Descarbonização e sustentabilidade são destaques da Dow
No Encontro Nacional das Indústrias de Colchões, empresa de poliuretanos falou do compromisso da empresa com a sustentabilidade
Publicado em 21 de julho de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
Sob o tema “Passado, Presente e Futuro: Um Encontro de Gerações“, foi realizado, nos dias 22 e 23 de junho o Encontro Nacional das Indústrias de Colchões. O evento, realizado anualmente pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) desde 2015, reuniu mais de 200 participantes, entre industriais, empresários, executivos e profissionais da cadeia produtiva e consumidora do setor colchoeiro para debater tendências e desafios e apresentar as mais recentes inovações tecnológicas que impactam a indústria de colchões.
Edilson Machado, diretor de Marketing do Negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, apresentou a jornada de descarbonização da empresa, compartilhando seus avanços e compromissos com a sustentabilidade. “O negócio de poliuretanos da Dow no Brasil alcançará 100% de uso de energia renovável até o fim de 2024, com 50% de sua demanda de vapor sendo atendida por meio de cogeração de biomassa. Ações como essa são importantes para diminuir a pegada de carbono na produção das principais substâncias usadas (Óxido de Prolipeno, Prolipenoglicol, Polióis de Poliésteres e Sistemas de PU) como matéria-prima para o poliuretano (PU) e, ao mesmo tempo, permitindo uma transição efetiva para uma economia Net Zero”.
Edilson também destacou ações da empresa a fim de apoiar projetos de reciclagem, como a campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo”. A primeira fase da iniciativa, em 2021, teve como foco a circularidade de colchões e sofás. Realizado na cidade de Hortolândia (SP), o projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que resultaram no reaproveitamento de 83,8 toneladas de resíduos, entre madeira, espuma de poliuretano, tecidos, borracha, molas e outros materiais, sendo que desse total 12,3 toneladas foram de espumas de poliuretano. As peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 torres Eiffel.
Já a segunda fase da campanha, iniciada em maio de 2022, teve o foco na coleta e reciclagem de refrigeradores e freezers na Grande São Paulo e regiões do estado. Com a iniciativa, 478 refrigeradores, que iriam para aterros sanitários ou seriam incinerados, foram recolhidos e reciclados pelo projeto, contribuindo assim para economia circular e o desenvolvimento sustentável nas regiões de atuação. O total já coletado equivale a cerca de 22 toneladas de materiais, peso que corresponde ao dos resíduos sólidos gerados por um brasileiro ao longo de quase 60 anos. Se empilharmos os aparelhos, a altura total representaria mais de 22 estátuas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Já o volume equipara-se a mais de 300 caixas d’água de 1.000 litros.
Leonardo Censoni, diretor comercial do Negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, acrescentou que a Dow continuará buscando projetos que promovam a redução do impacto ambiental e o avanço das metas ESG em todo o setor. “Tenho orgulho de testemunhar a jornada transformadora da Dow em direção à sustentabilidade e nossas parcerias colaborativas dentro da cadeia de valor para acelerar o desenvolvimento técnico e social na região. Nossa participação no Encontro Nacional das Indústrias de Colchões exemplifica nosso sólido compromisso de promover mudanças positivas e tenho certeza de que, ao liderar e implementar práticas sustentáveis e promover a inovação, pretendemos preparar o caminho para um futuro mais consciente do ponto de vista ambiental e socialmente responsável para todo o setor de colchões”.