Congresso Nacional Moveleiro: rodadas de negócios
Âncoras varejistas e importadores de 20 países marcam presença em rodadas nacionais e internacionais
Publicado em 4 de setembro de 2019 | 08:25 |Por: Júlia Magalhães
Nesta terça-feira (3), o Congresso Nacional Moveleiro abriu as portas em Arapongas (PR), com indicativos promissores. Empresários, lojistas, representantes comerciais e profissionais de design participam até esta quinta-feira (5) de palestras e debates.
Em suma, os conteúdos são correlatos ao tema geral do evento que, em sua 10ª edição, aborda inovação. “Na era da transformação digital: os modelos de negócios e a inovação pelo significado na indústria moveleira”.
– Palestra da Móbile acontece hoje no Congresso Nacional Moveleiro
Além disso, durante os três dias, das 14 às 20h, os participantes do evento interagem com a segunda edição da MostraMóveis. O evento organizado pelo Expoara e conta com 65 estandes de indústrias moveleiras. De acordo com a presidente do Expoara, Rosana Belo, o papel da Mostra é potencializar negócios e ampliar resultados do setor. Com foco, sobretudo, nas vendas que se intensificam na Black Friday e final do ano.
Arapongas: força do setor moveleiro
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e coordenador do evento, Irineu Munhoz, o setor moveleiro é estratégico para o Estado. Gera 34 mil empregos diretos, o que representa 5,6% do número de postos de trabalho na indústria de transformação. Arapongas, por sua vez, é o município de destaque na geração de postos de trabalho no setor.
“A indústria moveleira possui uma representatividade de 32% em relação a todos os outros setores industriais do município. Muitas empresas têm se capacitado para exportar mais. Temos certeza que fecharemos este ano com crescimento em relação ao anterior.”
O Congresso é propulsor para isso. Afinal, a partir de hoje (4) haverá rodadas de negócios nacionais entre indústrias moveleiras e âncoras varejistas. E também, rodadas internacionais com a presença de importadores de 20 países, das 14 às 18h.
O responsável pela organização das rodadas de negócios com o mercado nacional, Rubens Negrão destaca a importância da ação. De acordo com dados da Fiep, atualmente, 96% das indústrias do setor no Estado são formadas por micro e pequenas empresas.
“Estamos trazendo para as rodadas compradores das regiões Sul e Sudeste, com direcionamento para empresas que possuem plataformas digitais de E-commerce. Incentivando, assim, a abertura de novos mercados para as empresas do polo.” Negrão é consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
Projeto Comprador Congresso Nacional Moveleiro
Já as rodadas de negócio internacionais tratam-se da iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Ação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O Projeto Comprador possibilita a interação entre fabricantes brasileiros de móveis, participantes do Projeto Brazilian Furniture e expositores, com compradores internacionais. A diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, destacou a importância da realização do Congresso aliado à exposição de produtos da indústria o setor e rodadas de negócios nacionais e internacionais.
“Não há evento no país que reúne todas estas pré-condições, unindo capacidade reflexiva gerada pelo Congresso com a realização de negócios para mercados interno e externos em um dos maiores polos nacionais do setor moveleiro.”
Para acompanhar cobertura completa, fique de olho aqui no eMóbile e nas nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Instagram, Twitter e Facebook.
(com informações de assessoria)