Ricardo Bello Dias é o traço criativo por trás da F.Way

Diretor artístico da marca, o arquiteto transforma o colaborativo em peça de design

Publicado em 2 de fevereiro de 2021 | 07:25 |Por: Cleide de Paula

Diretor artístico da marca F.Way, ele transforma o colaborativo em peça de design. Ricardo Bello Dias é um arquiteto brasileiro que passa praticamente todo o seu tempo em Milão, onde fincou raízes há mais de duas décadas. Sua trajetória no mundo da arquitetura e design começou logo após a graduação na Universidade Federal de Pernambuco, em 1990. Movido, a princípio, pelo desejo de aprofundar seus estudos, Bello Dias deixou para trás sua cidade natal e se mudou para o local que conquistaria seu coração para concluir a licenciatura plena no cultuado Instituto Politécnico de Milão.

Ricardo Bello Dias diretor artístico da F.Way

Ricardo Bello Dias

Perseguido por ele desde o início, o sonho de viver e trabalhar na cidade italiana só começou mesmo a tomar forma definitiva em 1996. Mais precisamente quando o arquiteto se deparou com as instalações de uma oficina mecânica desativada, na região sul da cidade e decidiu dar início à sua carreira solo.

Por 10 anos, trabalhou ao lado do designer italiano Piero Lissoni, com o qual adquiriu ainda mais experiência sendo consultor e líder de projeto. Com um estilo eclético garantiu notoriedade e relevância ao se cercar de projetos encabeçados por pessoas que são referência. Atualmente, Bello Dias atua nas áreas de arquitetura, design, identidade corporativa e direção de arte para lojas de moda, showrooms, escritórios, residências e hotéis.

F.Way projeta os escritórios do futuro

Trazer o colaborativo do futuro para os escritórios de hoje foi um dos desafios que motivaram o designer a aceitar participar da concepção e conceito da F.Way. O designer trouxe um conceito que leva o design assinado pelos mais diversos profissionais da área de todo o mundo a peças tradicionalmente ligadas ao ambiente corporativo, como poltronas e cadeiras de escritório, além de mesas e sofás com muito estilo.

Além de arquiteto e diretor artístico, Bello Dias ainda imprime seu estilo em duas peças do portfólio da marca F.Way., todas com um estilo único e um design adaptável. Fruto de seu olhar inquieto, um dos produtos que apresenta toda a sofisticação e inovação de Bello Dias é o sistema modular Jelly, que permite adaptar diversas configurações e componentes para todos os tipos de trabalho e realidade. O produto  da F.Way. consegue se adaptar perfeitamente às novas necessidades que se impõem durante a retomada da nova realidade dos escritórios ao possibilitar ser personalizado de diversas formas, com ilhas de reunião, mesinhas soltas e painéis como divisórias.

Com foco na ergonomia, movimento e flexibilidade, Jelly pode ser configurado em curvas ou retas sob medida para compor os mais variados projetos e criar espaços que permitam se transformar em escritórios ou salas de recepção. As cores únicas foram pensadas por Bello Dias para criar um ambiente lúdico e sofisticado, sem deixar de lado a praticidade e o conforto.

sofá Jelly F.Way

Sistema Jelly

O sistema Jelly ainda conta com mesas articuladas opcionais. Multifuncionais elas são produzidas em aço e permitem flexibilizar o trabalho, além de acomodar notebook, livros ou mesmo um café, além de contar com entradas USB opcionais e carregador por indução. Tudo pensado para oferecer as principais tendências do mercado de arquitetura corporativa.

Já o sofá Wave (foto principal) da F.Way. é capaz de se adaptar a qualquer estilo arquitetônico e decoração. Com ele, é possível ir encaixando um a um os módulos retos, côncavos e convexos para criar um móvel exclusivo. Assim, permite criar desde um sofá de estilo tradicional com formas versáteis e exclusivas ou até um ambiente de trabalho descontraído. O produto ainda conta com um sistema de acoplamento com trava, para tornar a estrutura homogênea e firme.

As linhas suaves e o acabamento perfeito se unem às formas sinuosas para criar um visual surpreendente. As percintas elásticas e a espuma injetada de alta densidade proporcionam maior resistência e conforto ao usuário. A preocupação com o acabamento e o design, são características da F.Way. que também podem ser conferidas no produto.

Também desenvolveu em parceria com a equipe técnica da empresa outra marca, a FK Wellness, que traz o bem-estar para dentro de salas de espera, consultórios e recepções com o conceito de hotelaria Hospitalar.

Sobre a F.Way

Criada em 2014, a F.Way surgiu da ideia do FK Grupo desenvolver sua própria linha de assentos corporativos. A marca veio para atender a nova demanda do mercado de escritório alinhado com as novas tendências de trabalho colaborativo e confia a direção artística ao arquiteto e designer Ricardo Bello Dias. Em 2016, houve o lançamento oficial para o varejo com foco no mercado de ambientes colaborativos, com sofás, cadeiras e móveis para áreas de reuniões rápidas, que prezam pela ergonomia e garantem grande adaptabilidade ao usuário. A qualidade de engenharia e o desenvolvimento pela verticalização dos processos são os grandes diferenciais industriais e garantem o controle de qualidade em cada componente e mecanismo.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646