Cresce a procura por arquitetos e montadores de móveis

GetNinjas confirma aumento na busca por serviços da categoria “Reformas e Reparos” nos meses de abril, maio e junho

Publicado em 30 de junho de 2020 | 11:23 |Por: Cleide de Paula

Aplicativo GetNinjasA plataforma GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina fez um levantamento e vem analisando, desde março, os impactos da Covid-19 no setor de serviços autônomos. Como consequência do fechamento de estabelecimentos e até mesmo de demissões em empresas por conta da pandemia, muitos profissionais tiveram que se reinventar. Nesse contexto, o GetNinjas permite que o profissional autônomo amplie sua carteira de clientes com praticidade e, em alguns casos, consiga prestar serviço de forma remota. 

O aplicativo contabilizou um aumento de 20% de novos cadastros de profissionais nos meses de março, abril e maio de 2020. As categorias que mais receberam novos cadastros foram: Reformas e Reparos (que engloba, entre outras profissões, profissionais como arquitetos, montadores de móveis e marceneiros), Serviços Domésticos e Moda e Beleza. 

Apesar de não ser possível estimar a fatia de participação da categoria Reformas e Reparos nos resultados globais da plataforma, o fundador e CEO do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier,  compartilha que a estimativa geral do ganho dos profissionais por meio da plataforma, a qual é chamada de GMV, chegou a R$ 1,2 bilhão nos últimos 12 meses.

“Não é possível fazer essa estimativa de balanço financeiro na categoria. O funcionamento do GetNinjas se baseia na conexão de prestadores de serviços cadastrados e consumidores interessados. Ao ingressar no aplicativo, o profissional investe em um pacote de moedas para ter acesso aos contatos dos clientes que solicitaram serviços. A partir desse momento, toda a negociação é feita diretamente entre profissional e cliente”, explica. 

Quais são as alterações nos escritórios causadas pela pandemia?

Busca por arquitetos

Entre 07 e 13 de junho, o GetNinjas registrou aumento de 24% na procura por arquitetos, em comparação aos dias 8 e 14 de março, período em que o coronavírus ainda não havia afetado o setor.

A demanda por arquitetos passou a se destacar a partir  de 26 de abril, quando a o relatório contabilizou um aumento de 3%. Desde então, o serviço teve um crescimento gradual justificado pela necessidade de reformas e reparos, seja para deixar os lares mais confortáveis ou para adaptar escritórios, indústrias e empresas para a retomada gradual das atividades.

Quanto às solicitações que envolvem serviços de arquitetos, o CEO do GetNinjas conta que foi possível perceber que em maio, 60% da demanda foi em busca de arquitetos que trabalhassem remotamente, enquanto 40% da demanda foi em busca de trabalhos presenciais.

prestador de serviços GetNinjasDemanda por montadores de móveis

Eduardo ressalta que também houve maior aumento pela procura do serviço de montagem de móveis. O Distrito Federal foi a localidade que mais se sobressaiu em relação à demanda por montadores de móveis. “Em maio, a procura pelos profissionais fez com que o serviço fosse o 6º mais solicitado na capital. No Sudeste, a busca também cresceu, principalmente, no final de maio. Nos dias 17 a 23 de maio em comparação com os dias 08 a 14 de março, o número de solicitações no estado de São Paulo também cresceu mais de 11%, enquanto no Rio de Janeiro aumentou mais de 23%; por fim, Minas Gerais contabilizou um acréscimo de mais de 12%”, detalha o CEO.  

Demanda por marceneiros

O GetNinjas contabilizou ainda um crescimento na demanda por marceneiros, que, assim como serviço de montador de móveis, integram a categoria “Reformas e Reparos”. Segundo o levantamento nacional mais recente, feito nos dias 14 a 20 de junho, em comparação com os dias 08 a 14 de março, a procura por marceneiros aumentou mais de 21%, o que representa o pico da busca pelo profissional. “Apesar do impacto causado pela pandemia, a demanda por marceneiro passou a se recuperar a partir do dia 10 de maio, quando cresceu 3,29%, em comparação com o mesmo período”, comenta Eduardo.

Fretes e mudanças residenciais

Com a recomendação do isolamento social, as pessoas tiveram que adiar os planos de mudanças residenciais e, por isso, a demanda pelo serviço de mudanças e carreto sofreu uma queda de -27% em abril, com um seguinte aumento de 27% em maio e curva ascendente em junho. 

Cadastre-se no GetNinjas em 10 passos:

1 – Baixe o aplicativo que está disponível para aparelhos Android e IOS;

2 – Abra o aplicativo e clique em “Sou profissional e busco novos clientes”;

3 – Depois clique em “Sou novo aqui” e ler as instruções de cadastro;

4 – Inclua o número do celular e um endereço de e-mail válido; 

5 – Em seguida, selecione a categoria de serviços na qual o trabalho oferecido se encaixa;

6 – Depois, selecione subcategorias que detalham o serviço oferecido;

7 – No formulário que aparecer, complete dados como nome, CEP e celular;

8 – O profissional receberá um SMS com um código que deve ser digitado no aplicativo;

9 – O profissional pode investir na compra de um pacote de moedas, que libera o contato de consumidores que solicitaram orçamento;

10 – Com o cadastro pronto, o profissional receberá pedidos de acordo com sua localização e tipo de serviço;

 

“No GetNinjas, o prestador de serviço cadastrado tem total liberdade para estipular o preço do serviço oferecido, então não há um controle de preços tabelado. Além disso, como a negociação entre profissional e consumidor acontece fora do aplicativo, não há como acompanhar o valor final definido entre as partes” – Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas

Obtenha os melhores resultados no GetNinjas

Crie um bom anúncio

No momento de detalhar os serviços prestados, há um campo que permite que o prestador de serviço descreva melhor seu trabalho. Nesse caso, quanto mais detalhes, mais o consumidor conhecerá os serviços oferecidos, o que pode influenciar na sua decisão de contratação. Além disso, antes de finalizar o anúncio, o profissional deve prestar uma atenção especial e verificar se o endereço colocado está correto, pois é com base nessa informação que o GetNinjas envia pedidos de clientes geograficamente próximos;

Responda aos consumidores

Ao liberar o contato de um consumidor que solicitou orçamento no GetNinjas, o ideal é que o prestador entre em contato com o cliente o quanto antes. Dessa forma, o profissional demonstra pró-atividade e profissionalismo à pessoa interessada, além de aumentar as suas chances de fechar o negócio antes de supostos concorrentes.

Peça recomendações

 Assim que um serviço for finalizado, é interessante que o profissional solicite ao consumidor, uma avaliação no seu perfil do GetNinjas sobre trabalho contratado.   Assim, os futuros clientes têm referências sobre o prestador de serviço e isso se torna um diferencial na hora da decisão final do cliente.

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646