalmente, no final de maio. Nos dias 17 a 23 de maio em comparação com os dias 08 a 14 de março, o número de solicitações no estado de São Paulo também cresceu mais de 11%, enquanto no Rio de Janeiro aumentou mais de 23%; por fim, Minas Gerais contabilizou um acréscimo de mais de 12%”, detalha o CEO.
Demanda por marceneiros
O GetNinjas contabilizou ainda um crescimento na demanda por marceneiros, que, assim como serviço de montador de móveis, integram a categoria “Reformas e Reparos”. Segundo o levantamento nacional mais recente, feito nos dias 14 a 20 de junho, em comparação com os dias 08 a 14 de março, a procura por marceneiros aumentou mais de 21%, o que representa o pico da busca pelo profissional. “Apesar do impacto causado pela pandemia, a demanda por marceneiro passou a se recuperar a partir do dia 10 de maio, quando cresceu 3,29%, em comparação com o mesmo período”, comenta Eduardo.
Fretes e mudanças residenciais
Com a recomendação do isolamento social, as pessoas tiveram que adiar os planos de mudanças residenciais e, por isso, a demanda pelo serviço de mudanças e carreto sofreu uma queda de -27% em abril, com um seguinte aumento de 27% em maio e curva ascendente em junho.
Cadastre-se no GetNinjas em 10 passos:
1 – Baixe o aplicativo que está disponível para aparelhos Android e IOS;
2 – Abra o aplicativo e clique em “Sou profissional e busco novos clientes”;
3 – Depois clique em “Sou novo aqui” e ler as instruções de cadastro;
4 – Inclua o número do celular e um endereço de e-mail válido;
5 – Em seguida, selecione a categoria de serviços na qual o trabalho oferecido se encaixa;
6 – Depois, selecione subcategorias que detalham o serviço oferecido;
7 – No formulário que aparecer, complete dados como nome, CEP e celular;
8 – O profissional receberá um SMS com um código que deve ser digitado no aplicativo;
9 – O profissional pode investir na compra de um pacote de moedas, que libera o contato de consumidores que solicitaram orçamento;
10 – Com o cadastro pronto, o profissional receberá pedidos de acordo com sua localização e tipo de serviço;
“No GetNinjas, o prestador de serviço cadastrado tem total liberdade para estipular o preço do serviço oferecido, então não há um controle de preços tabelado. Além disso, como a negociação entre profissional e consumidor acontece fora do aplicativo, não há como acompanhar o valor final definido entre as partes” – Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas
Obtenha os melhores resultados no GetNinjas
Crie um bom anúncio
No momento de detalhar os serviços prestados, há um campo que permite que o prestador de serviço descreva melhor seu trabalho. Nesse caso, quanto mais detalhes, mais o consumidor conhecerá os serviços oferecidos, o que pode influenciar na sua decisão de contratação. Além disso, antes de finalizar o anúncio, o profissional deve prestar uma atenção especial e verificar se o endereço colocado está correto, pois é com base nessa informação que o GetNinjas envia pedidos de clientes geograficamente próximos;
Responda aos consumidores
Ao liberar o contato de um consumidor que solicitou orçamento no GetNinjas, o ideal é que o prestador entre em contato com o cliente o quanto antes. Dessa forma, o profissional demonstra pró-atividade e profissionalismo à pessoa interessada, além de aumentar as suas chances de fechar o negócio antes de supostos concorrentes.
Peça recomendações
Assim que um serviço for finalizado, é interessante que o profissional solicite ao consumidor, uma avaliação no seu perfil do GetNinjas sobre trabalho contratado. Assim, os futuros clientes têm referências sobre o prestador de serviço e isso se torna um diferencial na hora da decisão final do cliente.