60ª edição do Salone del Mobile Milano é lançada

“Projetando a sustentabilidade, celebrando a beleza”, esse é o mote da histórica 60ª edição do Salone del Mobile Milano, o iSaloni

Publicado em 25 de março de 2022 | 06:00 |Por: Thiago Rodrigo

A 60ª edição do Salone del Mobile.Milano, o iSaloni 2022, será realizada na Fiera Milano Rho de 7 a 12 de junho. Qualidade, inovação, beleza e, agora mais do que nunca, sustentabilidade, são alguns dos valores da feira que completa seis décadas de realização.

Após dois anos muito difíceis devido à pandemia, a organização respondeu no ano passado com o Supersalone e agora está olhando para frente, atento à sua longa história. O objetivo do Salone del Mobile Milano é ambicioso: demonstrar que é possível e crucial voltar a realizar grandes eventos internacionais ao vivo, incorporando sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis.

Maria Porro, presidente do Salone del Mobile Milano, disse no lançamento do evento: “O Salone del Mobile sempre foi um catalisador de criatividade, positividade e energia. Sempre fomos um lugar de diálogo e construção, em Milão e nas edições de Xangai e Moscou. Agora, estamos tão chocados quanto todos com a guerra na Ucrânia e acreditamos ainda mais na importância de ser uma encruzilhada de culturas e estilos abertos ao mundo. É por isso que garantimos que o trabalho dos expositores volte a ser o centro das atenções”.

Movelpar 2022 terá Projeto Comprador híbrido

Para ela, o iSaloni 2022 funciona como uma “tela em branco” para todos os seus protagonistas – empresas, marcas e designers – permitindo que projetem suas próprias identidades, promovam seus próprios conteúdos e contem suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade de design. “Não podemos ficar parados, na verdade temos o dever de avançar ainda mais rápido na direção de soluções de design, produção e distribuição que sejam tão sustentáveis quanto possível – o que precisamos hoje é uma abordagem ética ao design”, acrescentou.

A expectativa para o evento é ver muitas empresas mostrarem o trabalho duro para criar móveis pensando no bem-estar do meio ambiente e das pessoas. “O Salone del Mobile Milano acredita firmemente na necessidade de uma transformação ecológica real e imediata, razão pela qual decidiu ser um acelerador de comportamentos éticos e virtuosos, apostando num grande projeto com curadoria do arquiteto Mario Cucinella”, contou Maria.

“Empresas e criativos poderão tocar fisicamente materiais alternativos que já são uma realidade e deixar-se inspirar por uma visão das áreas urbanas como potenciais ‘minas’ de matérias-primas e refletir sobre a função das nossas casas enquanto organismo: a cidade. A sustentabilidade do evento é a alavanca competitiva na qual queremos focar com honestidade, compromisso e transparência”, prosseguiu.

Salone del Mobile Milano

A 60ª edição do Salone del Mobile Milano elaborou e circulou uma série de diretrizes para ajudar os expositores, designers e construtores de estandes a respeitar os critérios básicos de sustentabilidade.

Sugere o emprego de materiais reutilizáveis (como madeira) ou reciclados, de baixo impacto ambiental ou materiais certificados pelo FSC ou PEFC; considerando a sustentabilidade logística das fontes de abastecimento dos materiais; empregando produtos e equipamentos ambientalmente seguros; esforçando-se para não desperdiçar materiais, eletricidade ou água; garantir que a “adaptabilidade” e a “desmontagem para reutilização” sejam os princípios cardeais na escolha dos componentes que irão compor o projeto, sempre tendo em mente onde e como poderão ser reutilizados ou descartados.

iSaloni 2022

O iSaloni 2022 terá mais de 2 mil expositores, incluindo mais de 600 jovens designers com menos de 35 anos, todos livres para expressar suas próprias identidades da melhor maneira possível, com total liberdade criativa. Ao entrar na feira, os visitantes caminharão pelos estandes, que funcionarão como elementos arquitetônicos e de comunicação. Espaços que acolherão os visitantes e apresentarão as novas coleções e conceitos de lifestyle das marcas individuais.

A Revista Móbile/Portal eMóbile estará presente no evento e você poderá conferir a cobertura completa em nossas publicações digitais e impressas.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas