Poesia do Cotidiano na Semana de Design de Milão

Além de presença no Salone del Mobile Milano e no Fuorisalone, móvel brasileiro está na Semana de Design de Milão com mostra “Poesia do Cotidiano”

Publicado em 6 de junho de 2022 | 17:21 |Por: Thiago Rodrigo

Apresentando o melhor do móvel brasileiro e do design integrado à indústria brasileira, o Brasil estará representado pela décima edição no Salone del Mobile Milano (07 a 12 de junho) e pela sétima vez no Fuorisalone (06 a 12 de junho). Em 2022, além de levar nove marcas para o Salone del Mobile Milano e o melhor do móvel brasileiro no Fuorisalone, a Abimóvel ainda leva outras nove para a mostra “Poesia do Cotidiano”, organizada pela Apex-Brasil no Fuorisalone.

A mostra ocorre na Università Degli Studi di Milano, que, mais uma vez, recebe diversos setores produtivos ligados à casa e à decoração. Parte da programação do “Design Re-Generation”, evento oficial da Interni, criadora do Fuorisalone, a “Poesia do Cotidiano” tem curadoria de Bruno Simões.

Nome que retrata tanto a sensibilidade quanto a casualidade descontraída, mas elegante do design brasileiro, a mostra acolhe obras de 44 marcas e designers de todo o Brasil em diferentes áreas, contando com oito empresas ligadas ao Brazilian Furniture. São elas: Breton, By Kamy, Decormade, St. James, Tramontina, Saccaro, Líder e Modalle e de mais de uma dezena de designs.

Exposição ETEL/ETRA

A programação do Brazilian Furniture em Milão tem como referência ao Manifesto Antropofágico, que resultou na criação de um movimento autêntico brasileiro de 1920 a 1970. Desse modo, a ETEL apresenta duas exposições na Semana de Design de Milão, entre 06 e 12 de junho, conectando o passado ao presente, moldando-se pelas ligações entre o Brasil e o mundo para se criar algo inédito e genuíno.

Uma das exposições levará à Itália tanto peças que marcaram a história brasileira quanto outras inéditas inspiradas nos grandes mestres do movimento moderno brasileiro, com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Tudo sobre a feira de design de móveis de Milão

Já a segunda exposição será realizada em uma galeria anexa, expondo peças com uma forte conexão com a manufatura brasileira, celebrando as raízes e a história do País, com cores, formas e tipologias exploradas no design moderno brasileiro, e que reacendem, agora, com materiais tecnológicos e formas mais globalizadas, sinuosas e táteis.

O evento ocorre na Galeria ETEL Milano – Via Pietro Maroncelli, 13 – Milano e no espaço expositivo temporário ETEL – Via Pietro Maroncelli, 14 – Milano.

Design Transforma Milão

Além disso, a Abimóvel organiza a exibição “Design Transforma Milão”, que reúne 22 fabricantes e 24 designers de móveis ligados ao programa Brasil Design + Indústria para a criação de uma real imersão no universo da criatividade e do mobiliário brasileiro contemporâneo. Confira mais sobre toda essa pluralidade de eventos, cores, materiais, formas, conceitos e sentidos.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas