Berneck celebra 70 anos com investimentos

Berneck vendeu toda sua produção em 2021 e aposta no aumento da demanda por painéis de madeira nos próximos anos com novas linhas de produção

Publicado em 26 de janeiro de 2022 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo

No ano de 2021, a Berneck vendeu 100% da produção – leia mais sobre na edição 314 da Móbile Fornecedores na reportagem de painéis de madeira e em entrevista especial com a fabricante de painéis.

A empresa, que é uma das maiores fabricantes de MDP, realizou o último investimento em capacidade extra em 2016, com o início da linha de MDP de Curitibanos (SC). No final de 2021, decidiu fazer o investimento de um incremento de mais do que o dobro de capacidade de produção de MDP nessa mesma unidade.

Em MDF, o último grande investimento havia sido em 2012, quando a Berneck completou 60 anos. Agora, no ano em que completa 70 anos, iniciou sua nova unidade fabril em Lages (SC), com uma nova linha para produção de MDF e uma linha para produção de madeira serrada de Pinus seca em estufa. “Estamos sempre investindo e evoluindo com o objetivo de suportar sempre o crescimento de nossos clientes”, destaca Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing.

Novembro com alta nas exportações de móveis

A nova fábrica de Lages (SC) fica às margens da rodovia BR 116, em uma região estratégica para a logística de distribuição. “É uma unidade fabril com alta tecnologia e uma das mais modernas no segmento”, frisa a diretora. São 105 mil m² de área construída e 99 hectares de área do empreendimento total. O espaço comporta uma serraria e uma linha de MDF, com espaço para mais uma linha no futuro.

No total, a capacidade de produção em Lages será de 500 mil metros cúbicos de MDF e 450 mil metros cúbicos de madeira serrada de Pinus por ano. Para se ter uma ideia, atualmente, a capacidade de produção em Araucária (PR) e Curitibanos (SC), somadas é de 2,4 milhões de m³/ano de painéis e serrados. Com Lages, será de 3,350 milhões de m³/ano, aumentando a capacidade produtiva em quase 40%.

Sustentabilidade Berneck

No processo produtivo da Berneck, as árvores são utilizadas de maneira inteligente, com 100% de aproveitamento. Na Berneck, nada se perde. A colheita acontece depois de 18 anos de plantio. Os galhos ficam na terra, como adubo. A tora grossa vai para as serrarias. Os toretes e os resíduos da madeira serrada são usados na fabricação de painéis. E a casca, com o pó da madeira, são o combustível para a cogeração da energia que consumidos. Energia limpa que utilizada nas fábricas.

Leia mais sobre a sustentabilidade da Berneck e os 70 anos da companhia na edição 314 da Móbile Fornecedores.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas