Adesivos para colagem de outros substratos na produção de colchões

Conheça indicações de produtos das empresas fornecedoras de adesivos para colagem de outros substratos além da espuma, na produção do colchão

Publicado em 17 de julho de 2020 | 10:36 |Por: Thiago Rodrigo

Ao longo dos últimos anos ocorre uma mudança de requerimento técnico das indústrias de colchões. Há uma busca de soluções de adesivos para colagem que proporcionem um manuseio mais seguro, com redução da emissão de composto orgânico volátil (VOC, na sigla em inglês) e menor impacto à saúde e ao meio ambiente, aumento da processabilidade e atendimento aos mais altos padrões de exigência do consumidor final.

Para a colagem de outros substratos na produção de colchões, há opções nessa linha. Alguns clientes rentabilizam sua operação por meio do reaproveitamento de espuma, como um grande mosaico que ao fim vira uma única peça colada. Era comum, até pouco tempo, o uso de adesivo base solvente nesta operação, mas a migração para o adesivo base água está acontecendo. Na indústria colchoeira há, ainda, a colagem de molas pocket, com hot melt à base de EVA e metaloceno.

Kisafix Adesivos

As recomendações que a Killing dá está quanto à escolha adequada dos equipamentos e pistolas de aplicação. “Temos parceiros desenvolvidos para essas aplicações e costumamos indicar esses fabricantes, devido a confiabilidade dos equipamentos. Recomendamos, também, criticidade na escolha dos adesivos e lembramos sempre que ‘o barato sai caro’”, avaliam Anderson Davi Becker, consultor técnico da Killing e Katiucia Jung, analista de desenvolvimento de produto da Killing.

Segundo eles, um adesivo muito barato nem sempre será o de maior rendimento, de maior poder de colagem, de maior resistência à temperatura, com ausência de odores e ausência de matérias-primas menos nobres como o breu de colofônia, que é altamente abrasivo, de forte odor e alta tendência à carbonização. “A Kisafix [marca de adesivos da Killing] possui uma ampla linha de adesivos de alta performance para a indústria colchoeira, todos com matérias-primas nobres e diferenciadas”, observam os profissionais da Killing.adesivos para colagem de espumas

Artecola Química

A sustentabilidade é um dos valores mais importantes para a Artecola. “Por isso, temos investido cada vez mais em soluções que estejam alinhadas a este pilar. Atualmente contamos em nossa linha de produtos com adesivos de todas as tecnologias, especialmente hot melt e base água, que são sustentáveis e possuem ótimo desempenho para todas as aplicações dentro da indústria de colchões”, diz o gerente de mercado, Fernando Cardoso.

Ele enaltece que a Artecola possui uma linha completa de produtos para colagem de colchão e para colagem de espumas, tampo, montagem do colchão, molas pocket, entre outros itens. “A indicação de adesivos é bastante individualizada, por isso o mais importante é entender as necessidades de cada cliente e de cada aplicação para que possamos indicar os produtos corretos”, diz ele que aposta no casamento entre a inovação do produto e o atendimento da consultoria técnica da marca para oferecer as melhores soluções aos colchoeiros.

H.B. Fuller

Karina Borin, marketing da H.B. Fuller, destaca que a A H.B. Fuller acredita que somente com inovação se pode atingir o objetivo de fornecer produtos melhores e mais acessíveis que atendam às mais difíceis demandas dos consumidores atuais.“Desta forma nosso centro de inovação desenvolve adesivos que possuem melhor rendimento oferecendo melhor performance na aplicação e qualidade no produto”, observa.

Soluções em adesivos para colagem de espumas

Com efeito, ela sugere duas importantes aplicações de adesivos: “Em primeiro nas molas ensacadas que são cobertas por TNT, no qual utilizamos adesivos hot melt EVA em pelletes. Em segundo lugar, na própria construção do colchão em que se utiliza o adesivo hot melt PSA (Adesivo Sensível a Pressão)”, diz.

Henkel

Para o processo de construção e/ou laminação de colchões, a Henkel recomenda as soluções Technomelt® DM 3200 e Technomelt® DM 292. Para linha de molas ensacadas, Technomelt® 316 ou Technomelt GA 3170. “A indicação do adesivo sempre estará de acordo à necessidade do processo e ao desempenho requerido no produto. Além disso, sempre recomendamos uma capacitação técnica para todos os operadores a fim de levar as boas práticas de manuseio do produto”, esclarece Segantini.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646