Lixadeiras e calibradoras para a indústria moveleira
Componentes, tecnologias e desenvolvimentos das lixadeiras e calibradoras das linhas de pintura de móveis
Publicado em 5 de julho de 2023 | 16:47 |Por: Thiago Rodrigo
As lixadeiras e calibradores de painéis de madeira executam papel de grande importância no processo de pintura para o perfeito acabamento das peças. Entre os componentes das calibradoras para preparação de painéis crus de MDF e MDP para pintura, em geral, contam com 3 a 4 grupos operativos, sendo a variação de quantidades de lixas determinante para a velocidade de trabalho que se deseja.
Desse modo, o equipamento convencional em geral é composto por um rolo calibrador duro, um rolo lixador de média dureza e um patim fixo para polimento, além de soprador de limpeza de lixas e painéis. Na versão com quatro grupos, geralmente o primeiro grupo é montado com um rolo de aço, para uma calibragem mais agressiva em maior velocidade.
Já a lixadeira propriamente dita é o equipamento responsável pelo acabamento a que se pretende aplicar no produto. Esse equipamento, em versões mais simples é composto por dois rolos, sendo um de média dureza e outro macio, que realizam o lixamento e polimento da massa ou gel que irão ancorar as camadas subsequentes no processo, tais como primers, verniz e laca.
– Prêmio Top Móbile: 18 anos de história
O tipo de substrato e a velocidade de operação pretendida são determinantes no momento de se oferecer a configuração de melhor eficiência. Moisés Ortencio Ferreira, gerente comercial da Maclinea, fabricante desses maquinários, conta que como opcionais nas lixadeiras, que também são componíveis.
Assim, elas podem ter mais grupos, incluindo patins simples ou setorizados com comando eletrônico, cintas lamelares para super acabamento e alto brilho, patins transversais, para trabalhos com lâminas de madeira e pré-polimento, além de grupos rebarbadores e de polimento, sendo a configuração definida para atender a necessidade de cada projeto.
Tecnologias em lixadeiras e calibradoras
As mais recentes tecnologias implementadas nas lixadeiras da Maclinea são programadores eletrônicos em todas as versões de calibradoras e lixadeiras, oferecendo aos clientes uma operação simplificada e um novo design de cabine, totalmente fechada e adequadas às normas NR-12. “Isso oferece aos nossos clientes a possibilidade de maior flexibilidade de processos, unido à confiabilidade que nossos equipamentos sempre entregaram ao mercado”, aponta Ferreira.
A Maclinea tem apresentado uma vasta gama de calibradoras e lixadeiras para as mais diversas finalidades. Com o decorrer dos anos, com diversos aprimoramentos feitos e a padronização dos processos produtivos, a empresa focou em oferecer ao mercado soluções específicas para o mercado de painéis.
“Isso seja com a linha Gemini e Sanders, dedicadas aos fabricantes de chapas e painéis compensados ou com a nova linha Europa, que visa atender ao mercado moveleiro, ofertando uma família de calibradoras e lixadeiras componíveis, para painéis em MDF/MDP, cru ou laminados e madeira maciça, destacando os processos de preparação para pintura em linhas contínuas”, assinala o gerente comercial.
Desenvolvimento das máquinas
Atualmente, as atenções estão concentradas não no poder de calibração que uma máquina oferece, mas sim na sensibilidade e precisão que o equipamento tem, trabalhando com pressões menores e extrações superficiais mínimas para não danificar os painéis calibrados ou lixados, deixando a superfície preparada para a aplicação homogêneas de tintas e géis, sem o consequente afloramento.
Afinal, a precisão na preparação do painel é determinante ao custo final do processo de lixamento, com a qualidade que cada projeto almeja. “Disponibilizamos de uma equipe de consultores e técnicos, com amplo conhecimento do mercado e de planejamento de processos de pintura, aptos a indicar os melhores caminhos ou opções para pequenas, médias e grandes empresas”, assinala.
A Maclinea tem desenvolvido e apresentado ao mercado moveleiro suas lixadeiras buscando ser parceira dos fabricantes. No processo de desenvolvimento de produtos, é uma constante na empresa ouvir a necessidade do mercado.
“É uma virtude que a Maclinea desenvolveu por meio do relacionamento de sua equipe técnica e comercial com os clientes, entendendo a evolução dos materiais utilizados e os desafios que os designers impõem aos fabricantes de móveis. Desse modo, somos desafiados a fornecer soluções a esses novos acabamentos e substratos”, destaca Ferreira.
A linha Europa da Maclinea é o novo conceito que a empresa apresenta para o mercado moveleiro. Focada na simplicidade de operação e na flexibilidade e otimização de processos, a máquina é entregue com programa IHM, que permite o acumulo de receitas e um setup automático, reduzindo assim o tempo de preparação e dando mais segurança e melhor performance ao equipamento, segundo o gerente comercial da Maclinea.