Artecola completa 73 anos com crescimento de 27% no trimestre
Desempenho demonstra capacidade de renovação da empresa, que já havia registrado números positivos em 2020, mesmo com efeitos da pandemia
Publicado em 5 de maio de 2021 | 10:30 |Por: Thiago Rodrigo
A Artecola Química completa 73 anos de fundação nesta quarta-feira, 5 de maio. A data, mais do que marcar uma longevidade incomum a empresas brasileiras (menos de 0,5%, conforme dados do IBGE), celebra uma série de conquistas recentes.
“Estamos com um importante crescimento, sólido e continuado, abrindo espaço em novos mercados e retomando posições em setores com os quais temos ligação histórica. Nestas mais de sete décadas, vivemos muitos momentos distintos, mas soubemos nos reinventar e seguir inovando”, destaca o presidente executivo, Eduardo Kunst.
Apostando na inovação sustentável, a empresa fundada em 1948, em Novo Hamburgo (RS), tem registrado crescimento constante. Em 2020, mesmo com os períodos de forte queda na economia mundial por conta da pandemia da Covid-19, a Artecola cresceu 7%. No primeiro trimestre de 2021, foram outros 27% de crescimento.
“Se compararmos com o primeiro trimestre de 2020, foi um grande avanço sobre um período em que ainda não havíamos sentido os efeitos da pandemia. Ou seja, não foi um incremento sobre uma base baixa, pelo contrário, é um forte resultado, fruto de estratégias que têm se mostrado eficientes para nossa performance”, frisa o presidente.
Sustentabilidade Artecola
No quesito sustentabilidade, a Artecola conta com um histórico de mais de quatro décadas, mas nem sempre o mercado esteve pronto para receber as inovações apresentadas. “Hoje, finalmente a sustentabilidade passou a ser uma busca significativa para empresas e sociedade. Por conta de nossa visão amadurecida para o tema, já estávamos preparados para atender a essa demanda, promovendo produtos e processos sustentáveis”, explica Kunst. E as tecnologias próprias se somaram às alianças com a italiana Taka e à suíço-americana Simalfa, que também desenvolvem adesivos sustentáveis.
Somente nos últimos 12 meses, a Artecola lançou a família Afix Green, que já conta com uma linha inédita de colas de contato à base d’agua para móveis e construção civil, assim como a primeira linha nacional de cola premium para madeira; couraças recicladas que reduzem processos para calçados (Artefirm® 4203 E); uma linha de adesivos hot melt (sólidos) especialmente desenvolvida para caixas de frutas produzidas em regiões de alta temperatura (Artemelt HM 2050) e a nova família Supera, com hot melts de alta performance, ambas para o mercado de Embalagem; e o Ecofibra Híbrido, laminado para reduzir peso e aumentar performance, dirigido ao setor automotivo.
Além dos exemplos acima, a Artecola ingressa com força no agronegócio. Um lançamento recente é o adesivo aquoso que auxilia na germinação de sementes (Artecol 1259). “Todos esses novos produtos estão dentro do espectro da ecoeficiência, sempre focando no menor impacto ao meio ambiente. E geram também ganhos econômicos e sociais, pela rentabilidade e por integrarem o conceito de Economia Circular”, enfatiza o dirigente da Artecola.
Empresa multilatina
Outro aspecto que marca o aniversário de 73 anos da Artecola é a identidade Multilatina. Presente desde os anos 90 em diversos países latino-americanos, a empresa assumiu o termo multilatina como a melhor denominação para sua trajetória.
“Representa mais do que estar presente em toda a região. Buscamos ser conectados localmente com as pessoas, as empresas e a cultura de cada um dos países e locais onde atuamos. Oferecemos a melhor estrutura de atendimento e logística da região, com a paixão, a alegria e o orgulho de sermos latino-americanos”, ressalta Eduardo Kunst.
Neste aspecto, a pandemia acabou acelerando o processo de integração entre as diversas unidades da empresa. Ao todo são nove plantas industriais, localizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, e atuação em 18 países da América Latina. Dos 680 funcionários, dois terços estão no exterior.
– Artecola lança cola premium para madeira
“A necessidade de isolamento social causada pela pandemia nos estimulou ao maior uso da tecnologia. Passamos a ter um contato muito mais frequente, mesmo que digital, ampliando a interação entre as equipes das diversas unidades. E isso intensificou a execução de projetos multilatinos, nos permitindo acelerar as transformações que já vínhamos promovendo”, relata o Presidente Executivo.
Como resultado, em dezembro de 2020 a empresa fez o primeiro lançamento de uma família de produtos na América Latina, com um evento on-line marcando a apresentação da nova família de adesivos Supera. Depois, outros três lançamentos já ocorreram com essa característica, permitindo que clientes globais encontrem o mesmo produto em países diferentes.
“Nossa postura inquieta, sempre buscando a transformação, vem desde a fundação, em 1948. Nosso fundador, Francisco Xavier Kunst, foi um inovador, e deixou um legado que reúne a visão empreendedora com a atuação comunitária. Seguimos essa cultura, focados na melhoria contínua, em produtos que garantam um futuro melhor e com projetos que gerem impacto positivo à sociedade”, finaliza Eduardo.