Grupo Eucatex celebra 70 anos

Trajetória do Grupo Eucatex é marcada por três gerações de colaboradores, com presença no Brasil e no exterior e mais de 100 famílias de produtos

Publicado em 18 de fevereiro de 2022 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

De uma pequena unidade de isolantes, instalada em 1951 no município de Salto, em São Paulo, para uma das maiores fabricantes e fornecedoras de produtos para a Construção Civil, Indústria Moveleira e Revenda Madeira do Brasil e com presença em mais de 40 países. Esse é o resumo da história do Grupo Eucatex, que completa 70 anos de uma trajetória marcada pelo pioneirismo, a habilidade de se adaptar às exigências dos novos tempos e, principalmente, pelo desejo de impactar positivamente o cotidiano das pessoas, dos seus colaboradores aos seus consumidores.

Em um país em que muitas empresas fecham em apenas cinco anos, é possível afirmar que a Eucatex chegou à sua melhor idade, celebrando um marco tão importante em meio a um período desafiador, em relação às demandas crescentes de abastecimento do mercado, na forma de conciliar o cuidado com a saúde das pessoas e impulsionando a companhia sempre no caminho do planejamento estratégico e da reinvenção.

Abimóvel e Sebrae firmam convênio

Esse foi o mote que acompanhou todo o grupo ao longo dos anos de 2020 e 2021, em que a pandemia da Covid-19 acometeu o mundo todo. Devido às medidas de isolamento, a marca intensificou sua presença no formato digital para continuar em contato com seus fornecedores, apresentando as novidades e criando uma forma mais dinâmica e intuitiva de se comunicar e exibir seus produtos para os consumidores.

Um exemplo disso foi o patrocínio ao primeiro evento de decoração 100% digital no Brasil, o Design Show que, além de exibir projetos belos e inspiradores, trouxe como aprendizado a possibilidade de se conectar com profissionais de diferentes regiões do país, explorando a diversidade cultural e demonstrando como cada “sotaque” interage de uma forma diferente com a arquitetura e o design, evidenciando novas formas de olhar para um mesmo tema.

Eucatex

Grupo Eucatex

Serviço de coleta de resíduos de madeira

Planeta Eucatex

A experiência digital possibilitou a criação do Planeta Eucatex, uma plataforma hiperrealista desenvolvida para a Expo Revestir de 2021 que, além dos ambientes, reúne uma série de funcionalidades para interagir com seus consumidores e proporcionar uma experiência de viver o lifestyle da marca, trazendo de tempos em tempos diversas atualizações. Mas esse histórico de reinvenção não é de hoje.

A evolução dos painéis de madeira

Em sete décadas, a marca se firmou entre as maiores produtoras de pisos laminados e painéis do Brasil e é uma das únicas no mercado com um portfólio completo de soluções para construção civil, que inclui ainda pisos LVT, rodapés, portas, divisórias, tintas imobiliárias e chapas de fibra. No setor florestal, a marca foi pioneira ao utilizar o eucalipto como matéria-prima dos produtos e, ao longo de sua história, reúne uma série de iniciativas que contribuem para os cuidados com o meio ambiente, valorização e fortalecimento das comunidades em seu entorno.

Exemplos disso são o PEA – Programa de Educação Ambiental para crianças e educadores, as parcerias com pequenos agricultores no programa de Arrendamento Florestal, e ainda com empresas parceiras cadastradas no Programa de Reciclagem de Madeira, o primeiro deste segmento no Brasil e em toda a América Latina.

Eucatex

Grupo Eucatex

Programa de Educação Ambiental

Crescimento do Grupo Eucatex

Sempre pensando em expandir seus horizontes e prestar um serviço de excelência, em 2010 a empresa inaugurou a Linha T-HDF/MDF em Salto, que possibilitou a diversificação do portfólio e aumentou a produtividade de chapas finas e painéis MDF, contribuindo para a geração de empregos e renda na região. Em 2015 foi a vez da criação, em Cabo de Santo Agostinho (PE), da segunda unidade de Tintas e Vernizes, para atender aos clientes das regiões Norte e Nordeste.

No ano seguinte, o Grupo Eucatex adquiriu novas linhas de chapas finas de fibra de madeira, em Botucatu, São Paulo, passando a contar com seis unidades fabris. Ao todo, entre as fábricas e os escritórios, cerca de 3 mil colaboradores atuam em diversos setores da empresa, alguns são a terceira geração de suas famílias, outros acumulam a experiência de 40 anos na Eucatex, dedicando praticamente toda a sua trajetória profissional à companhia.

Eucatex

Grupo Eucatex

Produção de T-HDF

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas