Fornecedoras de equipamentos e insumos sofrem com redução de atividades no setor

Fornecedoras da indústria moveleira associadas da Affemaq sofrem com impacto do coronavírus e presidente aponta preocupação com a realização da mostra

Publicado em 24 de junho de 2020 | 17:00 |Por: Thiago Rodrigo

Contando com 18 empresas associadas, entre elas fabricantes de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para as indústrias de madeira e móveis, a Affemaq está localizada no polo de Bento Gonçalves (RS) e tem associadas também na região metropolitana de Porto Alegre. Como seria de se esperar, as empresas da cadeia produtiva, como mais uma peça do dominó em queda nos negócios, por conta da pandemia de Covid-19, se ressentem e temem pelo futuro imediato das empresas.

Entre as principais realizações da Affemaq estão as suas mostras. O evento chegará à sua 25ª edição entre os dias 20 e 25 de outubro em São Bento do Sul (SC), mas ainda há incerteza. “Estamos aguardando os movimentos do mercado e da legislação para verificar a viabilidade de sua realização”, informa o presidente da associação, Ivânio Angelo Arioli.

Feira Virtual da Móbile é um sucesso

“As empresas não estavam preparadas para essa pandemia e a crise gerada por ela. Estávamos utilizando o fôlego restante para vencer a última crise pela qual a economia passou nos últimos anos. O ano de 2020 vinha sinalizando uma retomada, uma tímida recuperação do mercado, aumento de vendas e boas perspectivas futuras. Nos pegou de surpresa, mas estamos administrando e buscando as melhores ações para manter vivos os negócios, os empregos e a rentabilidade. Ainda não temos perspectivas claras para uma melhora de cenário e os reflexos já se apresentam muito duros”, diz o presidente.

Em número de 18, as empresas associadas tinham 1.330 empregados em dezembro de 2019. De acordo com leis municipais e decreto estadual, precisaram parar suas atividades por algum tempo. Hoje, todos estão em operação com, em média, 50% da capacidade produtiva. Não há dados sobre a redução de empregos, mas Arioli ressalta que como em todos os setores fabris, cada empresário está tomando as medidas de prevenção e boas práticas, conforme determinações do governo determinou e buscando soluções próprias para continuidade.
Os encontros entre associados – todas empresas de pequeno e médio porte – para alinhamento de estratégias e até troca de informações sobre mercado, estão sendo realizados de forma virtual.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646