Movelsul de olho no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

Espera-se que as empresas moveleiras empreguem maior esforço comercial direcionado aos países europeus

Publicado em 15 de julho de 2019 | 11:00 |Por: Larissa Bartoski de Sena

De acordo com a organização da Movelsul, expectativas aumentaram ainda mais, após anúncio do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Não apenas para a feira, como também para o polo moveleiro. Afinal, explicam, o Reino Unido vem ganhando posições entre os maiores compradores de móveis do polo. Aliás, subiu de 14º no ranking das exportações em 2018, para 7ª posição que ocupa atualmente.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS), exportou US$ 1,36 milhões para o Reino Unido em 2018. Um crescimento de 48% em relação ao ano anterior. Portanto, especialmente após o anúncio do acordo comercial, a percepção de cenário competitivo fica mais positiva.

Vendas online: fabricantes faturam R$ 2,5 bi em 2018

Fora o Reino Unido, a França tem mantido algum volume de importação dos móveis do polo. Entretanto, nada que se considere expressivo. Atualmente, os maiores compradores de móveis do polo ainda são os Estados Unidos e países da América Latina.

Expectativas Movelsul

Para o diretor internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora, é cedo para traçar qualquer meta quantitativa. Contudo, a percepção de condições mais equânimes de competitividade pode gerar bons resultados para as exportações do polo, embora as tarifas não sejam hoje um desafio de competitividade.

De imediato, espera-se que as empresas moveleiras empreguem maior esforço comercial direcionado aos países europeus. A Movelsul Brasil vai fazer a sua parte para fomentar negócios com o bloco e, entre os 100 compradores estrangeiros que serão convidados para a feira com despesas pagas, haverá uma boa parcela de distribuidores e lojistas europeus.

Faltando oito meses para a feira, a equipe internacional do Sindmóveis está em fase de seleção de importadores para o Projeto Comprador. “As empresas da União Europeia tenderão a ver o Mercosul com melhores olhos, comercialmente falando. Em se tratando de indústria moveleira, o Brasil certamente tem muita vantagem em relação aos países vizinhos”, pontua Dartora.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646