iSaloni 2020: empresas destacam sustentabilidade e economia circular

Algumas grandes empresas mundiais de mobiliário e design anteciparam conceitos e produtos que apresentarão no iSaloni 2020

Publicado em 13 de fevereiro de 2020 | 20:00 |Por: Thiago Rodrigo

Para aonde caminha o mundo? Muitas companhias mundiais de móveis estão se questionando isso e o iSaloni 2020 mostrará que a sustentabilidade é, realmente, um caminho sem volta, sendo um conceito que não será esquecido pelas empresas que exibirão suas inovações na maior feira de design do mundo.

Junto a esse fator ecológico está a economia circular, tópico citado por algumas das empresas que apresentaram seus conceitos à imprensa especializada em móveis, design e arquitetura convidados pelo Salone del Mobile para o lançamento da feira no dia de ontem.

Algumas das empresas italianas e estrangeiras como B&B Itália, Edra, IOC, Lago, Ritzwell, Antoniolupi, Moroso, V-Zug, Kettal e Veneta Cucini mostraram aos jornalistas presentes – no qual inclui-se a Revista Móbile, convidada especial ao evento – que a preocupação em criar novos produtos belos e com design persiste, somado a busca por novas tecnologias e materiais.

Entretanto, o resultado final, ou melhor, desde o início de concepção de novos produtos, a sustentabilidade e, agora, a economia circular, são fatores importantíssimos que são levados em conta. Confira abaixo o que cada empresa apresentou com base nesse e em outros conceitos e confira também o que suas atuações no mercado mundial de móveis podem servir de inspiração e espelho para as indústrias moveleiras brasileiras.

B&B Itália

Faz parte da Design Holding, que tem outras marcas como Maxalto, Arclinea, Flos e Louis Poulsen. Após estar muito tempo fora do Salone del Mobile, voltou à última edição, se mostrando uma empresa que busca ser líder em design high-end. Com designers internacionais colaborando para a empresa, tem 90% da produção exportado fabricados com nove linhas automáticas de produção.

No iSaloni 2020, também tem foco na Eurocucina com a marca Arclinea, que tem sinergia com a marca B&B. Com a China representando cerca de 50% do negócio, a empresa se preocupa com a situação no país devido ao Coronavírus, sabe que esse mercado será impactado e chamou os colaboradores que lá trabalham de volta para a Itália, local da produção do país, esta no qual não será afetada.iSaloni 2020

Edra

Um negócio familiar da região de Toscana, a Edra nos últimos 22 anos contou diferentes histórias. Com novos designers na empresa da família Mazzei (que está em sua terceira geração), a empresa nunca considerou nenhuma fronteira. O trabalho artesanal segue na empresa e o showroom da fábrica é praticamente um museu.

A empresa aproveita a paisagem da Toscana para exibir os produtos lançados, como o sofá Boa feito pelos Irmãos Campana. Acreditam que o mobiliário é feito para durar e dar um sentido emocional, a empresa tem móveis no Teatro Della Pérgola, um dos mais antigos do mundo. São estofados muito bonitos, com design, peculiares e que refletem alguns itens da natureza como urso, flores e apresentados em cenários lindos ao longo da Itália ou em castelos e teatros italianos.

O Sofá Flap celebra 20 anos em 2020, feito por Francesco Binfaré, um dos principais designers da empresa no momento junto com os Campana e também Jacopo Foggini. O Sofá Pack ganhou melhor produto no iSaloni 2017 tendo o formato de um urso deitado. Outros produtos destacados pela empresa são a Poltrona Favela, presente no Café Campana no museu Orsay em Paris, mostrando muito do artesanato brasileiro.

A empresa buscou desmaterializar os espaços nas últimas apresentações em feiras em 2019 e são verdadeiramente leais a isso nos espaços da Edra com uma atmosfera escura e vidros/espelhos por vários cantos. Eles estiveram na Casa Itália nas Olimpíadas de 2016 e estarão no Japão em 2020. “Nós não fazemos nada que as pessoas ficam cansadas, isso também faz parte de sustentabilidade. Nós queremos incluir tantas quantas paisagens forem possíveis na apresentação de nossos produtos”, ressaltou Monica Mazzei, CEO da empresa.

IOC

Como foco no Workplace e participando do iSaloni 2019, a empresa familiar busca fazer escritórios confortáveis para serem bons lugares para se estar, com objetivo de oferecer soluções que são ideais para conversar, mas também para se ter privacidade. Assim como, que sejam flexíveis e transversais, sem perder a funcionalidade e que também sejam aplicados em home offices.

Rafaella Mangiarotti, diretora de arte, tem vocação no design e, por isso, está interessada em pessoas. Como o tempo no trabalho é maior, ela espera que seja um espaço para aproveitar e também fashion. “Quando desenho o espaço, penso em sensualidade, isso no toque do material natural da madeira ou na mistura de cores, no cheiro do móvel”, disse. Ela acredita que o móvel precisa ser para múltiplos espaços, ou seja, flexível e não estático.

Produtos como o Meeting Pod e o Benching System, além da Chaise Longue (veja foto no stories do Instagram) são para fazer as pessoas se moverem nos escritórios e também atender o desejo das pessoas naquele momento, assim como o humor das mesmas em determinado dia.iSaloni 2020

Lago

Com mais de 400 lojas e móveis nas ilhas Maldivas, produz para hotéis, resorts, escritórios e tentam disseminar o móvel da casa para os escritórios. Consideram o produto como sistema modular, como é nos blocos do brinquedo Lego, construindo blocos de acordo com os desejos do cliente. “Estamos aptos a oferecer um sistema modular para diferentes ambientes, sendo nossa fábrica crucial para isso”, afirmou o diretor de marketing e comunicação, Alessandro Ceccon.

A mensagem da empresa para 2019 foi sustentabilidade e o slogan deste ano é “About You”, com três pilares: sustentabilidade, customização e personalização, e economia circular. Em sustentabilidade, busca parcerias que também sejam empresas sustentáveis e tem produtos como laca base água com resina vegetal. No caso da customização, as soluções moduláveis estão no DNA da empresa, enquanto em economia circular a empresa está iniciando com essa visão de gerar valor, e o iSaloni 2020 será palco do primeiro protótipo de móveis para alugar, uma aposta da empresa.

Thiago Rodrigo

iSaloni 2020

Economia circular para aluguel de móveis da Lago

Ritzwell no iSaloni 2020

Apesar do nome, a empresa japonesa fundada em 1992 aposta para o iSaloni 2020 no Natural, Cultural, Material e Design como filosofias que estão dentro de Harmonia, um grande valor para o Japão. O JK Table Chair, o Revage Easy Chair e o Jabara AV Board foram alguns produtos apresentados. Para a empresa, menos é mais e a MO Bridge ilustra isso sendo uma pequena mesa de escritório, simples, prática e com design, sendo fabricada em madeira de carvalho e nogueira. Novas coleções serão exibidas no iSaloni do qual a empresa deseja ser um local para expandir os 10% da produção exportada pela empresa.

Confira a segunda parte com mais cinco empresas na próxima edição da Móbile Fornecedores, 295.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646