Com a pandemia, demanda por acrílico registra “boom”

Fabricantes e transformadores de acrílico estão contribuindo para que muitas empresas possam reabrir com segurança

Publicado em 23 de julho de 2020 | 09:00 |Por: Cleide de Paula

A Castcril, líder na fabricação de chapas acrílicas na América Latina, vem notando um aumento na demanda por acrílico, material que se tornou onipresente na reabertura e distanciamento social. Segundo a fabricante, à medida que as empresas e os espaços públicos reabrem em todo o país e no mundo, o acrílico tornou-se o principal material para segurança contra a transmissão do Coronavírus.

Em post no blog da empresa, a Castcril afirma que o momento está levando a um “boom” para muitos fabricantes e transformadores do material. Em alguns países, empresas do setor relatam o aumento de 30% na demanda do acrílico cristal.

SCM realiza live show para apresentar tecnologias em máquinas para madeira

E mesmo após a pandemia, fabricantes mundiais têm perspectivas positivas. Os analistas da consultoria americana Adroit Market Research, preveem que a demanda pelo acrílico deve crescer 6% ao ano nos próximos cinco anos.

A Castcril informa que empresas transformadoras nos Estados Unidos registraram aumento de 300% nos negócios em acrílico. A Plastic Man Inc, com sede em Las Vegas, comunica que 99% dos seus negócios são direcionados a barreiras em acrílico para grandes clientes como Burger King e Mc Donalds, com fila de espera para novas instalações em até 8 semanas.

A Castcril conclui que teremos que aprender a conviver com o vírus até que a vacina esteja amplamente disponível. Além do grande aumento de consumo de materiais como o acrílico e tiveram alta outros tipos de plásticos transparentes destinados a serem transformados em barreiras de proteção, máscaras de proteção, totens e dispenser de álcool gel, cúpulas de intubação, produtos hospitalares, E.P.Is.

barreira de acrílico

As barreiras de proteção em acrílico para restaurantes permitem que as pessoas se encontrem e sentem-se juntas à mesa, sem que tenham contato direto

Barreiras de proteção em acrílico

As barreiras de proteção em acrílico podem ser facilmente instaladas em mesas e balcões e se adaptam bem em qualquer ambiente, podendo ser também moldadas e impressas à laser. Nesses projetos, a enorme variedade de espessura das chapas, além de cores, ainda pode contribuir para que o estabelecimento possa aliar sua identidade visual ao projeto de proteção.

Esses escudos se mostram fundamentais em épocas como essas, mas a verdade é que permitem a proteção de quem trabalha com o público durante todo o ano, não apenas do Coronavírus. Por isso, sua instalação em balcões de atendimento, como os de bancos e até caixas de supermercados, correios, lotéricas, farmácias e padarias, têm sido ampliada e deve se tornar cada vez mais comum.

As barreiras acrílicas podem ajudar a diminuir a contaminação também no setor de transporte de passageiros como táxis e aplicativos. Como o acrílico é um material fácil de moldar, foi possível criar, por meio dele, uma barreira bonita, sofisticada e visualmente agradável para o interior de veículos. Ela é apoiada no encosto dos bancos dianteiros e divide a cabine do carro em dois ambientes. Assim, motorista e passageiros tem o menor contato possível.

No Brasil, o acrílico é oferecido por diversas empresas associadas ao  Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (INDAC).  Segundo Carlos Marcelo Thieme, diretor-presidente do INDAC, esse não é um período fácil para ninguém, nem para as pessoas, nem para as empresas. Mas os associados do INDAC têm procurado se reinventar e ajudar o país da maneira que sabem, trabalhando com o acrílico.

As vantagens da matéria-prima

– Transparência: 92% em qualquer espessura – a maior dentre todos os materiais, além de opções de chapas jateadas ou anti-refletivas;

– Resistência ao impacto: 10 vezes superior ao vidro;

– Variação de espessuras e tamanhos: de 1,0 a 50,0 mm e chapas de 1 x 1 até 2 x 3 metros;

– Facilidade de dobragem, colagem e moldagem;

– Infinitas opções de cores transparentes, como verde vidro, azul piscina, amarelo bebê ou gradações de fumês – adequando-se a necessidade e ousadia de qualquer projeto.

– Importante salientar que a matéria-prima do acrílico (MMA) e toda cadeia produtiva, chapas e peças são nacionais e não possuem dependência do mercado internacional para seu desenvolvimento.

– Limpeza: deve ser feita com água e sabão neutro.

Fornecedores de acrílico

Acrinox – www.acrinox.com.br – (61) 3202-7577

Acriplanos – www.acriplanos.com.br – (71) 3023-9261

Artcryl – www.artcryl.com.br – (11) 4207-5652

Bold – www.bold.net – (47) 3274-6565

Brascril – www.brascril.com.br – (51) 3362-7052

Casa do Acrílico – www.acrilico.com.br – (19) 3728-2931

Castcril – www.castcril.com.br – (11) 3062 0199

Cristal e Cores – www.cristalecores.com.br – (11) 4661-7340

Emporium Acrílicos – www.emporiumacrilicos.com.br – (14) 3313-6605
Menaf – www.menaf.com.br – (11) 2412-0081

Tudo em Acrílico – www.tudoemacrilico.com.br – (11) 3732-1688

Solugrav – www.solugrav.com.br – (48) 3052-3322

Para encontrar o fornecedor de acrílico mais próximo, acesse: https://www.indac.org.br/guia-acrilico/

 

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646