60ª edição do Salone del Mobile Milano começa nesta semana

60ª edição do Salone del Mobile Milano, iSaloni, que seria em 2020, ocorre nesta semana entre 7 e 12 de junho

Publicado em 5 de junho de 2022 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O Salone del Mobile Milano – Salão do Móvel de Milão, popularmente chamado de iSaloni – atinge entre os dias 7 e 12 de junho sua 60ª edição. Depois de dois anos conturbados em face da pandemia e uma edição “super” realizada no fim de 2021, a edição deste ano que seria em abril, como sempre, foi adiada para junho a fim de possibilitar o maior número possível de visitantes.

O evento na Fiera Milano Rho tem como valores-chave: qualidade, inovação, beleza e, mais do que nunca , sustentabilidade. O iSaloni olha para um futuro consciente da sua longa história com um ambicioso objetivo: demonstrar que é possível e necessário voltar a organizar grandes eventos internacionais na presença, aliando critérios de sustentabilidade e atenção ambiental à produção de móveis.

Leia tudo sobre a feira neste link

Para Maria Porro, presidente do Salone del Mobile Milano, o evento é uma “folha em branco” à disposição de todos os seus protagonistas – empresas, marcas, designers – para planejar sua identidade, aprimorar seus conteúdos, contar suas histórias.

“Não podemos parar, mas temos o dever de acelerar para soluções de design, produção e distribuição o mais sustentáveis possível; hoje, mais do que nunca, é necessária uma abordagem ética ao design”, complementa, mostrando reforçando que a sustentabilidade está no cerne das ações da feira.

“A sustentabilidade é a alavanca competitiva, na qual queremos apostar com honestidade, empenho e transparência”, destacou Maria Porro no evento de lançamento da edição

Eventos paralelos

A 60ª edição do Salão do Móvel de Milão evocará o bem-estar ambiental e social com o tema de “Design com Natureza” em instalação projetada pelo arquiteto Mario Cucinella para o “aniversário” do iSaloni: serão 1,4 mil m² que descreverá um ecossistema virtuoso que gostaria, idealmente, de representar o futuro da vida.

O Salone Internazionale del Mobile deste ano terá todas os eventos paralelos, que comumente são bianuais, nesta edição. SaloneSatellite, Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Workplace 3.0, EuroCucina, FTK (Tecnologias para a cozinha), Exposição Internacional de Banheiros e S.Project.

Após a experiência no Supersalone 2021, o “Talk” segue na programação, enriquecendo o evento com conversas e debates para refletir e compartilhar pensamentos verdadeiramente construtivos sobre as questões mais urgentes da agenda comum hoje, como a transição ecológica e o papel do digital no futuro próximo.

Veja como foi o Supersalone 2021

O Salão do Móvel de Milão terá quase 200 mil m² de exposição com 2.083 expositores, incluindo 600 designers do SaloneSatellite. A Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e o Workplace 3.0 terá mais de 1,1 mil expositores, 27% deles de outros países, ocupando 139 mil m² de área de exposição e divididos em 3 categorias de estilo: Design, xLux, Classic.

A EuroCucina terá 82 expositores (16% do exterior) ocupando 16 mil m², enquanto a FTK (Tecnologia para a Cozinha) contará com 39 expositores (51% do exterior) ocupando mais de 10,5 mil m². A Exposição Internacional de Banheiros terá 172 expositores (15% do exterior) ocupando mais de 17 mil m², enquanto o S.Project conta com 90 expositores (32% do exterior) ocupando 13 mil m² e o SaloneSatellite com 600 designers recém-formados de escolas de design internacionais ocupará 3,1 mil m².

Presença brasileira

A Revista Móbile estará presente na feira com jornalista para acompanhar as tendências em design de mobiliário e as criações voltadas para sustentabilidade que muitas empresas farão, assim como para ver de perto a participação da indústria brasileira no evento que será grande por meio do projeto Brazilian Furniture da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Acompanhe a cobertura da feira durante a semana no www.emobile.com.br.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas