Prêmio Salão Design valoriza mulheres designers

Ao longo do mês de março, o prêmio convidou mulheres designers a indicarem o trabalho de colegas, numa teia que atravessa gerações e estados brasileiros

Publicado em 2 de março de 2021 | 07:08 |Por: Cleide de Paula

Designer é um substantivo de dois gêneros, que, em geral, soa masculino em nosso senso comum. Entretanto, a história do mobiliário no Brasil foi tecida pela criatividade de incontáveis mulheres e, para celebrar o mês que é delas, o Prêmio Salão Design quer mostrar a força feminina nessa área. Assim como uma ideia puxa outra, o prêmio lança para suas mídias sociais a série “Uma Mulher Puxa Outra”, criando uma teia de valorização do trabalho de designers brasileiras da atualidade.

– SIMM reúne associados para discutir preços e crise de fornecimento

Ao longo do mês de março, o Prêmio Salão Design vai publicar vídeos em que cada mulher indicada aponta e qualifica o trabalho de outra designer, mostrando uma fagulha do que é a incalculável contribuição feminina para o setor. A série começa com a narrativa das gêmeas Tina e Lui, arquitetas e designers gaúchas que escreveram seu nome na história do Prêmio Salão Design como as primeiras mulheres premiadas, em 1990, pelo conjunto de mesa e cadeiras Senta-Bags.

Ao todo, 12 profissionais vão partilhar suas indicações, surgindo nomes como Inês Schertel, Cláudia Moreira Salles, Jacqueline Terpins e Roberta Banqueri. “Soltamos a primeira ponta de uma linha e as próprias mulheres conduziram o fio dessa homenagem que acabou atravessando gerações e estados brasileiros”, conta o diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro.

Mais sobre o prêmio

O Salão Design é o prêmio brasileiro de design de mobiliário, promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A iniciativa nasce na Serra Gaúcha, no maior polo moveleiro do país, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Nessas 22 edições promovidas até hoje, são mais de 15 mil histórias contadas por meio dos projetos inscritos por estudantes, profissionais e indústrias. Para além de uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio Salão Design tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

Em 2022, o prêmio chega a sua 24ª edição. As inscrições para estudantes e profissionais estarão abertas entre junho e agosto de deste ano. Para mais informações, acesse https://www.salaodesign.com.br/ ou @premiosalaodesign nas mídias sociais.

 

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646