Brazilian Furniture conquista parcerias na Alemanha

Na feira alemã Imm Cologne, indústria moveleira brasileira do Brazilian Furniture realiza grande quantidade de negócios

Publicado em 22 de junho de 2023 | 11:56 |Por: Thiago Rodrigo

Diante de um público exigente, o Brasil mostrou mais uma vez a qualidade, a sustentabilidade e a criatividade da indústria e do design de móveis nacional durante a edição 2023 da Imm Cologne, na Alemanha, que marcou o retorno da feira após três anos de cancelamentos devido à pandemia de Covid-19.

Por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa desenvolvida pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), 27 indústrias brasileiras integraram a Missão Comercial Imm, enquanto 13 delas estiveram também em exposição na feira, em estandes projetados para destacar o mobiliário nacional.

Cultura de inovação na indústria moveleira

O evento ocorreu entre 04 e 07 de junho na cidade de Colônia, reunindo 718 expositores de dentro e fora da Alemanha, além de cerca de 30 mil visitantes oriundos de 116 diferentes países, que colocaram a “economia circular” como um dos principais temas desta edição.

Cenário favorável para as empresas brasileiras, que puderam destacar seus diferenciais competitivos, certificações ambientais e o design integrado à indústria para um mercado exigente não só no que se refere a produtos que envolvam maior tecnologia e industrialização em sua produção, mas também que comprovem ciclos produtivos sustentáveis e autenticidade criativa.

Brazilian Furniture na Alemanha

As 27 indústrias brasileiras que participaram da Missão Comercial realizada por meio do Brazilian Furniture tiveram a oportunidade de participarem de rodadas de negócios presenciais que culminaram em 266 diferentes contatos comerciais, não só da Alemanha, como de outros oito países (Arábia Saudita, Espanha, França, Israel, Marrocos, Oman, Reino Unido e Suíça), totalizando US$ 13,9 milhões em negócios imediatos ou prospectados para os próximos 12 meses.

Além disso, as 13 marcas brasileiras que estiveram também em exposição na Imm, puderam apresentar suas novidades em móveis e soluções para o viver para visitantes qualificados das mais diversas partes do mundo, gerando 677 contatos e mais de US$ 18 milhões em negócios fechados e projetados.

“É com orgulho que mais uma vez vimos os produtos brasileiros sendo reconhecidos e apreciados internacionalmente. De fato, a indústria brasileira do mobiliário tem muito a oferecer especialmente em termos de design e sustentabilidade, fatores que vêm se tornando cada vez mais decisivos no que diz respeito à inserção de produtos e empresas no mercado europeu e global”, diz o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.Brazilian Furniture

Com foco, portanto, em viabilizar oportunidades para ampliar a participação da indústria brasileira do mobiliário no mercado internacional, aumentando a visibilidade das marcas e dos produtos fabricados no Brasil, as ações do Brazilian Furniture na Alemanha em 2023 resultaram em US$ 31,9 milhões em negócios imediatos e prospectados para os 12 meses seguintes, a partir de 903 contatos, sendo cerca de 93% deles novos parceiros comerciais.

Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel, também comentou sobre o êxito das ações: “A participação do Brazilian Furniture e das empresas associadas na Imm Cologne foi outra ação estratégica para promover a expansão da indústria e do design brasileiro no mercado internacional, com importantes resultados já tendo sido alcançados ao longo deste ano. Estamos focados em oportunizar cada vez mais vitrines e ações que contribuam com o fortalecimento e a ampliação da presença das marcas e dos produtos brasileiros no mundo”. A próxima edição da Imm já tem data confirmada: 14 a 18 de janeiro de 2024.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas