Leitz: novidades para o mercado moveleiro
Além da linha de serras Liptus para MDF de eucalipto, outros lançamentos foram a linha Edge para coladeiras de borda e o mandril Niro
Publicado em 29 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A fabricante alemã de serras para máquinas para madeira, Leitz, apresentou ao longo de 2023 diversas novidades para o mercado moveleiro. Uma das mais recentes é a linha de serras para marcenaria, comercializado nas revendas, Liptus, que sofreu melhorias para acabamento em MDF e MDP.
Com uma série de dimensões, o novo produto tem design atrativo indicado para chapas fabricadas com fibras de eucaliptos, que é mais densa, mais curta e mais dura. O sistema antirruído da serra é possibilitado com rasgos preenchidos com goma emborrachada que também dão maior estabilidade na serra durante o trabalho, mantendo-se mais rígida, além da redução de 5 decibéis no ruído.
A serra tem uma nova geometria do dente, que foi redesenhado e proporciona menor saída de cavaco e maior durabilidade. “Redesenhamos os ângulos de corte para ter durabilidade e acabamento melhor. A precisão do disco e da pastilha foram melhorados. Comparado com o modelo anterior, é muito mais preciso”, diz o supervisor técnico, Gustavo Christ.
A Leitz também possui um guia rápido impresso e digital de suas ferramentas, divididos por máquinas com serras, fresas, entre outros, para lojas de marcenaria. Além disso, para as lojas a marca oferece kits de seccionadoras formados por uma serra e riscador para determinada máquina e modelo dos fabricantes.
O material inclui dicas e soluções para o marceneiro ou vendedor da loja saber qual a melhor serra para indicar ou eventualmente, se tiver algum problema, identificar o que está acontecendo.
Ferramentas para coladeiras de borda
A Edge Expert é a solução da Leitz para tupias de entrada de coladeiras de borda que fazem o acabamento da superfície antes da colagem. “Como temos revestimentos difíceis de usinar, com alto brilho e outros mais sofisticados, é preciso cada vez mais ferramentas para oferecer uma superfície perfeita, com melhor adesão de cola e sem lascamento das bordas, para que não tenha nenhuma linha ou parte que apareça que haja um descolamento. Nesse sentido, é a união perfeita”, explica Vitor Ledur, presidente da Leitz Brasil.
A linha tem geometria de corte mais agressiva, com angulação inclinada que melhora o acabamento, seja o miolo do substrato de MDF ou MDP. “Assim como proporciona perfeito acabamento na borda do revestimento para que a junção entre fita e painel fique imperceptível”, destaca.
Segundo ele, a ferramenta proporciona enorme performance em metros lineares cortados, com relação custo-benefício muito positiva, seja a qualidade no painel do móvel como também no rendimento da diminuição do custo da ferramenta, diz Vitor.
Dentro da Edge Expert há vários tipos de produtos, cada um com sua aplicação e tipo de máquina, com corpo em aço e pastilhas soldadas.
Por sua vez, a Wispher Cut tem corpo em alumínio e pastilhas de diamante intercambiáveis. Híbrida, tem montagem de parte do corpo em aço e miolo da fresa em alumínio para diminuir peso e fazer com que as fresas fiquem mais leves na aplicação. “Com isso temos menos vibração, menos ruído e mais acabamento de corte, sendo ambientalmente correto com menor consumo de energia”, enaltece Gustavo.
A parte de alumínio é bem mais leve e traz maior vida útil do rolamento dos motores das máquinas por conta dessa leveza, trabalhando de forma mais suave. A linha Edge proporciona mais durabilidade de aresta de corte e maior vida útil.
“Quanto mais leve a ferramenta, tenho menos vibração e com isso mais durabilidade. Ganha-se em produtividade, ganha em performance de ferramenta, ganha em acabamento de peça e móvel fabricado e ganha em menos vibração da máquina e como consequência menos vibrações”, destaca Vitor.
Ferramentas para centros de usinagem
A linha de ferramentas para centros de usinagem está disponível em várias dimensões e alturas de corte, com números de dentes Z1 a Z3, sendo ferramentas para proporcionar melhor acabamento tanto nas superfícies dos acabamentos quanto nos miolos dos painéis, além de ter durabilidade maior.
“No centro de usinagem é muito importante a velocidade de avanço, como tem número de dentes elevados, é possível ter velocidades de avanços muito altas além do bom acabamento”, conta Gustavo.
Visando os centros de usinagem e furadeiras, a Leitz fez o lançamento de brocas para furos de dobradiças com os modelos Z3V3. “O anterior era uma só com dois dentes e agora com três dentes conseguimos oferecer maior vida útil, pelo menos 50% a mais, além de acabamento extremamente fino. Para quem deseja fabricar móveis de qualidade com arestas de corte perfeitas, são ideais, também sendo refiáveis”, assinala o supervisor. A solução garante maior produtividade tendo um dente a mais cortando, além do acabamento melhor.
Outro lançamento para centros de usinagem é o mandril Niro, porta-pinça em aço inoxidável que evita problemas de acúmulo de sujeira e corrosão, com diferencial na nova geometria de porca que fixa a ferramenta.
“As antigas têm uma porca maior e quando precisa fazer a usinagem mais próximos à peça, às vezes essa porca enrosca, colide e dificulta a entrada, então com esse formato mais fino é possível fazer usinagens mais precisas”, diz Gustavo.
O novo formato da porca e da nova chave permite fazer transmissão de torque muito maior no aperto com menos força, com uma fixação melhor. O mandril usa pinças da norma DIN, mais longas com maior área de fixação sobre a haste, o que significa mais rigidez.
Junto com o conjunto do mandril Niro há o sistema de troca com suporte para fazer manuseio e troca das pinças, composto por uma base metálica e sistema de rolamento com catraca, facilitando a troca de ferramenta, sendo instalado em uma máquina ou bancada próximo à máquina.
Assistência técnica Leitz
Antes do serviço de pós-venda, na pré-venda a Leitz atua em conjunto com seu cliente. A empresa realiza o desenvolvimento de novos produtos de acordo com a demanda das indústrias e marcenarias. “Ou seja, se o cliente precisa desenvolver um produto novo e em cima disso ele precisa da ferramenta ideal e junto com ele e com o produto que ele precisa, da máquina que possui e do material que vai cortar, a gente desenvolve a ferramenta mais ideal para aquilo, temos esse trabalho”, afirma Gustavo.
No pós-venda, existindo algum tipo de problema, a marca atua junto ao cliente. A Leitz possui sua fábrica em Sebastião do Caíque em Rio Grande do Sul, posto de serviços em Bauru (SP) e outro em Curitiba (PR) e junto à fábrica mais um posto de serviço que atende toda a região Sul. Eles fazem a manutenção e afiação de ferramentas pós-uso. Para a região Nordeste, a empresa tem serviços de coleta em algumas regiões e recolhe a ferramenta e em outros casos é entregue por transportadora.
“Sempre tentamos trazer as novidades para expor ao público, a Leitz é conhecida por ter ferramentas arrojadas, sempre tentamos estar na frente. Nessa parte de know-how, conhecimento técnico e assistência é muito forte na nossa empresa. É reconhecida pelos clientes”, destaca Vitor, presidente da Leitz Brasil.
Investimentos da Leitz
Nos últimos anos, a Leitz teve um crescimento muito positivo que fez os proprietários alemães a investirem na unidade brasileira. “Este ano já recebemos diversos equipamentos novos de muita tecnologia, máquinas de afiação por laser, algo que não existe no País em nosso segmento. Investimos muito em automação porque os proprietários entende que a qualidade da Leitz é uma só, seja produzida na Alemanha ou em qualquer lugar do mundo”, assinala Vitor.
Os investimentos vem ocorrendo desde 2019, com uma área de 40 mil m² anexo ao terreno para um plano de ampliação. Todos os investimentos em equipamentos foram feitos nos últimos quatro anos de forma expressiva. Nos últimos meses a empresa recebeu novas máquinas com abastecimento robotizado e aumentou a capacidade de produção para tornar a entrega mais rápida e proporcionar a possibilidade de inovação em produtos, novas tecnologias, além de entregar um produto com performance superior a cada investimento feito para estar sempre inovando.