Design histórico e contemporâneo se conectam na Movelsul Brasil 2025

Principal feira moveleira da América Latina, Movelsul Brasil 2025 apresenta tendências e valoriza o passado cultural

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Móveis tradicionais ou contemporâneos? Com formas rústicas ou delicadas? Todos os estilos de mobiliário ganham destaque na Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina, que ocorre de 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h, em Bento Gonçalves (RS). Além dos 247 expositores de móveis, colchões, estofados e decoração, o evento apresenta duas mostras de design que conectam o passado e o presente do setor moveleiro.

Localizada no Pavilhão D, a mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora” conta com 45 portas, cadeiras e cavalinhos de madeira produzidos por imigrantes alemães e italianos entre o final do século 19 e o início do século 20. As peças integram o acervo do casal de arquitetos Tina e Calito de Azevedo Moura, que totaliza mais de 6.000 itens.

“A gente ficou muito contente de estar aqui na Movelsul e poder apresentar um pequeno recorte. É uma exposição que fala do legado da imigração e é também uma inspiração para o designer. Dão uma lição de engenhosidade, de criatividade”, comenta Tina. “Os cavalinhos de madeira, encontrados mais na região alemã, eram um hábito antigo em que, quando uma criança nascia, o padrinho fazia ou encomendava para a criança”, completa.

Prêmio Salão Design

Já no Pavilhão E, a mostra do 26º Prêmio Salão Design é, ao mesmo tempo, um contraste e uma conexão entre a tradição e as novas ideias. Principal e mais tradicional concurso latino-americano do design de mobiliário, em mais de 35 anos o Prêmio Salão Design soma quase 17 mil projetos inscritos por profissionais e estudantes de 39 países.

Na Movelsul Brasil, são expostos 87 produtos finalistas e premiados. A diretora da premiação, Priscila Manfroi, destaca a relevância do concurso para o setor moveleiro. “Provoca as indústrias a pensarem diferente. A olharem para o design como um diferencial competitivo. Isso não seria possível sem as mentes brilhantes de todos os designers. Nomes consagrados e expoentes que, mais do que ajudar a construir a história do Prêmio, narram as transformações dos móveis no decorrer do tempo”, resume.

Arena do Conhecimento da Movelsul

Na Arena do Conhecimento, também localizada no Pavilhão E, o público poderá acompanhar palestras com especialistas em diferentes áreas – como design e arquitetura. Na quarta-feira, 19.02, destaque para o painel do designer Guto Indio da Costa, às 14h50. Na sequência, duas palestras com jurados que integraram a avaliação estético-criativa do 26º Prêmio Salão Design.

Às 15h40, “A fabricação industrial e artesanal do design”, terá a participação de Regina Galvão (jornalista especializada em arquitetura e design), Freddy Van Camp (designer e professor universitário) e Fernando Mendes (arquiteto, designer e marceneiro). Às 16h50, sobem ao palco Amanda Ferber (arquiteta) e Winnie Bastian (arquiteta e jornalista) para apresentar a palestra “Sustentabilidade na arquitetura e no design brasileiro”.

Minimalismo para morar

Atração bastante visitada na Movelsul, uma Tiny House de 45m² de área construída chamou a atenção dos visitantes. Composta por sala, cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e área externa, a mini casa é mobiliada com produtos de expositores da feira – sendo mais um case de design e funcionalidade.

O modelo exposto na Movelsul Brasil é produzido por AEF Construções Modulares e GEO Tibagi Consultoria Ambiental. O consultor da Tiny Teke Casas Nômades, Tom Grando, diz que a casa traz uma novidade no que diz respeito ao bem viver e ao bem-estar.

“É um novo conceito em termos de sustentabilidade. São as chamadas construções off site, ou seja, elas são feitas dentro da indústria. Nós não temos um canteiro de obras, a gente tem um equipamento módulo, que, sendo feito dentro da indústria, já é levado inteiro para área de instalação. Em poucas horas é possível colocar uma casa completa, confortável, moderna e sustentável em qualquer terreno”, explica.

“Nós nos encontramos com a indústria moveleira com a ideia de uma casa que também é móvel, que mostre a funcionalidade mesmo tendo um espaço com menos de 20m². Todo o processo é controlado, inclusive reduzindo o uso de materiais e, portanto, aumentando a sustentabilidade do projeto construtivo”, acrescenta.

As próximas edições já têm data marcada, retornando à periodicidade bienal. A 25ª Movelsul Brasil será de 17 a 20 de agosto de 2026 e a edição seguinte de 07 a 10 de agosto de 2028.

Movelsul Brasil 2025

Quando: 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Credenciamento: antecipado pelo site movelsulbrasil.com.br ou no momento de visita à feira (a credencial é gratuita e garante acesso aos quatro dias de evento, incluindo as palestras da Arena do Conhecimento)
Realização: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Banrisul, Sayerlack, Sebrae, Sicredi e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio da mostra Design da Imigração: Fundação Todeschini
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas