Coronavírus: 45.ª CIFF Guangzhou é adiada
Medida foi tomada para evitar o contágio da doença. Mais de 25 milhões de pessoas estão em quarentena na China
Publicado em 30 de janeiro de 2020 | 17:19 |Por: Everton Lima
A organização da 45.ª CIFF Guangzhou 2020, feira moveleira realizada na cidade de Guangzhou, na China, anunciou o adiamento do evento, como uma medida para evitar a transmissão do coronavírus. Os organizadores ainda não anunciaram novas datas. A abertura da feira estava prevista para o dia 18 de março.
O governo chinês continua orientando a população para que evitem aglomerações de pessoas, reduzindo, assim, o risco de transmissão do coronavírus.
A notícia do adiamento da 45.ª CIFF Guangzhou 2020 foi recebida com atenção por parte de empresários brasileiros. Carlos Sost, diretor-presidente da Kappesberg, uma das expositoras do evento, falou ao eMóbile sobre o assunto: “É claro que a gente fica um pouco chateado pelo adiamento, pois impacta uma programação que havia sido feita, mas eles foram absolutamente coerentes e se comprometeram em remarcar a feira e nós ficamos muito solidários em função da gravidade da doença”, informou.
O empresário reconheceu que seria complicado para a feira atrair público, em virtude da repercussão das notícias relacionadas ao vírus. “Teríamos bastante dificuldade em encontrar compradores nesse período, em função da quarentena”, opinou.
– Entrevista: Mário Gazin fala sobre sua trajetória
Carlos Bessa, diretor-superintendente da Revista Móbile, já participou de feiras moveleiras na China e disse que esse adiamento tem um impacto muito grande no setor. “É uma quantidade absurda de expositores do mundo inteiro que participam da CIFF Guangzhou. É provável que muitos empresários já tenham enviado seus produtos para a China, o que dá uma repercussão muito grande, devido aos investimentos realizados”, opina.
No entanto, Bessa reconhece que seria uma “temeridade” manter o calendário oficial, por causa da gravidade da doença. “Teria uma consequência muito negativa, devido à proliferação da doença. O adiamento foi um mal menor”.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma classificação de vírus. Os primeiros registros científicos desse tipo de organismo viral ocorreram em 1960. Normalmente, esses vírus causam doenças respiratórias em humanos e animais.
Por serem transmitidos por contato com secreções e também pelo ar, as autoridades chinesas têm orientado seus habitantes a evitarem a exposição a ambientes com muitas pessoas.
Até o momento de publicação desta reportagem, mais de 25 milhões de pessoas estão em quarentena na província de Hubei — os primeiros casos da enfermidade surgiram na cidade de Wuhan, capital dessa província.
A CIFF Guangzhou é realizada na cidade de Guangzhou (Cantão, em português). Ela fica na província de mesmo nome, a aproximadamente mil quilômetros de Hubei.
A cidade de Guangzhou fica a quase dez horas de carro da província que está em quarentena
Foto: Xinhua/Li Yabiao