Graça Berneck detalha o ano de 2022 da fabricante de painéis

Um ano para ficar para a história: Berneck compartilha os desafios de 2021 em meio à construção de fábrica e falta de matéria-prima

Publicado em 21 de dezembro de 2021 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

Estar longe dos clientes em um momento que todos precisavam de mais matéria-prima, enfrentando uma demanda muito acima da capacidade instalada e não podendo ofertar mais produto para suportar o crescimento de todos, foi o maior desafio para a Berneck, de acordo com Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing da fabricante de painéis de madeira.

Além disso, os problemas de suprimentos e falta de papel para revestimento no mercado, ocasionados pela alta demanda mundial e pelo caos logístico, atrapalharam e continuam atrapalhando o mercado como um todo. A empresa enfrentou a crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de coronavírus com muito cuidado e perseverança, dando todo o apoio aos colaboradores. “Aproveitamos a adversidade para focar no fortalecimento da nossa gente e das nossas raízes. Isso aumentou ainda mais nosso foco em gestão de pessoas e na Governança e Compliance”, diz Graça.

A diretora avalia que foi vivida uma situação peculiar no setor moveleiro com o crescimento exponencial. “Fechamos o ano passado (2020) com crescimento de 10% em relação ao ano anterior (2019) e isso revelou uma perspectiva otimista diante dos desafios”, afirma ela que aponta que, mundialmente, todo o setor da construção civil cresceu. “Esse aumento em um ano atípico é um importante balizador em nosso olhar para o futuro. O mundo vive incertezas econômicas e temos, de fato, desafios pela frente. No entanto, estamos certos de que nossa solidez e nosso planejamento nos preparam para enfrentar os percalços da melhor maneira”.

Leia a última edição do ano da Móbile Fornecedores

Para superar os desafios gerados pela pandemia, por exemplo, Graça destaca que a solidez da empresa de mais de 65 anos de história foi fundamental. Não demitiram ninguém desde que a pandemia deu os seus primeiros sinais e ainda concedeu – em 2020 e 2021 – auxílio financeiro a todos os colaboradores para ajudá-los frente ao aumento das despesas da casa. O objetivo era dar segurança ao time e contribuir para manter um clima otimista, com a empresa tendo a certeza de que isso seria uma fase de muito aprendizado.

Durante essa fase, há a construção da mais nova planta fabril da Berneck em Lages. Iniciada muito antes da pandemia e com muito planejamento, a edificação teve um impacto bastante significativo, principalmente com algumas paradas ou desaceleração na obra nos períodos mais críticos da Covid-19, bem como na falta de materiais essenciais para andamento da obra. “A pandemia também gerou um aumento considerável nos custos previstos da construção, além de atrasos na vinda de técnicos internacionais para a montagem. No entanto, superamos essas dificuldades”, diz Graça.

O investimento é de R$ 1,6 bilhão na construção da nova unidade fabril, que vai produzir painéis MDF e Madeira Serrada de Pinus 100% seca em estufa, agregando mais 950 mil m³/ano de produtos em nossa capacidade produtiva – um incremento de quase 40%. “Apesar dos desafios enfrentados, estamos certos de que esse é um passo muito importante na nossa expansão e fortalecimento das nossas atividades. O futuro é promissor”.

Graça assinala que a Berneck vem crescendo de forma orgânica e consistente desde sua inauguração, em 1952. Em janeiro de 2022, completará 70 anos, um marco significativo em uma empresa familiar. Atualmente com a terceira geração da família bastante atuante na empresa, a empresa se modernizou e enfrentou desafios nessas sete décadas com muita inovação e respeito à essência da Berneck.

A condução da sucessão familiar nesse tempo aconteceu de forma bastante tranquila. Em 2021, depois de mais de 40 anos do comando executivo da empresa, o Sr. Gilson Berneck, deixou a presidência para assumir nosso Conselho Consultivo. “A presidência foi assumida pelo executivo André Fauth, que ajudou a formar nosso conselho e, como CEO tem feito um trabalho fantástico na gestão de pessoas e na continuidade dos valores perpetuados pelo nosso fundador, Bernardo von Müeller Berneck”, conta Graça. A movimentação faz parte do planejamento estratégico da companhia sempre focado na qualidade e saúde da empresa como um todo.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas