Farben celebra 30 anos de história

Fabricante de tintas desde julho de 1993, Farben conta desafios, investimentos e objetivos no mercado moveleiro

Publicado em 23 de junho de 2023 | 14:21 |Por: Thiago Rodrigo

Em julho de 1991, Jayme Antôni Zanatta fundou a Tintas Farben. Com o objetivo de fornecer tintas para diferentes setores produtivos, a empresa só entrou em operação dois anos depois, em julho de 1993, com a emissão da primeira nota fiscal. Localizada em Içara (SC), Jayme observou o potencial na região para uma indústria de tintas.

“Ele viu um grande negócio e abraçou a oportunidade. Ele sempre foi muito empreendedor e gostava de inovar, fazer coisas diferentes e daí nasceu o projeto da indústria de tintas”, conta o CEO da Farben e filho de Jayme, Edmilson Zanatta.

Na época, o foco era de tintas para molduras. Isso porque a Farben está localizada em Içara (SC), a 70 quilômetros de Braço do Norte (SC), considerado o maior complexo industrial de molduras do mundo. A similaridade desse setor com o moveleiro fez a empresa migrar para o sucesso.

Brasilidade como estilo de móveis brasileiro

Antes da Farben, Jayme e outros dois diretores tinham experiência de atuação em indústrias de outros segmentos como copos plásticos, embalagens, telhas de fibrocimento e tubos de PVC. “Pensamos que isso facilitaria a entrada no mercado de tintas, mas era uma experiência totalmente diferente, era muito difícil conquistar os clientes”, conta Edmilson. Segundo ele, o mercado de tintas tem clientes muito fiéis. “É praticamente um casamento entre clientes e fornecedores e eles tinham dificuldade para mudar de marca”, assinala.

Somando ao fato de que a Farben era uma fornecedora que estava começando, o início da empresa foi bastante difícil. As vendas não aconteceram conforme o esperado e não houve crescimento rapidamente. Isso ocasionou em problema com capital de giro, algo que só foi melhorando quando ganharam escala. “Para a indústria ser viável e competitiva, o ideal é que tenha uma produção superior a 1 milhão de litros por mês, o que abre o caminho para compras de oportunidade das matérias-primas”, diz o CEO.

Além disso, ele explica que o setor moveleiro é muito sazonal, trabalhando forte de março a novembro e isso gerava uma lacuna de dezembro a março no consumo de tintas, com grande redução das vendas. Esse fator fez com que a empresa criasse, em 2003, a linha automotiva para repintura e, em 2008, a linha industrial. “Uma linha leva até dez anos para amadurecer, é necessário muito investimento para se consolidar e nossas linhas já estão bastante consolidadas”, garante.

Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 327

Farben

Farben

Fábrica da Farben em Içara (SC)

 

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas