Sicam 2024 mostra resultados
15ª edição da feira de ferragens e materiais para móveis contou com quase 30 mil pessoas em quatro dias de evento em Pordenone, na Itália
Publicado em 22 de novembro de 2024 | 10:30 |Por: Thiago Rodrigo
Após a conclusão da edição de 2024 da Sicam, já são inúmeras as reconfirmações e novos pedidos de expositores que não querem perder a oportunidade de estar presentes também no próximo evento, agendado para 14 a 17 de outubro de 2025, de acordo com a organização da feira – leia as estatísticas da Sicam 2024.
Este é um sinal da centralidade da Sicam, este ano em sua 15ª edição, no calendário internacional de feiras e mais uma confirmação da qualidade que distinguiu a edição recentemente concluída. Com 692 expositores de 34 países na feira, cobrindo uma área de mais de 41 mil m², incluindo 19.135 m² líquidos de exposição; 9.243 empresas visitantes de 118 países vieram a Pordenone para conhecê-los. Foram quase 30 mil pessoas na feira durante os quatro dias do evento, incluindo 23.542 visitantes e 5.368 do lado dos expositores.
Visitantes da Sicam 2024
62% dos visitantes foram da Itália, 38% do exterior. Entre os últimos, a Europa lidera a lista, com 69% dos visitantes estrangeiros, seguida pela Ásia (20%), Américas (6%), África (4%) e Oceania (1%). As nações de origem atrás da Itália, o país “anfitrião”, estão Alemanha, China, Espanha, Polônia, Croácia, Eslovênia, França, Romênia, Grécia, Sérvia e Reino Unido, nessa ordem.
Igualmente interessante é a informação coletada sobre a “qualidade” dos visitantes: no ranking por “qualificação” a primeira posição é ocupada por “proprietários/CEO”, seguido nas primeiras posições por funcionários técnicos, funcionários comerciais, gerentes de vendas e gerentes gerais. Esses dados confirmam a Sicam como um evento onde decisões para o desenvolvimento de estratégias de negócios são tomadas.
O ranking por setor de produtos vê o mundo do “mobiliário” em primeiro lugar, seguido por “componentes”, “cozinhas”, “contrato” e “banheiro”. A indústria italiana e internacional lidera a segmentação de visitantes por tipo de negócio, seguida pelo comércio, outra categoria muito internacional, fabricantes artesanais, um ponto de excelência na produção italiana, serviços, atividades representativas e publicação.
Finalmente, chegadas da Itália: o maior número de visitantes veio do Vêneto, seguido por Friuli-Venezia Giulia, Lombardia, Marche e Emilia Romagna, regiões nas quais a indústria de móveis e acessórios ostenta uma vocação muito forte. O tempo gasto visitando foi importante: por mais que a Sicam reafirme um dos seus principais pontos fortes – a saber, ser uma feira “compacta”, fácil de visitar, extremamente concreta e “focada no produto” – o tempo médio gasto na feira foi de 1,33 dias (1,19 dias para italianos; 1,63 para estrangeiros).
Observações da Sicam
“Mais uma vez, então, o setor internacional de móveis e acessórios confirma sua confiança no evento organizado pela Exposicam: uma feira que é apreciada não apenas pela qualidade dos expositores e visitantes, pela facilidade com que se pode conhecer ou tocar dezenas de milhares de novidades, ideias e produtos, mas também pela qualidade geral do evento, pela atmosfera absolutamente relaxada que permite que todos se concentrem em seus negócios de forma agradável”, divulga a feira.
A organização prossegue: “Um ambiente positivo e proposital, tornado ainda mais hospitaleiro e adequado às necessidades dos expositores graças a uma configuração de estande completamente renovada e à nova altura dos estandes, elevada a 2,5 metros, o que sem dúvida promoveu o conforto geral do evento, mantendo intacta a atmosfera de showroom que expositores e visitantes tanto apreciam, porque ano após ano prova ser o melhor cenário onde sempre colocar os produtos em exposição em primeiro plano”.
Sicam 2025
Para a edição de outubro do ano que vem da Sicam 2025, nestes dias foram definidos os temas e objetivos da promoção nos próximos doze meses, como sempre visando consolidar e criar relacionamentos, envolvendo empresas, realidades e associações nacionais e internacionais que estarão em Pordenone em outubro próximo.
“Um trabalho intenso que será realizado, como tradição, em todos os mercados mais importantes do mundo, de modo a criar um interesse ainda mais forte no único evento de feira do setor na Itália e entre os mais importantes do mundo, em benefício de todos os protagonistas, sejam expositores ou visitantes”, afirma a feira – a próxima edição da Sicam será de 14 a 17 de outubro de 2025.