ArpiAspersul lança software para gestão do processo de pintura

Com princípios de IoT na indústria moveleira, ArpiAspersul lança ferramenta para ajudar indústria a medir e ajudar na melhor gestão do processo de pintura

Publicado em 1 de outubro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O que não se mede não é possível gerenciar. Diante dessa premissa, o Grupo ArpiAspersul dedicou 14 meses de desenvolvimento e testes para o lançamento do software de gestão do processo de pintura, o NextPaint. Com o sucesso de implementação em duas grandes indústrias moveleiras gaúchas, agora o software está disponível para venda.

Já é tradicional em diversos segmentos industriais o controle das etapas produtivas. O mercado possui players que oferecem soluções em que é possível visualizar dados para embasar tomadas de decisão. Na pintura da indústria moveleira este recurso é acessível apenas para empresas de grande porte, na aquisição de linhas que já contemplem esta funcionalidade. O Nextpaint atua nesta oportunidade de oferecer visualização de dados a respeito do processo de pintura. Conheça mais sobre essa tecnologia e como ela pode ajudar sua indústria moveleira.

Como funciona o Nextpaint

A tecnologia é formada por uma parte hardware e outra software, em que a tecnologia divide seu papel junto com um responsável do setor de pintura de cada empresa para complementar os dados captados. O hardware e um fluxostato são instalados juntos à cabine e pistola de pintura.

Supersalone encerra com presença de 60 mil pessoas

O software Nextpaint é iniciado a partir das conexões do hardware e recebe as informações da cabine e pistola de pintura por meio de IoT. Cada fluxo pode ser identificado no dashboard, painel de controle do Nextpaint. Este fica disponível em um computador junto ao setor de pintura que também recebe alimentações complementares do responsável pela pintura.

Além de estar presente juntamente ao setor de pintura da empresa, o login do Nextpaint pode ser acessado remotamente em tablets e smartphones, com a visualização em tempo real dos dados. Além disso, o acesso remoto possibilita pausar o processo caso tenha algum motivo que precisa ser verificado antes de prosseguir.

Gestão do processo de pintura

Por meio do NextPaint é possível visualizar dados, como: OEE, qualidade e disponibilidade das máquinas, principais motivos de parada, dias mais trabalhados, períodos mais produtivos, quantidade de horas extras, períodos de trocas de filtros, troca de cor ou substrato, entre outras informações. A leitura deste panorama possibilitará aos gestores uma visão mais clara do seu processo de pintura e fornecerá informações para embasamento de decisões, planejamento e investimentos.

De acordo com o gerente de inovação do Grupo ArpiAspersul e responsável pelo desenvolvimento deste projeto, Alcidene Cardoso, os ganhos para o setor moveleiro são diversos: “Agilidade na captura e análise dos dados, possibilitando melhorar a performance geral da pintura, quantificando exatamente todos os impactos de paradas, retrabalhos e pausas não planejadas. É produzir mais no mesmo tempo de abertura do turno,” completa Cardoso.

Greenplac lança quatro novos padrões

O Nextpaint pode ser instalado em cabines e linhas já em funcionamento ou em novas aquisições. O dashboard permite monitorar mais de uma linha de pintura. Os pré-requisitos para a instalação e funcionamento pleno é que o local disponha de boa qualidade de conexão à internet para que os dados sejam transmitidos e computados no tempo mais preciso possível.

IoT e objetos inteligentes
Não são só computadores que podem estar conectados à internet. A internet das coisas é uma rede de objetos físicos que podem se conectar à internet por meio de sensores e enviar informações para qualquer dispositivo, como smartphones, watches, tablets e outros. Com a implementação da internet 5G estas conexões e interações passarão a ser mais recorrentes e parte de nossas rotinas pessoais e profissionais.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646