Soluções em adesivos para colagem de espumas nas indústrias de colchões

Fabricantes de adesivos para colagem de espumas apresentam soluções para produção do colchão

Publicado em 10 de julho de 2020 | 10:17 |Por: Thiago Rodrigo

As empresas fabricantes de adesivos para colagem de espumas de colchões fornecem para esse mercado os adesivos: hotmelt PSA (sensíveis a pressão), hot melt não PSA e base água. Os adesivos base solvente estão em desuso por conta do malefício gerado à saúde e ao impacto ambiental.

Dessa forma, de acordo com esses novos padrões de requerimento das indústrias de colchões, a tecnologia de hot melt se destaca com inúmeras vantagens para a colagem de espumas destinadas para os segmentos de colchões, estofados e têxtil.

“Por se tratar de uma solução inovadora por ter características diferentes, como ser 100% sólida em uso aplicado, parte das matérias-primas é de fonte renovável. E por oferecer melhor desempenho e performance, ela vem superando expectativas e cumprindo com os mais altos requisitos dessa aplicação”, afirma Jeferson Segantini, head de negócios de móveis e componentes para construção da Henkel Brasil.

Soluções da Henkel

A Henkel oferece uma gama de soluções hot melt e base água, com as linhas Technomelt® e Aquence às indústrias de colchões. A linha Aquence é a marca de soluções adesivas à base de água, sendo indicada para alguns nichos do mercado de colchões. “Os produtos dessa linha possuem alta performance de adesão e colagem”, destaca.

Já a linha Technomelt® trabalha com tecnologia hot melt, que oferecem diversos benefícios. As principais vantagens desse produto, segundo Jeferson, são: fácil aplicação, rápida taxa de derretimento de acordo com a temperatura recomendada, não necessita de uma etapa adicional de evaporação por ser um adesivo 100% sólido. “Por fim, de acordo com a característica do polímero, confere altas forças de adesão inicial, conhecido como ‘Green Tack’. Com efeito, possibilita a diminuição do tempo de processo produtivo de entrega do produto acabado”, diz o head da Henkel, que acrescenta:

“Todas essas vantagens fazem com que esse adesivo garanta maior agilidade durante a etapa de produção do colchão. Essa solução é projetada para obter os melhores resultados nos processos de produção e produtos acabado dos nossos clientes. Os adesivos Technomelt® possuem um excelente balanço de eficiência e custo em uso, sendo reconhecido por sua confiabilidade, qualidade e resultados comprovados”, diz o head da Henkel.adesivos para colagem de espumas

Insumos da H.B. Fuller

Outras soluções em adesivos para colagem de espumas são da multinacional H.B. Fuller. Desenvolvido após inúmeros testes e pesquisas, especialmente para atender a demanda do mercado de colchões, a H.B. Fuller está lançando o adesivo CQ-3062, um produto que, de acordo com a marca, possui alta coesão e resistência e não apresenta oxidação.

“O grande atrativo deste produto é o custo-benefício que ele oferece, garantindo um rendimento maior que a média do mercado. Além de ser um adesivo de alta performance que oferece mais produtividade na linha de produção dos nossos clientes”, revela Alexandre Pincelli, GSM Engineering Adhesives Latin America South.

Produção de móveis cresce em maio

Por sua vez, o PSA CQ-3062 é um adesivo de tato permanente. E elaborado a base de copolímeros e resinas taquificantes, aditivado com agentes promotores de resistência térmica. “Como é um material de tato permanente, é feito em uma embalagem especial que é consumida junto com o produto, ou seja, a embalagem faz também parte da fórmula”, explica Pincelli.adesivos para colagem de espumas

Entre os benefícios do produto estão: alta adesão e coesão para alto rendimento, obtendo-se significativa redução de quantidade aplicada, mantendo alta aderência; ganho de espaço físico, usando menos adesivo e dando economia em frete e otimizando seu espaço de armazenagem; baixa temperatura de aplicação: o tempo de vida útil dos sistemas de aplicação é maximizado, os equipamentos ficam preservados por mais tempo e geram menores custos com energia; e rápida fusão para maior produtividade: não há tempo de espera para o adesivo estar pronto ou derretido.

São indicados para aplicações com equipamentos (coleiros) com sistemas de espiral, spray, slot e bico em laminação de espumas diversas e com densidades variadas, aglomerado, feltros, TNT, carpetes, madeirite, EPS (Isopor), Rabatan (Espuma tipo “caixa de ovo”), fixação do conjunto de molas ensacadas e fixação de eletrodos (Colchões magnéticos).

Adesivos para colagem de espumas

A Artecola, segundo o gerente de mercado Fernando Cardoso tem uma linha bastante grande e o ideal é entender para atender. “Somos especialistas em hot melt, mas dominamos todas as tecnologias e nossa prática é identificar em nosso portfólio – ou criar, se houver necessidade – a melhor solução para cada demanda”, salienta.

Com objetivo de ser a melhor alternativa para colagens de colchões, a Kisafix tem adesivos adequados às necessidades do mercado, com alto desempenho de processo e que atendam às normas regulamentadoras e também destaca que a indicação do produto ideal vai depender de avaliação criteriosa do processo e da necessidade de cada cliente.

Adesivo hot melt é mais sustentável que base água

No entanto, indica algumas soluções como o HMPSA, hot melt sensível à pressão, e base água para o mercado de espumas na América Latina. “Por isso, indicamos os adesivos de alta performance das linhas sustentáveis. No HMPSA, a linha possui o adesivo Kisafix HM 7521. É um adesivo de alta resistência à temperatura, alta coesão, sem odores e alto rendimento”, destaca o consultor técnico, Anderson Davi Becker.

adesivos para colagem de espumasBase água

Na linha base água, o adesivo Kisafix 4083 é um produto diferencial de mercado, segundo ele. Trata-se de um adesivo monocomponente base água, que atende as normas internacionais de substâncias restritas. “Nosso adesivo rende até duas vezes mais e o processo de colagem é úmido e imediato. Em alguns casos com aplicação em apenas um dos substratos, o que resulta em uma boa economia de adesivo”, ressalta Davi.

Katiucia Jung, analista de desenvolvimento da Kisafix, aponta que o produto tem alto rendimento, alta resistência ao calor, baixo custo de manutenção e implantação. Outra indicação, da linha pocket HMEVA, é o carro-chefe Kisafix HM 9555, adesivo de alto rendimento, sem odor e excelente adesão.

A analista também destaca que a empresa realiza diversas ações para otimizar o rendimento e custo-benefício, entre elas: aquisição de matérias-primas de fontes confiáveis, produção local, P&D e corpo técnico atuante no cliente, parcerias com fabricantes de máquinas e equipamentos e fornecedores. “Sempre visando novas tecnologias que aumentem a rentabilidade para o cliente”, define.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646