Guararapes apresenta ações estratégicas de sustentabilidade
Relatório GRI segue as normas internacionais da Global Reporting Initiative para uma gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos
Publicado em 5 de outubro de 2022 | 07:54 |Por: Thiago Rodrigo
A Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF, divulga o Relatório de Sustentabilidade 2021, o primeiro de acordo com as diretrizes internacionais GRI (Global Reporting Initiative), direcionado à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos.
Em 2021, o mundo enfrentou a pandemia da Covid-19, a sociedade teve que se tornar mais consciente e solidária, e mudar os hábitos de consumo. As pessoas ficaram mais em casa e começaram a se preocupar mais com o conforto de suas residências. Foi um ano de instabilidade, mas de muitos aprendizados.
“Vimos nosso faturamento crescer mais de 50%, iniciamos a expansão da nossa planta de Caçador com investimento superior a R$1 bilhão, mas esse não é o nosso único propósito. Acreditamos que expansão e responsabilidade socioambiental caminham juntas para gerar impacto positivo na sociedade. Nossa preocupação vai além dos negócios, pensamos nos colaboradores e comunidades no entorno, com ações ligadas a saúde e bem-estar”, conta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes.
– Uso do WhatsApp no e-commerce: você está seguro?
A trajetória da empresa é marcada pela sustentabilidade, desde o seu início, da origem da matéria-prima certificada por institutos internacionais, passando pela produção e gestão reconhecidas pelos seus procedimentos efetivos, social e ambientalmente adequados. Além disso, o investimento em tecnologia e modernização das unidades fabris é constante.
O relatório marca a estruturação do plano estratégico ESG (Ambiental, Social e Governança) que guiará as ações da companhia com ainda mais transparência em relação a desempenho e relevância. Esta gestão prioriza a mensuração ESG no negócio para mitigar riscos, gerar novas oportunidades e tomadas de decisões cada vez mais assertivas, e ainda, maior proximidade com os stakeholders.
“O objetivo para o próximo ano é seguir com o assessoramento do Conselho de Administração, avançar com ações transversais na companhia e definir nossos compromissos públicos de longo prazo. A empresa vem buscando, por exemplo, a meta Zero Aterro nas operações de MDF e melhorando os índices de gestão de resíduos. O volume de resíduos enviado para aterro diminuiu de 16% em 2021 para 10% em 2022”, explica Diórgenes Bertolin, Diretor Industrial da Guararapes.
A Guararapes está entre os maiores players do setor de MDF. Possui mais de 500 pontos de venda nacionais e seus produtos são vendidos para mais de 50 países. Foram captados R$475 milhões em empréstimos verdes (Green Loans), por meio da modalidade Nota de Crédito à Exportação (NCE), atrelados totalmente a ações sustentáveis comprovadas e certificadas. O montante desta operação será utilizado na obtenção de ativos florestais e na nova linha de produção localizada em Caçador, Santa Catarina.