Móveis Bartira melhora programação e planejamento de produção

Fabricante de móveis usa Opcenter APS para obter ganhos significativos de produtividade

Publicado em 24 de setembro de 2020 | 08:16 |Por: Cleide de Paula

A Indústria de Móveis Bartira (Móveis Bartira) é a maior fabricante de móveis da América Latina e a maior fornecedora de móveis das Casas Bahia, no Brasil. A Móveis Bartira conquistou a confiança dos brasileiros ao longo da sua trajetória de mais de 50 anos, permitindo o acesso a móveis de qualidade a todos. Com mais de 1.400 funcionários, a empresa produz diariamente 26 mil unidades de produtos para cozinha e quarto, atendendo a todo o Brasil.

Enfrentando os gargalos

Até o final de 2018, a Móveis Bartira sofria com gargalos na produção, e seu sistema levava muito tempo pera gerar a lista de operações, levando pelo menos uma semana para completar a programação mensal de produção da planta. A falta de dinamismo no sequenciamento e reprogramação gerava atrasos recorrentes no final de cada mês. A equipe da Móveis Bartira, na época com 10 pessoas, usava planilhas para administrar suas operações diárias: coleta de dados de notas, gerenciamento de ordens de produção e sequenciamento de linhas.

Tidelli expande atuação para o Uruguai

Para enfrentar esses desafios, a empresa procurou o parceiro NEO, que elaborou um projeto detalhado de programação de produção da sua fábrica no software Opcenter™ Advanced Planning and Scheduling (APS). O Opcenter faz parte do Xcelerator, um portfólio abrangente e integrado de software e serviços da Siemens Digital Industries Software.

A solução

O Opcenter APS oferece digitalização de alto nível que acelera os processos de produção e ajuda os fabricantes a responder rapidamente a mudanças inesperadas. O Opcenter APS foi projetado especificamente para atender a essa necessidade, usando algoritmos avançados que equilibram a demanda e a capacidade de gerar programações de produção viáveis.

O Opcenter APS é parametrizado para atender às necessidades de programação dos setores da Móveis Bartira de colagem de junções, furação, pintura, montagem e embalagem. Para cada setor, as diversas características do produto são mapeadas e configuradas como atributos, incluindo: tipo de fita de borda, família de produto, tipo de desenho e cor da placa.

O Opcenter APS oferece um plano de produção viável que equilibra os recursos e reduz o trabalho em processo (WIP) dentro da fábrica, sincronizando operações e respeitando e minimizando as configurações adequadas e restrições de ferramentas da fábrica. Para cada programação liberada, o Opcenter APS recebe os dados de produção inseridos no sistema de execução de manufatura (MES) e então atualiza o plano para essas máquinas. A partir daí, os programadores reprogramam todas as outras operações com suas prioridades adequadas (pedido normal, ordem de serviço, pedido de substituição e pedido de retrabalho).

A Móveis Bartira também precisava analisar a capacidade de produção da fábrica, mão de obra, matérias-primas e outras variáveis. O Opcenter APS fornece uma solução de simulação de produção, permitindo executar um plano de produção por meses à frente.

Com o plano pronto e validado, o usuário então exporta a lista de produção das máquinas diretamente para o enterprise resource planning (ERP) e MES. Quando liberado, o sequenciamento fica disponível nos terminais das máquinas para que os operadores realizem o sequenciamento nos turnos. Com travas nos terminais da máquina, o operador não pode alterar a sequência sugerida pelo Opcenter APS sem a autorização do supervisor, fazendo com que o trabalho da equipe de planejamento e programação da produção seja realizado na própria fábrica.

“A implementação do Opcenter APS foi um marco para a nossa empresa.” Fernando Canelas, Chefe do Departamento de Produção, Planejamento e Programação da Móveis Bartira

Os benefícios

Logo após a implementação do novo sistema de programação, a eficiência do trabalho na Móveis Bartira aumentou consideravelmente. Com o Opcenter APS, o trabalho que antes levava uma semana para ser concluído, agora é realizado em duas horas por uma equipe de quatro pessoas. A ideia de sequenciamento apenas dos recursos em gargalo mudou para incluir todas as máquinas da fábrica, conferindo maior poder analítico ao departamento de produção, planejamento e programação.

Antes do Opcenter APS, ao programar apenas gargalos, a adesão da Móveis Bartira entre o planejamento e a execução era de 60%. Seis meses após a adoção da solução Siemens, a adesão atingiu 100%. A capacidade de produção, que era de 24 mil unidades, aumentou para mais de 26 mil, um aumento de quase 10%, com todas as entregas antecipadas. Parte desse ganho de eficiência se deve ao sincronismo de dados e à melhoria do trabalho em todos os setores.

Antes, os dados eram coletados de várias planilhas; agora são extraídos do banco de dados Opcenter APS em apenas alguns minutos.

O resultado do uso diário do Opcenter APS é a sincronização consideravelmente otimizada entre os diferentes processos. Os membros da equipe agora podem participar de atividades mais estratégicas da empresa, como analisar dados e buscar soluções melhores.

“A implementação do Opcenter APS foi um marco para a nossa empresa”, diz Fernando Canelas, Chefe do Departamento de Planejamento e Programação da Produção da Móveis Bartira. “Sem a sincronização de todas as etapas de produção, não estaríamos no nível de entrega atual. Todas as empresas devem implementar um sistema de programação de produção de capacidade finita para eliminar ao máximo a interferência humana no processo de programação.”

“Sem a sincronização de todas as etapas da produção, não estaríamos no nível de entrega atual,” comenta, Canelas. Um ano após a implementação do Opcenter APS, a Móveis Bartira continua investindo em novas etapas do projeto, em busca de novas soluções, novos relatórios e novas regras de agendamento personalizadas para automatizar ao máximo as tarefas rotineiras.

Automação e digitalização

A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio X celerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações.

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, a DI promove a transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta. Com seu portfólio de soluções para a empresa digital, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter maior produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. A Digital Industries da Siemens tem sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, e tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646